A importância dos objetivos do marketing de indicação

Para planejar qualquer estratégia devemos primeiramente definir qual será o objetivo. Eles fazem com que as pessoas caminhem na mesma direção, além disso, suas ações podem ser definidas com maior inteligência e os resultados podem ser alcançados com mais facilidade. No marketing de indicação não é diferente, no artigo de hoje vamos mostrar qual a importância de definir os objetivos para essa estratégia.

 


Planeje de forma inteligente

Você dificilmente terá sucesso no seu negócio se simplesmente colocar seu programa de indicação no ar sem saber qual o objetivo de ele estar lá. Ao traçar uma estratégia de marketing de indicação, um dos fatores mais importantes para ele dar certo é saber onde quer chegar, já que ele vai impactar na forma de como você projetará sua campanha e sua chamada para as ações.

Todo o desenvolvimento, comunicação e divulgação do seu marketing de indicação dependem dos seus objetivos. Sem saber o principal objetivo que te levou a desenvolver essa estratégia, como vai mensurar os resultados?  Foque em um impacto mensurável para o seu negócio.

Para definir seu objetivo, há vários fatores que devem ser analisados, como: qual seu custo por venda? Qual a frequência de recompra dos seus clientes? Qual é o lifetime value dos seus clientes? Qual o seu custo atual de aquisição de clientes? Qual o ticked médio dos seus clientes?

Existem muitos outros fatores que você pode analisar, mas esta lista pode ser bem útil para começar.

Objetivos do marketing de indicação

A seguir vamos analisar alguns objetivos utilizados para o marketing de indicação, ver como são utilizados e como podemos mensurá-los.

Aumento nas vendas e dos leads qualificados

Esses são objetivos que todos nós queremos alcançar. Mas a grande questão é como vamos alcançar. Aumentando o ticked médio dos clientes? Aumentando o lifetime value dos clientes? Por isso é essencial a análise do seu mercado e da sua empresa, para saber por onde começar e no que focar.

Como o marketing de indicação pode ajudar a aumentar as vendas?

Sabemos que a maioria dos negócios tem uma dificuldade na retenção de clientes, mas alguns segmentos possuem uma dificuldade ainda maior. Neste caso, um lead qualificado pode ser fundamental no processo de compra. O marketing de indicação atrai clientes qualificados, gerando um número maior de vendas, aumentando o ticked médio e a recompra dos seus clientes.

E as métricas?

  1. Vendas/Leads;
  2. Número de vendas;
  3. Custo por venda;
  4. Crescimento da base de contatos.
Aumento do lifetime value

Não é segredo que o lifetime value é extremamente importante para a sua empresa. Se o seu negócio tem um bom número de vendas e conquista uma boa quantidade de novos clientes, mas eles compraram apenas uma vez na sua loja, podemos utilizar o marketing de indicação para aumentar o lifetime.

De acordo com um estudo realizado com 10.000 contas de um banco alemão, clientes que vieram de indicações tiveram um lifetime value 16% maior do que os que vieram de outros canais de prospecção.

Como o marketing de indicação pode te ajudar no lifetime value?

Ele aumenta a recompra dos seus clientes, atrai mais consumidores qualificados e aumenta o ticked médio dos clientes.

E a métrica?

Tempo de contrato de cada cliente.

Aumento da margem de lucro do seu negócio

Todo mundo quer aumentar as vendas, mas não adianta se as margens estão abaixo do que deveriam. O custo de aquisição de cada cliente é um dos aspectos mais importantes do marketing de indicação, mais barato do que a publicidade tradicional, que impacta diretamente nas margens da sua empresa.

Como uma campanha de marketing de indicação pode ajudar a aumentar a margem do negócio?

Essa estratégia atrai clientes qualificados, diminui o custo de aquisição por clientes, aumenta o ticked médio e o lifetime value dos clientes.

E as métricas?

  1. Custo de aquisição de clientes;
  2. Margem dos serviços/produtos.

Viu como é importante definir os objetivos do marketing de indicação para ter um resultado muito mais positivo? Analise seu negócio, defina os objetivos que são importantes para sua empresa e coloque seu programa de indicação no ar para aumentar a lucratividade da sua empresa.

Seu programa de indicação está com resultados positivos? Conta pra gente nos comentários e não se esqueça de compartilhar o artigo com os amigos. Boas vendas!

 


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