Tendências de marketing para 2022: Marketing de indicação

Tudo indica que o referral será a mais nova grande tendência

Tendências de marketing para 2022? Na verdade, vamos falar da MAIOR delas: a indicação.

Você vai entender porque ela deveria ser o seu foco principal no próximo planejamento e como vai poupar muito esforço da sua equipe como um todo depois.

Sabe como?

A constante busca por táticas inovadoras para conquistar clientes, e ainda mais, fazê-los comprar de novo, alcançou um patamar de saturação. 

Pelo menos era o que se achava.

O que já era comum entre nós (recomendar coisas que gostamos), começou a se tornar cada vez mais forte como estratégia de marketing e a ganhar mais adeptos entre os que aplicam.

Estou falando do Marketing de Indicação.

Isso tudo porque, esta estratégia já garantiu ser uma ótima pedida para quem quer resultados escaláveis e ainda ter um orçamento sustentável.

Ou seja: ganhar muito mais e gastar bem menos.

Quer ver como usar essa tendência para conquistar esse nível? Então continue sua leitura.

As pessoas buscam mais do que um produto

O mundo está cada vez mais digital e conectado. Isso não se pode negar.

E por falar em conexão, quero te fazer algumas perguntas:

Você confia em qualquer anúncio por aí? Clica em qualquer propaganda na internet? Volta a comprar de um lugar que teve uma experiência mais ou menos?

Pois é, nem o seu cliente…

Mesmo se a pessoa for totalmente leiga em assuntos digitais, vai pensar duas vezes antes de comprar algo que viu na internet ou em alguma propaganda por aí. É fato que todo o perfil de consumidor mudou, não importa qual seja a sua faixa etária ou preferências. 

“Os consumidores atuais tornaram-se altamente dependentes das opiniões dos outros; Em muitos casos, esses pontos de vista chegam até a se sobrepor à preferência das pessoas e às comunicações de marketing”, afirma Kotler em Marketing 4.0.

Por conta disso, as marcas devem mais do que nunca se adaptar para, assim como ter uma presença online, criar um vínculo mais personalizado, humano e que proporcione uma experiência de maior qualidade possível para seus clientes.

Deste modo, conseguirão por vir uma legião de clientes fãs, ou seja, embaixadores da marca, que vão indicá-la sempre e voltarão a comprar da mesma.

Alerta de tendência: os 3 grandes diferenciais do Marketing de Indicação como estratégia de captar clientes 

#1 Leads qualificados de montão  

O primeiro grande diferencial que podemos notar de cara é que o marketing de indicação traz uma quantidade muito maior de leads qualificados do que qualquer outro canal que se conheça hoje.

Isso se dá por dois fatos principais:

  1. o cliente já passou pela experiência com sua empresa e já conhece muito bem a mesma, assim como seus serviços ou produtos
  2. ele vai indicar pessoas que também vão se beneficiar com a solução da sua marca e estão alinhadas com o seu perfil de público de interesse, afinal a reputação dele também está em jogo

Como sempre falamos por aqui: “Ninguém indica uma churrascaria para quem é vegetariano”.

Quer saber mais sobre leads qualificados? Leia: Leads Qualificados: O Que São E Como Ter Mais De Maneira Recorrente

#2 Mais economia e eficiência

O Marketing de Indicação é um dos maiores canais de atração de clientes existentes hoje.

Além da sua geração de leads, também é possível ter mais eficiência em toda a estratégia. 

Afinal, você vai usar o que você já tem em mãos: clientes satisfeitos.

Se você está na ativa no mercado hoje, é porque tem uma base de clientes felizes com o que receberam da sua marca, não é mesmo?

Então porque não usá-los para trazer novos clientes, de modo com que eles vendem por você. 

Na verdade, vão conseguir fazer no mínimo uma pré-venda e deixar o lead muito mais propenso a fechar a compra logo.

Assim, é possível diminuir tanto o seu CAC (custo de aquisição de clientes) quanto o seu ciclo de vendas, o que poupa muito tempo da sua equipe de vendas.

Não é preciso gastar nada mais por isso, apenas incluir o pedido de indicação como gatilhos ao longo da jornada do seu cliente.

#3 Experiência incrível 

E por falar com jornada (que você pode saber mais sobre neste artigo Jornada Do Cliente: Guia Prático Para Criar A Melhor Experiência), chegamos no nosso terceiro grande diferencial: uma experiência incrível.

Imagine só: seu cliente fica muito satisfeito com o que acabou de comprar, já está muito feliz e vai postar uma foto no Instagram marcando a sua empresa; mas então, na mesma hora, descobre que ainda pode ganhar muito mais se indicar um ou dois amigos para terem a mesma satisfação também (e vai que seus amigos ainda podem receber “mimo” se comprarem através da indicação dele – melhor ainda, não é?”).

Logo, começará uma chuva de indicações, pois seus clientes vão indicar para todos os seus seguidores e quem mais fizer parte do seu círculo social.

É só você proporcionar uma ótima experiência, aproveitar o momento certo e o resto será consequência.

É por isso que todos hoje, sejam influenciadores, empresas ou instituições, se importam com a sua imagem e autoridade, e assim ficam de olho no que as pessoas estão falando delas, de modo a buscar cada vez mais melhorias.

Isso ajuda tanto a fidelizar seus clientes e mantê-los comprando de você quanto incentivá-los a trazer novos leads.

Pois como já disse David Greer, “um cliente que fala sobre sua experiência com você vale dez vezes o que você escreve ou diz sobre você mesmo”, 

Saia do comum e do saturado. Avance com seus próprios clientes. O futuro da sua empresa já começa agora.

Você já pode dar o seu primeiro passo agora e montar o seu próprio programa de indicações.

É só chamar no nosso chat ao lado. Durante toda a sua jornada, você terá os melhores Especialistas em Marketing de Indicação do país, dedicados a te conduzir e dar todo o suporte que precisa para vender muito mais da maneira mais simples possível.

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