7 estratégias eficazes de divulgação de Programas de Indicação

As estratégias eficazes de divulgação de Programas de Indicação

O que é um programa de indicação?

Um programa de indicação é uma estratégia estruturada de marketing que incentiva embaixadores de uma marca a recomendarem um produto ou serviço para outras pessoas. 

Este pode funcionar por meio de um sistema de recompensas, no qual, por exemplo, tanto o cliente que faz a indicação quanto o novo cliente podem receber benefícios, como descontos ou prêmios exclusivos. 

Diferente do marketing tradicional, que depende de anúncios pagos e prospecção fria, o programa de indicação aproveita a confiança e o engajamento dos clientes atuais para gerar novos lead e clientes de forma orgânica e altamente eficiente.

Mas para que ele funcione, é preciso que o seu público saiba da existência dele!

Por isso, se quer montar estratégias eficazes de divulgação do seu programa de indicação, antes é preciso ter uma total compreensão de qual será o público da sua campanha e quais canais você irá utilizar. 

Continue sua leitura para ter dicas de como fazer uma boa divulgação.

Benefícios de um Programa de Indicação

E se você chegou até aqui, é porque tem um interesse ou quer explorar de maneira mais estratégica as indicações de seus clientes, certo?

Vou reforçar aqui os principais benefícios de se investir nesse tipo de marketing:

    • CAC (Custo de Aquisição de Clientes) e ciclo de vendas reduzem
    • LTV (LifeTime Value) e ticket médio aumentam
    • Clientes mais leais à sua marca, ou seja, maior fidelização e engajamento
    • Taxas de conversão elevadas
    • Contato mais pessoal e personalizado com seu público
    • Escalabilidade e crescimento previsível
    • ICP (Perfil de Cliente Ideal) mais assertivo
    • A confiança na sua marca aumenta
    • Leads muito mais qualificados. Afinal, ninguém indica churrascaria para vegetarianos!

Saiba mais sobre programas de indicação aqui: Programa de Indicações: Tudo o que você precisa saber.

Por que divulgar o seu programa de indicação?

Criar um Programa de Indicação é uma excelente estratégia eficaz para expandir a base de clientes de um negócio de forma orgânica. 

No entanto, para alcançar todo o seu potencial, é essencial investir em uma divulgação estratégica e diversificada

Afinal, como diz o ditado: “Quem não é visto não é lembrado“, certo?

E quanto mais pessoas conhecerem seu programa, melhores serão os resultados.

Estratégias eficazes de divulgação e de real impacto na propagação do seu programa de indicação levam em consideração os canais certos para o público certo, a depender da campanha (se é para clientes ou colaboradores, por exemplo).

Tudo vai depender do seu modelo de negócio, mas há maneiras eficazes de divulgação que já podem te ajudar bastante.

Pensando nisso, reunimos algumas ideias já validadas por nossos especialistas para ampliar a visibilidade do seu programa e atrair ainda mais embaixadores!

 7 estratégias eficazes de divulgação de Programa de Indicação e para atrair ainda mais embaixadores

Reserve um espaço fixo em sua Newsletter

Se você tem uma newsletter para divulgar as novidades de sua empresa, conteúdos relevantes ou mesmo promoções específicas para seus clientes, você pode criar um espaço fixo para promover sua campanha. 

Com isso, você se apropria do gatilho mental da coerência enquanto trabalha em outros objetivos simultaneamente. 

Porém, lembre-se de tratar esse espaço como algo que faz parte da sua comunicação cotidiana, e não apenas como algo publicitário que é feito esporadicamente.

Aproveite as assinaturas de E-mail

Ainda neste mesmo canal, ao enviar um e-mail estratégico, você pode dar destaque às suas campanhas de indicação. 

Ao incluir o banner de divulgação com o link da página do programa junto de sua assinatura de e-mail, você aproveita para gerar oportunidades mesmo em situações onde o foco não é conquistar novos embaixadores para o seu programa.

Divulgue novamente em e-mails transacionais

Após ser contemplado com uma recompensa, seus embaixadores estão muito mais dispostos a indicar o seu produto ou serviço novamente.

Por isso, é importante incentivar a indicação sempre que possível, quando o momento for propício para isso.

Utilize estrategicamente o WhatsApp, Telegram e SMS

Caso você tenha o costume de utilizar canais que realizam envios transacionais para o número de telefone de seus clientes, você também pode aproveitá-los para enviar esporadicamente comunicações sobre o seu programa de indicação. 

Além disso, comunidades que são gerenciadas em grupos de WhatsApp ou Telegram podem ser ambientes adequados para a divulgação de uma campanha.

Incentive clientes satisfeitos

Se sua empresa realiza pesquisas como CSAT e NPS periodicamente, você poderá incluir em sua rotina de envios ou automação uma mensagem de agradecimento aos clientes satisfeitos ou promotores.

Ao agradecer, você pode também pedir que indiquem sua empresa para outras pessoas, incluindo nesta comunicação os links que direcionam à sua página de indicação.

Explore espaços físicos

Além das mídias online, você pode utilizar espaços físicos para ser vitrine do seu programa de indicação também.

O mural de recados da sua empresa, o balcão do hall de entrada, seu catálogo impresso ou mesmo o banner de “volte sempre” podem ser locais estratégicos para divulgar sua campanha. 

Basta incluir um link ou QR Code para direcionar à sua página de indicação e você já contará com mais um canal de divulgação.

Dica extra: para que seu QR Code não tenha risco de expirar ou se perder, use a sua conta do Canva para gerar um ou o Bit.ly.

Rastreie sua divulgação com Links Divulgadores

Com esse recurso da nossa plataforma, você pode trackear todos os canais sugeridos, como uma rede social ou um botão no seu site.

Assim, é possível avaliar a performance de cada um e conferir qual tem obtido os melhores resultados, ou seja, analisar quais canais faz mais sentido colocar seus esforços. Saiba mais sobre esse recurso aqui.

Conclusão

Quais dessas estratégias eficazes de divulgação a sua empresa já utiliza?! E quais delas você vai começar a aplicar?

Escolha pelo menos 1 nova para testar e aprimorar os seus resultados com marketing de indicações.

Se quiser aprender um pouco mais sobre o assunto, baixe o nosso infográfico: Divulgação do Programa de Indicação e confira dicas extras que vão te ajudar a turbinar seu Programa de Indicação!

Com a BuzzLead, a sua empresa pode estruturar e gerenciar seus programas de indicação com tecnologia avançada e inteligente, automação e estratégias validadas, garantindo resultados consistentes e sustentáveis! Fale com um de nossos especialistas para saber mais.

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