Saiba o que é teste A/B e como isso melhora o retorno do seu site

 em Marketing

Testar é a palavra-chave para todas as estratégias de marketing digital. Afinal de contas, um dos benefícios principais dessa modalidade de marketing é poder acompanhar de forma mais certeira os resultados das ações que estão sendo tomadas e, a partir daí, otimizar as atividades da sua equipe. No entanto, muitas empresas ainda encaram os testes A/B como um gasto dispensável para o dia a dia do seu negócio.

A verdade é que esse tipo de teste é um investimento a longo prazo, fazendo com que aos poucos você entenda cada vez mais o seu público, otimize as suas ações e crie campanhas mais assertivas. Quer saber o que é teste A/B? Então leia o nosso post de hoje:

O que é teste A/B?

O teste A/B é uma forma de testar 2 variáveis para conhecer melhor o seu público e otimizar as suas ações de marketing. Isso permite que você entenda qual opção funciona mais para o seu público, entendendo quais alternativas têm maior nível de receptividade e como isso pode tornar as suas ações mais assertivas.

Por exemplo: no caso de um website, você pode realizar testes com as cores dos botões de compras ou com a disposição dos banners.

Vale lembrar que as 2 opções são apresentadas de forma aleatória para os usuários, e eles não sabem que se trata de um teste. Por isso, os resultados não são manipulados.

Por que fazer um teste A/B?

O investimento em teste A/B é importante para garantir que você conheça cada vez mais os seus possíveis clientes e transforme a sua forma de interagir e de entregar valor para o seu público.

Apesar de ser um investimento a longo prazo, ele é necessário para traçar ações mais assertivas no dia a dia do seu negócio e aumentar o seu número de vendas.

Descubra como levar o seu cliente até a conversão

Com o teste A/B, é possível fazer algumas avaliações do caminho do usuário até o momento da conversão. Dessa forma, você consegue identificar aos poucos os elementos variáveis que podem transformar o caminho do usuário.

Por exemplo: todas as páginas de destino do seu site são intuitivas ou o usuário fica perdido? Faça testes para descobrir a melhor disposição das informações e como elas podem guiar o seu visitante.

Saiba quais elementos chamam a atenção e ajudam a converter

Se você quer incentivar o usuário a clicar em determinado botão ou baixar algum material, invista no teste A/B de cores dos CTAs para entender quais são os tons que darão mais retorno.

O mesmo pode ser feito com as mensagens dos CTAs. “Compre aqui”, “adquira agora”, “colocar no carrinho”, dentre outras opções são comuns em testes para garantir que o usuário realmente converta dentro do seu site.

É importante entender que o teste A/B, ao contrário do que muitos pensam, não é um gasto e, sim, um investimento a longo prazo. Também é fundamental fazer um teste de cada vez, com pequenas variações para que a mensuração do resultado seja mais efetiva. Só assim você vai identificar qual elemento funcionou realmente bem.

Agora que você já sabe o que é teste A/B, conte para a gente: você tem alguma outra dúvida sobre o assunto? Qual? Deixe um comentário e registre aqui as suas questões!

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