Automação e Segmentação: o segredo para potencializar seus resultados de marketing e vendas
Você já se sentiu sobrecarregado com a quantidade de informações que recebe todos os dias? Se você trabalha com marketing e vendas, com certeza já!
Com a constante mudança no comportamento do consumidor – que está cada vez mais exigente e atento às novidades do mercado – é indispensável adotar estratégias eficazes para se destacar. E é aí que entram duas palavrinhas mágicas: automação e segmentação.
Elas possibilitam que você entregue a mensagem certa, para a pessoa certa e na hora certa.
O início: como segmentar meu público?
Bom, embora nada seja escrito em pedra, existem alguns tipos de segmentação que funcionam muito bem. Começando pela segmentação demográfica, por exemplo, onde podemos dividir o público de acordo com a localidade, gênero, idade, renda e assim por diante.
Há ainda a segmentação por ICP (perfil de cliente ideal). Nesse caso, é importante agrupar cada lead de acordo com informações que sejam imprescindíveis para o processo comercial da empresa. Por exemplo, podemos segmentar por cargo, faixa etária, segmento da empresa, etapa da jornada de compra, tamanho da empresa, dentre outras características.
Outra divisão interessante é a segmentação por comportamento. Através de formulários ou trackers, você pode identificar o histórico e frequência de compras de um cliente, o nível de interação da marca (seja por e-mail, blog ou redes sociais), quais conteúdos são mais consumidos e por quem.
Outra que não pode ser esquecida é a segmentação de fases da jornada do cliente. Nesse caso, é possível dividir sua base de acordo com diversas etapas, como:
- Conscientização: Leads que estão apenas descobrindo sua marca.
- Consideração: Leads que estão avaliando opções e precisam de mais informações.
- Decisão: Leads prontos para comprar, necessitando de um empurrão final.
- Venda: Leads que se tornaram clientes
- Pós-venda: Clientes que já compraram e podem estar interessados em upsells ou cross-sells.
Dica: para enriquecer suas análises, mescle diferentes segmentações a fim de afunilar as particularidades de cada público. Além de segmentar por demografia, comportamento e jornada, você também pode incluir uma segmentação por canal de aquisição. Dessa forma, é possível identificar qual canal vem trazendo os melhores leads, e quais são as comunicações adequadas para aquele perfil.
Segmentei meu público. E agora?
Agora, meu caro, está na hora de automatizar!
Entre os tipos mais comuns, destacam-se as automações de e-mail, que incluem o envio de e-mails de boas-vindas, séries de nutrição, lembretes de carrinho abandonado e reengajamento de leads.
As automações de mídias sociais facilitam o agendamento de postagens, respostas automáticas e o monitoramento de menções à marca.
Além disso, as automações de CRM permitem a atualização de leads, registro de interações e alertas para segmentos.
Outra opção que vem crescendo no mercado é a utilização de automações de bot de conversas. Eles otimizam atendimento, são excelentes ferramentas para tirar dúvidas, além de darem um suporte mais imediato para situações frequentes de cada modelo de negócio.
Exemplos Práticos de Automações
Partindo para exemplos práticos, imagine que você vai lançar um webinar no próximo mês. Tiago, um empreendedor que busca expandir seu negócio, se inscreveu no seu webinar. Pensando na jornada desse inscrito, você poderia:
- Disparar e-mails de nutrição pós-webinar: Tiago poderia receber automaticamente uma série de e-mails com materiais complementares, como artigos, vídeos e estudos de caso relacionados ao tema abordado e ainda ter menções às dores que são comuns ao cargo dele e ao setor em que trabalha. Essa trilha de comunicação precisa ser pensada de forma estratégica até uma chamada de ação para aquisição de um produto ou serviço e levar em consideração a pontuação desse lead no Lead Scoring (assim você pode mapear quem são os mais engajados).
- Lembretes personalizados pré-webinar: Tiago receberia um e-mail de agradecimento pós inscrição, e poderia ser automaticamente lembrado sobre a data do evento e receber o link de acesso.
- Ofertas de Cursos com Base na Participação: Após a conclusão da série de webinars, Tiago poderia receber uma oferta automática para um curso aprofundado em vendas, segmentado para aqueles que participaram da série. A automação poderia incluir um desconto exclusivo como incentivo, aumentando a probabilidade de conversão.
- Pesquisa de Satisfação: Após responder uma pesquisa de satisfação, você poderia segmentar o Tiago de acordo com a nota recebida. Caso fosse muito positiva, podemos ofertar um produto ou serviço relacionado. Além disso, existe a possibilidade de disparar um e-mail pedindo para que ele indique seus conteúdos para amigos e familiares. E por falar em indicação…
Bônus: como implementar automações e segmentações para conquistar indicações de clientes satisfeitos
Aqui o primeiro passo é mapear a jornada do cliente. Identifique todas as interações que os clientes têm com sua marca, desde o primeiro contato com suas redes sociais, por exemplo, até a compra e o suporte pós-venda.
Aconselho você a dividir esse público em grupos com base em suas etapas na jornada (novos leads, clientes em potencial, clientes novos e clientes fiéis, dentre outros grupos).
A dica de ouro aqui é identificar os momentos certos de pedir indicações. Também chamados de momentos WOW, é nesses momentos em que temos a maior probabilidade de conquistar uma indicação de sucesso.
Em seguida, utilize automações para disparar mensagens personalizadas em pontos estratégicos. Isso pode ocorrer após um atendimento com avaliação positiva, após o fechamento de uma venda ou mesmo depois de uma recompra.
Inclusive, a BuzzLead criou um material imperdível para ajudar você a identificar os melhores momentos para conquistar indicações de sucesso! Clique aqui e baixe gratuitamente.
Além disso, crie um fluxo de acompanhamento para clientes que participam do programa. O objetivo aqui é garantir que eles não esqueçam que a campanha existe e façam indicações de forma recorrente.
Por fim, monitore o desempenho do programa de indicações através de relatórios automáticos e colete feedback dos novos clientes para ajustar suas estratégias.
Pronto! Agora que você tem as ferramentas e estratégias em mãos, é hora de colocar tudo isso em prática e conquistar melhores resultados de marketing e vendas!
Caso queira saber mais sobre como criar um programa de indicação eficaz para a sua empresa, clique e confira este conteúdo completo.