Aumentar o faturamento: saindo do comum com o marketing de indicação

As escolhas que fazem seu faturamento aumentar 

Aumentar o faturamento saindo do comum com marketing de indicação

Nele há um grande benefício: o fato de que as pessoas indicadas tendem a ser melhores clientes, com uma taxa de retenção mais elevada.

De acordo com um estudo feito por Christophe Van den Bulte, professor da Wharton, os clientes indicados tendem a serem mais fiéis e normalmente produzem receitas mais altas do que outros clientes.

E ainda segundo matéria da Harvard Business Review, clientes que são indicados têm uma tendência maior à retenção do que clientes que chegaram por meio de outros canais de vendas.

Saia do padrão se quer faturar e se proteger

Se continuar fazendo as mesmas estratégias que seus concorrentes terá o mesmo resultado.

No pior cenário, quando vier uma crise no seu segmento ou no mundo, caso você continue a se apoiar nas mesmas táticas e canais de sempre, também vai sentir grandes impactos negativos, como a maioria.

Por isso, aposte em estratégias mais inteligentes.

“Os consumidores atuais tornaram-se altamente dependentes das opiniões dos outros. Em muitos casos, esses pontos de vista chegam até a se sobrepor à preferência pessoal e às comunicações de marketing”, palavra de mestre, ou melhor, o aclamado autor Philip Kotler.

Pensamento de manada não agrega em nada, não é mesmo?! O que vale agora é a indicação de alguém de confiança.

Além disso, vale lembrar que: 

“Pesquisas indicam que prospects que se aproximam por uma indicação fecham duas vezes mais fácil, compram mais nos primeiros dois anos, e ficam com o vendedor ou empresa por mais tempo que outros tipos de leads”, Bob Burg citando um dado do MDRT – The Million Dollar Round Table of Insurance.

Como começar a explorar novos canais e aumentar o faturamento

Já passou da hora de sempre fazer mais do mesmo.

Aposte em uma estratégia do futuro, aquela que respeita seus clientes e as pessoas com quem eles convivem ao mesmo tempo em que aumenta o faturamento da sua empresa.

Isso com certeza é diferente de tudo o que você já viu e vai te trazer resultados que nunca teve antes.

Aqui no Brasil, o marketing de indicações ainda é um meio pouco explorado. Sendo assim, guarda grandes oportunidades para aqueles que já têm um serviço ou produto de qualidade.

“O maior fator que atrasa um produto de ter a melhor e mais rápida aceitação é geralmente uma falta de experiência positiva, por parte do cliente”, George Silverman, The Secrets of World-of-mouth Marketing.

As principais vantagens e os resultados de aumentar o faturamento com indicações 

Para resumir preparamos uma lista com as principais vantagens que você ganha com o marketing de indicação:

  • CAC (Custo de Aquisição de Clientes) e ciclo de vendas reduzem
  • LTV (LifeTime Value) e ticket médio aumentam
  • Clientes mais leais à sua marca
  • Contato mais pessoal e personalizado com seu público
  • ICP (Perfil de Cliente Ideal) mais assertivo
  • A confiança na sua marca aumenta
  • ROI mais proveitoso e maior
  • Maior taxa de conversão
  • Baixo Investimento 
  • Menor esforço e tempo gastos da suas equipes de vendas e marketing 

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Isso tudo porque suas vendas vão rodar no automático, vez que seus clientes vendem por você e acabam formando uma rede de indicações, na qual uma pessoa impacta certa quantidade de outras pessoas que também poderão se tornar novos clientes. Uma excelente maneira de aumentar o faturamento em qualquer época.

Ninguém indica algo que não gosta. Indicamos para ajudar alguém ou pertencer a algum lugar. Logo, não vamos vincular nossa reputação com qualquer coisa. 

Por isso, a confiança que a pessoa indicada tem em quem indicou passa automaticamente para o que foi indicado. É como um ciclo no qual um influencia o outro. 

Assim, você vai ganhando autoridade no mercado e um status de “referência”, pois muitos dos seus clientes gostam da sua solução, confiam na sua marca e a indicam. Como resultado, eles vão atrair mais pessoas as quais também confiarão no que você tem a oferecer.

  • As pessoas confiam nas opiniões de seus amigos, familiares e profissionais. 82% dos consumidores confiam nas recomendações de pessoas que conhecem. (Fonte: Nielsen)
  • 74% dos consumidores identificam o boca-a-boca como um fator de influência fundamental na sua decisão de compra. (Fonte: Ogilvy, Google e TNS)
  • Mais de 50% das pessoas estão propensas a realizarem uma indicação se receberem incentivo direto, algum reconhecimento social ou acesso a um programa de fidelidade exclusivo. (Fonte: The B2B Marketing Mentor)
  • Prospects possuem uma probabilidade 400% maior de comprar um produto recomendado por alguém de confiança. (Fonte: Nielsen)
  • 53% das empresas B2B planejam investir em sistemas e plataformas para apoiar e incentivar as indicações de clientes nos próximos 12 meses. (Fonte: SiriusDecisions)
  • Um cliente indicado é 18% mais leal do que um cliente adquirido através de uma estratégia de marketing diferente, além de gastar 13,2% mais do que um cliente não indicado e possuir um valor vitalício 16% maior. (Fonte: Harvard Business Review)
  • Leads gerados a partir de indicações convertem 4 vezes mais que os leads gerados a partir do marketing tradicional. (Fonte: emarketer)
  • 83% dos clientes satisfeitos estão dispostos a indicar, mas menos de 29% chegam a indicar para os amigos. Um dos principais motivos é a falta de incentivo.

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Se ainda está em dúvida se é a hora de experimentar o marketing de indicação para aumentar o faturamento, essas e mais estatísticas você confere no nosso artigo: 39 Estatísticas Que Comprovam Que O Marketing Boca A Boca Funciona Para Qualquer Negócio

Mas se já quiser partir para a prática, continue a sua leitura.

Comece criando seu programa de indicação

Clientes satisfeitos e pontos de contato

Primeiro, identifique quem serão seus embaixadores, ou seja, aqueles clientes mais satisfeitos que estão dispostos a te indicar.

É fácil fazer isso com uma pesquisa de NPS. 

Caso não queira rodar uma pesquisa, encontre outras maneiras de descobrir quem são os seus clientes mais felizes com o seu negócio, como monitorar comentários nas redes sociais e feedbacks positivos.

Monte seu programa de indicação

Por fim, já com a sua base de clientes satisfeitos em mãos, hora de criar e ativar seu programa de indicação.

Transforme suas indicações orgânicas em algo recorrente, através de campanhas e links embaixadores. Potencialize o alcance de suas campanhas de indicações criadas e desenvolva uma estratégia de incentivo, para que mais pessoas sintam vontade de indicar cada vez mais pessoas.

Isso é possível só com um programa de indicação!

Por isso, aumente o seu faturamento hoje impulsionando as indicações dos seus clientes.

Você pode dar o seu primeiro passo e ver como montar o seu próprio programa de indicações no nosso chat ao lado. Somos uma Solução completa, formada por um Time de Especialistas e uma Plataforma Online pioneira no Brasil, dedicados a aumentar os seus resultados, através de Programas de Indicação personalizados.

Se preferir se aprofundar mais antes, solicite demonstração gratuita e sem compromisso clicando aqui. Ou venha fazer parte da maior comunidade de marketing de indicação do país e assine nossa newsletter para não perder nada!

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