Descubra como vender online e garantir grandes resultados de verdade
Vender online hoje é o padrão para qualquer negócio.
Se você ainda não adaptou o seu para isso, então pode estar perdendo uma grande oportunidade de vender mais…
Aqui vamos te guiar do zero ao sucesso!
Você vai ver tudo o que precisa para ter a sua empresa no mapa do mundo online. Além disso, também descobrirá o maior segredo para vender como nunca, com grandes números e recorrência, sem cair na “seca das vendas”.
Aqui está o que te espera neste artigo:
Comece por aqui: a arte de vender online
Para vender online precisa transmitir confiança. Caso contrário, ninguém vai comprar nada, com medo de cair em golpes e perder dinheiro.
Isso é fato!
Por isso, deixe claro quem é você, o que e como oferece. Para isso, aposte em um bom site e perfis profissionais nas redes sociais.
Além disso, mostrar depoimentos e experiências de pessoas que já compraram de você vai fazer uma grande diferença.
Afinal, pessoas confiam em pessoas:
“92% dos consumidores ao redor do mundo afirmam que confiam totalmente na indicação de um amigo ou familiar, acima de qualquer outra forma de propaganda (Nielsen)”
Ao garantir esses recursos básicos, é hora de partir para trabalhar em mostrar o valor que seus produtos ou serviços geram e ter um meio de tirar todas as dúvidas que surgirem.
Para isso, aposte em um bom FAQ e em canais de atendimento.
Estes, por sua vez, serão de grande valor não só na hora de sanar as dúvidas do seu público, mas também em:
- manter um relacionamento com seus leads e clientes;
- fazer o pós-venda;
- ajudar em caso de problemas;
- cuidar da imagem da empresa.
Isso porque, como não há contato físico quando se vende online, o atendimento deve ser de excelência e o mais humano possível.
Antes de avançar, confira este resumo:
O que você precisa ter para começar a vender online?
- Vitrine online (redes sociais e site)
- Canais de atendimento
- Depoimentos
- FAQ
- Lógica de distribuição e entrega
Foco na qualidade de atendimento
Por falar de atendimento, chegamos em outra etapa.
Esta é uma das mais importantes para você garantir o sucesso em uma venda e garantir que a pessoa irá comprar novamente (e ainda chamar os amigos).
Por conta disso, a venda online deve ser tão segura quanto a offline.
Sendo assim, organize todos os canais de contato com a marca (e-mail, telefone, directs das redes sociais, chat dentro do site, whatsapp) e garanta agilidade para atender e resolver problemas sem criar mais dores de cabeça.
Há uma forma automatizada e eficiente de fazer através do omnichannel: OMNICHANNEL: SAIBA TUDO SOBRE ESTA ESTRATÉGIA.
Dentro disso, o ideal é ter uma equipe exclusiva para cuidar das vendas online e do contato com leads e clientes. Você não quer cair no Reclame Aqui e ter uma péssima avaliação, não é mesmo?!
Hoje a reputação da marca faz toda a diferença nas vendas. Por isso, foque todos os esforços em ter qualidade em tudo o que oferecer.
Assim, qualidade gera indicação e indicação gera novas vendas!
O pós venda que gera mais vendas
E aqui está o pulo do gato! A sua oportunidade de vender muito mais com menos esforço.
Seu cliente concluiu a compra e está satisfeito? Aproveite esse momento e faça um trabalho de pós venda.
Este é o momento de reter esses novos clientes, levá-los a comprar novamente e, o mais importante, fazê-los tornarem-se embaixadores da sua marca e trazer mais clientes para você!
Assim você cria o funil de vendas perfeito. É aqui que está o segredo das grandes marcas de sucesso.
Para isso, aposte muito em técnicas de Customer Success, experiência do usuário, estratégias de retenção e programas de indicações.
Saber para onde quer ir faz toda a diferença
Você deve ter percebido que vender online está longe de ser um bicho de sete cabeças.
A diferença está na marca que tem objetivos claros, daquela que faz qualquer postagem e só imita o que está em alta.
É fácil cair nessa armadilha e estagnar as vendas.
Por isso, fuja dessas ciladas e trace metas e objetivos claros, alinhados com todo o seu time de colaboradores.
Dentro disso estão alguns pontos principais que merece a sua atenção
Como a marca tem sucesso vendendo online:
- adapte o que vai vender na internet
- conheça a fundo o seu público de interesse
- tenha um perfil de cliente ideal traçado
- determine seus canais de vendas e seu marketplace
- construa e internalize um manual de marca
- gere identificação e engajamento real com seu público
- não pare de divulgar as suas soluções
A partir disso, você começa a desenvolver suas estratégias com mais rapidez e coloca as ideias e planejamentos em prática.
Porém, com a diferença de que agora tudo vai ficar claro para todas as equipes envolvidas e vender online não será um problema, mas sim um grande ganho para a sua empresa.
Engaje a suas equipes de marketing e vendas
E por falar em equipes, aqui vai outra etapa super importante para ter sucesso quando falamos em vender online.
De nada adianta criar várias estratégias e ter lindos perfis se sua equipe não acredita na sua marca e nem sabe o que está acontecendo na empresa.
Por isso, dê uma atenção especial para cada equipe, em especial as de marketing e vendas, para que todos fiquem sincronizados e alinhados com o propósito da marca.
Assim, aqui vão algumas dicas:
- Estabeleça as etapas do funil de vendas e cada função das equipes para que o processo fique mais intuitivo e automático.
- Faça treinamentos para que as respostas às interações nos canais de atendimento mantenham a qualidade esperada.
- Tenha métodos para acompanhar o desempenho e as conquistas de cada colaborador.
- Escute as ideias e opiniões das suas equipes, grandes ideias e soluções podem surgir.
- Planeje as ações de pós-venda para obter um feedback sobre a compra e a experiência do cliente.
Desta maneira, vai ficar muito mais fácil conquistar e manter seus clientes, pois as equipes funcionarão como um só mecanismo bem lubrificado.
Todo esse trabalho compensará também em gerar uma boa imagem da marca e trazer indicações para a mesma.
Pois é como costumamos dizer aqui na Buzzlead: é mais fácil vender para um cliente já conquistado do que para novos.
Institucionalize seu programa de indicações
Desta forma, você vai criar verdadeiros embaixadores da sua marca dentro da sua própria empresa.
Sim, seus colaboradores podem ser embaixadores e indicar sua marca para outras pessoas também.
Por isso, aqui é interessante aproveitar esse comportamento e criar um programa de indicação para enganá-los ainda mais, deixá-los satisfeitos e aumentar a sua oportunidade de vendas.
Aprenda mais em: INSTITUCIONALIZAR PROGRAMAS DE INDICAÇÃO: O GUIA PRÁTICO COM TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER.
Em todo esse processo de vender online e ter um programa de indicação que roda no automático, nós podemos te ajudar.
Conte com os maiores especialistas em marketing de indicação para fazer o seu negócio vender como nunca antes. Venha bater um papo com a gente sem compromisso!