fbpx

Taxa de conversão: aprenda como aumentar a sua

 em Marketing, Vendas

Aprenda como ter uma alta taxa de conversão

Por que calcular a taxa de conversão?

É importante que as pessoas acessem o seu site e as suas redes sociais, mas o objetivo principal de qualquer empresa é vender os seus produtos ou fechar negócios para os seus serviços.

Ter um visitante, transformar a sua lead em uma oportunidade de venda. São por essas as etapas que um usuário passa até chegar a ser um cliente.

A seguir, entenda mais sobre como funciona essa conversão.

O que é?

taxa-de-conversao

Taxa de conversão é uma métrica em que a equipe de marketing analisa qual foi o desempenho de determinada campanha digital.

O grande objetivo de medir essas taxas, é ser capaz de compreender quais são os resultados reais que têm sido gerado através das estratégias que a empresa já tem como estabelecidas.

Essa métrica não é nada além de uma proporção entre as pessoas que acessam o seu site e aqueles que, de fato, realizam a conversão.

Os principais tipos de conversão são:

  • cadastrar em newsletter;
  • baixar ebook;
  • pedidos de orçamento;
  • compras no e-commerce ou na loja virtual.

A fórmula para medir essa taxa é a seguinte: o número de conversões dividido pelo número de visitantes multiplicado por 100. O resultado dessa conta é o percentual da sua taxa de conversão.

Por exemplo, uma empresa teve 1300 visitantes e foram feitas 30 conversões em um mês. 

Então, 30 conversões, dividido por 1300 multiplicado por 100. Esse resultado é de 2,3%, sendo esse o percentual da sua taxa.

Esses números devem ser constantemente monitorados, visto que apenas dessa forma é possível criar uma base de dados reais e visualizar se as suas estratégias estão funcionando ou se é preciso alterá-las.

Como aumentar a Taxa de Conversão

Essas são algumas dicas do que fazer para aumentar a porcentagem da conversão em sua empresa. É importante pensar que a maior parte do foco tem que estar em cima da experiência do usuário.

Se o tempo de carregamento de uma página é muito lenta, por exemplo, há uma grande probabilidade do consumidor desistir e ir para a concorrência.

Por isso, é interessante investir em um design responsivo, que faz a adaptação da visualização em diferentes tamanhos de tela, para adaptar a diversos usuários.

Outra dica é oferecer algo em troca. Se você quer que uma pessoa se cadastre na newsletter da sua empresa, talvez seja interessante oferecer um cupom de descontos.

Ter o e-mail do consumidor é muito importante para diferentes estratégias. Através dele é possível tanto enviar promoções, como também encaminhar as novas campanhas da sua marca.

É essencial que os canais de comunicação estejam sempre abertos, para que quando haja uma busca, o cliente consiga tirar a sua dúvida imediatamente e não desistir da conversão por um detalhe como esse.

O relacionamento que a empresa cria com o usuário é essencial para que os resultados melhorem.

CRO

CRO ou Conversion Rate Optimization nada mais é que a aplicação de uma determinada metodologia para melhorar a taxa de conversão, sempre feito através de testes e experimentos. 

Essa otimização da conversão busca ter o maior número possível de leads, sem aumentar em um grande valor, o número de visitantes do site.

Nenhuma mudança no seu site pode ser por ‘achismo’. Por isso, criou-se testes específicos para avaliar qual gera mais impacto e traz mais resultado para o seu negócio.

O teste A/B é isso. Consiste em dividir o tráfego da sua página igualmente em duas versões diferentes.

A versão ‘A’ é a original e a ‘B’ aquela que você quer testar se é uma melhor opção ou não. É importante deixar o teste rolar por um determinado período em que você consiga extrair dessa pesquisa os resultados que precisa, mas não tempo o bastante para que comece afetar negativamente os resultados.

É essencial os resultados serem monitorados. Para isso, existem duas formas.

A análise quantitativa transforma em números exatos sobre como os usuários se comportam na sua página. É preciso analisar por qual link o usuário chegou ao seu site, qual página recebe o maior número de visitas ou em que momento a pessoa sai do seu domínio.

Já a análise qualitativa é feito para analisar a forma que interagem com o seu site. Ou seja, é um trabalho mais subjetivo exatamente por fazer uma espécie de análise comportamental do usuário.

Normalmente é feito por pesquisas de satisfação e então esses dados são examinados. O que fez o usuário visualizar a sua página e como descreveriam o seu produto são algumas das perguntas que devem ser feitas.

Combinado esses dois métodos, é provável ter uma grande margem para melhorar as estratégias do seu negócio caso precise.

Dessa forma é possível saber onde você está acertando, quais estratégias estão falhas e sabe exatamente o que tem que fazer para melhorar.

Marketing regionalizado

As ações de marketing atualmente precisam ser cada vez mais personalizados estrategicamente para que atinjam as pessoas certas.

Por isso, o marketing regionalizado provou ser um recurso potente para que as empresas colhem os dados do público, para assim conseguir se conectar a eles, gerando conversões.

Essa tática faz uso de informações específicas de um público determinado como forma de estruturar os conteúdos produzidos, as campanhas criadas e as ações com finalidade de trazê-lo à conversão.

Com determinados dados, é possível entender o que o público está buscando para, dessa forma, ser possível oferecer a ele.

São feitas análises geográficas, demográficas e psicográficas para extrair os melhores dados possíveis para a implementação da estratégia. A Busca Cliente é uma plataforma projetada com a finalidade de posicionar as empresas nas primeiras posições dos buscadores.

Sendo assim, a Busca Cliente serve para aumentar as conversões, as vendas na região em que a empresa se encontra e, consequentemente, a taxa de conversão.

Dessa forma, acaba beneficiando também o público, pelo fácil acesso à localização. É dessa maneira que o Busca Cliente funciona:

  • o usuário faz a pesquisa de um produto;
  • utilizam-se de buscadores para encontrá-lo;
  • a plataforma Busca Cliente destaca as empresas próximo à localidade do usuário;
  • o consumidor passa a encontrá-lo de forma mais fácil e rápida, aumentando a conversão e as vendas.

Aderir às estratégias do marketing digital é essencial para aumentar os leads. Essas estratégias são baseadas na relação que a empresa estabelece com o público, tendo os canais digitais para essa comunicação efetiva. 

Sendo assim, quando uma empresa busca cliente, o primeiro passo é ter um bom relacionamento com ele, para entendê-lo. Dessa forma, o marketing digital pode voltar às suas ações para entender os desejos, obter dados e, por fim, levá-lo à conversão. 

A realização da conversão

Todas as informações que são entregues através dos leads, permite entender o que busca o cliente, além de compreender quem são eles.

Através disso, é possível refinar a sua estratégia de relacionamento, para o que eles gostam e querem, trazendo melhorias para o seu produto.

Tudo isso pode ser mensurado e analisado. Possuir uma estratégia de conversão eficaz tem as vantagens de trazer, no momento certo, os clientes com maior probabilidade de comprar os seus produtos.

Além de criar uma estreita relação entre o público e a marca, trazendo vendas de maior qualidade e, também, em mais quantidade. Isso é o que toda empresa busca.

Compartilhar
Postagens Recentes