Foi a minha primeira vez no RD Summit e com certeza não será a última
O RD Summit teve foco em resultados, palestras incríveis, feira de negócios para conhecer as tendências e fazer networking (claro que dei uma passada lá no espaço da BuzzLead para conferir as novidades) e fechamento com happy hour do jeito que só o marketing sabe fazer.
No dia a dia, falamos tanto de marketing de resultados, inbound marketing, customer success, estratégias para alavancar negócios e produtos, mas vivenciar tudo isso em três dias intensos de aprendizado é diferente!
Talvez, a melhor palavra que define o RD SUMMIT 2019 é experiência!
Essa palavra é central quando pensamos em marketing. As pessoas compram produtos e serviços em busca de experiências. Tudo é sentido, vivenciado.
Muito foi dito sobre pessoas! Sim, na minha singela opinião, o P mais importante do MIX.
Produtos, Preço, Praça, Promoção, porque não incluir Processos, porque são essenciais. Mas são para as pessoas e pelas pessoas que tudo é pensado e criado: proporcionar experiências. Esse é o nosso trabalho. Lembra quando falei que a palavra central era experiência .
Falar de pessoas é falar de propósito, aquilo que nos move, quais são as suas crenças? Várias palestras abordaram esse tema, porque as pessoas estão em busca de conhecer seu propósito.
Os conteúdos do RD Summit
Compram, indicam produtos e serviços que também estão aderentes a mesma causa. Por isso, é tão importante conhecer o cliente, antes de pensar em qualquer estratégia de marketing.
Também é essencial liderar pessoas com novo mindset. Não só utilizar metodologias ágeis, como promover uma cultura ágil nas organizações. Não adianta utilizar ferramentas, se o ambiente não respira agilidade. Liderança focada em pessoas, em contexto. Menos chefes, mais líderes. Menos controles, mais conexões.
Outro tema fundamental que esteve em voga no RD Summit 2019 foi a importância da segurança de dados.
Organizações de todos os portes e segmentos estão buscando meios para proteger dados e informações e estarem preparados para a Lei Geral de Proteção da Dados (LGPD). A legislação, que entra em vigor a partir de agosto de 2020, regulamenta o tratamento de dados pessoais por empresas. Se você ou sua empresa ainda não sabem o que fazer ou como fazer, é melhor buscar essa informação.
Assim como comecei o texto, vou finalizar: o que aconteceu no RD Summit 2019, não pode ficar lá. É tanta informação que precisa ser compartilhada para que outros profissionais, assim como eu, tenham a oportunidade de viver essa experiência.
Enfim, essas foram as minhas percepções. E vocês, quais são as suas? Coloquem aí nos comentários.
*Carol Lopes é mestre em comunicação, jornalista, Head de Marketing, apaixonada por palavras e uma eterna aprendiz de Marketing Digital.2