Buzz marketing ou marketing viral? Entenda a diferença!

 em Marketing, Marketing Boca a Boca

Você já ouviu falar sobre o buzz marketing? E sobre o marketing viral? Se ainda não conhece esses termos, ou acredita que eles significam a mesma coisa, então neste post você verá que cada um deles podem alavancar o seu negócio de uma forma exclusiva e diferente!

Por sua vez, o buzz marketing e o marketing viral são duas estratégias bem semelhantes. Afinal, os objetivos de ambos são justamente fazer com que a sua empresa, produto ou serviço esteja na boca do público.

No entanto, cada uma dessas estratégias apresenta propostas bem diferentes para alcançar esse objetivo.

Se você atua com serviço de solda, por exemplo, dependendo de qual estratégia escolher, você encontrará novos caminhos para o seu empreendimento e poderá conquistar o espaço que sempre sonhou. Independente de qual seja o seu negócio, B2B ou B2C, é possível alcançar um alcance expressivo com buzz marketing ou marketing viral, na boca no seu público.

Sendo assim, se você quer saber mais sobre como é possível deixar a sua marca em evidência entre o seu público, confira este post exclusivo sobre as diferenças entre o buzz marketing e o marketing viral.

Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?

O que é o buzz marketing?

Antes de mais nada, o buzz marketing se trata de uma estratégia de marketing focada em gerar opiniões e comentários sobre determinado assunto.

O termo buzz vem do inglês, e significa “algo que cria animação ou estímulo”.  Em outras palavras, é uma espécie de marketing boca a boca.

A principal ideia do buzz marketing é fazer com que as pessoas passem a discutir, debater e comentar sobre algum assunto e, indiretamente, resulte em uma maior audiência para a empresa.

Ou seja, essa estratégia não foca diretamente em uma publicidade, apenas cria comentários em torno de algum assunto ou produto. Eventualmente isso pode estar relacionado à alguma publicidade da marca ou ação realizada pela mesma.

Toda e qualquer empresa pode fazer buzz marketing. Seja um comércio, indústria de cesta de natal para empresas, construtoras, e-commerces, imobiliárias, academias, entre outras. Basta utilizar a criatividade e causar polêmica!

Mas é importante ressaltar o cuidado que se deve ter ao gerar um buzz, pois ele pode tanto surtir efeitos super positivos quanto negativos. É bom estudar todos os pontos e possíveis “efeitos colaterais” de determinada ação cujo o objetivo é alcançar esse buzz.

E há casos em que esse buzz pode acontecer até “sem querer”, dependendo muito da reação do público à determinado ponto em torno da sua marca, produto ou serviço.

E marketing viral, o que é?

Já o marketing viral se trata de uma estratégia focada na criação de uma determinada campanha que seja “viralizável”, isto é, que tenha uma alta taxa de compartilhamento pelos usuários.

E para criar uma campanha ou conteúdo viral, é importante que os mesmos sejam relevantes e extremamente atraentes para os usuários. Além de ser imprescindível a originalidade e que seja algo “atual”, “do momento”.

Uma empresa de sistema de alarme de incêndio que compartilha dicas e ações que devem ser passadas adiante, como uma campanha voluntária, por exemplo, está realizando uma ação de marketing viral. Essa ação pode surtir efeitos ou não, depende muito da aderência do público e assertividade na realização.

Em resumo, no marketing viral, as pessoas irão atuar como divulgadores do seu conteúdo ou ação se a estratégia for bem elaborada, é possível realizar uma divulgação espontânea, e tudo isso sem custo algum!

Qual a diferença entre buzz marketing e marketing viral?

Basicamente, enquanto o buzz marketing serve para criar diálogos e discussões, o marketing viral serve para repassar alguma determinada mensagem, vídeo, imagem ou campanha de forma dinâmica.

Da forma como o buzz marketing ou o marketing viral forem aplicados, é possível obter resultados bem diferentes. No entanto, das duas formas é possível alcançar mais pessoas e tornar a sua marca visível, direta ou indiretamente.

Descubra como se beneficiar de ambas as estratégias que podem trazer níveis de alcance e resultados positivos que sua marca nunca imagino!

Agora que você já sabe qual a diferença de buzz marketing e marketing viral, qual das duas estratégias achou mais interessante para o seu negócio? Conta pra gente!

 

// Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais, e conta com revisão e colaboração de Jéssica Flávia Oliveira – Marketing da BuzzLead.

Postagens Recentes

Um evento online e gratuito que vai te ensinar a vender mais por indicação.

Semana das Vendas por Indicação. Aprenda como aumentar suas vendas com um Programa de Indiciação.

X