Prós e contras de cada canal no seu Programa de Indicação

Saiba quais são os prós e contras de cada canal no seu programa de indicação. Depois de ler você vai saber exatamente onde investir para ter mais resultados no seu programa de indicação.
gerente de marketing apresentando os prós e contras de cada canal do programa de indicação

A divulgação do seu Programa de Indicação

O canal de programa de indicação manda na hora de criar sua estratégia de indicação. Então venha descobrir os prós e contras de cada canal para os seus Programas de Indicação.

Isso porque, são os canais que ditam a linguagem, a segmentação, as possibilidades, os recursos e assim por diante.

Por isso, podemos dizer que é a etapa mais importante quando for fazer a sua divulgação do seu programa de indicação. 

Ainda não faz divulgação?!

Está deixando de lado o seu potencializador…

A divulgação contribui para o aumento de pessoas participantes no seu programa de indicação. 

É por isso que ela amplia o seu número de indicações e eleva as chances de se ter uma maior taxa de conversão.

Sendo assim, divulgar é o jeito de mostrar seu programa de indicação. Avisar a todos sobre a campanha e ainda mostrar como participar. 

Além disso, a divulgação também serve como lembrete. Ela não vai deixar ninguém esquecer de que ainda dá para participar e/ou ganhar ainda mais indicando sua empresa.

É por essas razões e outras que na BuzzLead afirmamos que a divulgação é um dos principais pilares de um programa de indicação de sucesso.

Para saber mais sobre como fazer sua divulgação e explorar os canais no programa de indicação: Aprenda como Divulgar seu Programa de Indicação

Qual o melhor canal de programa de indicação?

A resposta é simples: aquele que funciona para sua empresa!

O programa de indicação por si só já é um canal de vendas muito flexível e versátil. Ou seja, funciona para todo tipo de negócio.

Além disso, explorar canais para divulgar o Programa de Indicação é fundamental para que toda sua base tenha conhecimento do mesmo.

Dentro disso, também há a opção de você explorar mais de um canal por vez. 

Contudo, para começar, experimente escolher de 1 a 3 canais de programa de indicação principais e coloque foco total neles.

Depois você pode explorar outros e ampliar o seu alcance. 

Assim, suas estratégias ficam mais assertivas e é possível identificar com mais facilidade os pontos de melhoria em cada canal.

Como escolher o melhor canal do programa de indicação?

Para começar, faça uma lista de quais são os canais que sua empresa já explora e os pontos de contato com os seus clientes.

Depois, dentro disso, escolha lugares estratégicos para atrair mais pessoas ao seu programa de indicação.

Vale lembrar que vamos dar um panorama geral nos próximos tópicos. Então se quiser saber de fato qual é o melhor canal, você precisa fazer testes e acompanhar de perto os resultados das suas campanhas em cada canal utilizado. 

Isso te dará a visão de qual canal funciona mais e onde investir mais, ou menos, onde há maior conversão, qual material ou linguagem funciona melhor, horários e dias melhores para divulgação etc.

A partir disso, você pode aprimorar sua estratégia ou mudar completamente para melhorá-la.

Prós e contras: escolha o canal estrela do programa de indicação!

Chegou a hora da decisão. 

Então, confira a lista de canais e coloque na balança qual será o melhor para a sua campanha. Vamos lá?

Redes sociais

Dentro deste canal estão inclusos todas as redes sociais ativas. Dessa forma, temos como exemplo: 

  • Facebook
  • Instagram
  • Linkedin
  • Pinterest
  • WhatsApp
  • Telegram

 

Nas redes é possível fazer publicações orgânicas e patrocinadas (anúncios) e ainda há outras ferramentas extras como story e status “clicáveis”, encaminhamento, listas de transmissão, grupos privados. Ou seja, dependendo da sua estratégia, as redes socias podem ser fundamentais.

Prós

  • Grande alcance de pessoas
  • Fácil configuração
  • Processo 100% online e integrado
  • Plataformas gratuitas
  • Dinâmico
  • Permite interação do público e feedback instantâneo
  • É possível interligar com outras plataformas e canais
  • Possibilidade de viralização

.

Contras

  • Não tem alcance offline
  • É necessário investir caso opte por fazer impulsionamentos e anúncios
  • Dedicação para criar conteúdo
  • Resultado de longo prazo

.

Aplicativo

Caso você tenha um app, é muito válido incluir seu programa de indicação nele também, assim como divulgá-lo por lá.

Há recursos como adicionar uma aba exclusiva no menu, toolbar, in-app e envio de pushes para explorar. Além disso, também é interessante colocar gatilhos na jornada do usuário para cair em uma página de indicações.

Prós

  • Alta segmentação
  • Sem custos adicionais
  • Personalização total
  • 100% de controle de resultados, métricas e de jornada
  • Processo 100% online e integrado

.

Contras

  • Não alcança quem não baixou o app
  • Não tem alcance offline
  • Configuração de médio a difícil (exige programadores)

.

Site

Agora,  caso você tenha um site, é interessante incluir e/ou informar sobre seu programa de indicações por lá. 

Neste caso é possível colocar gatilhos na jornada do usuário assim como o aplicativo. 

Por isso, você pode explorar o programa de indicações em: aba específica/menu, banners, tela de confirmação de pedido (e-commerce), chat de atendimento.

Prós

  • Controle de métricas e jornada
  • Sem custos adicionais
  • Personalização total
  • Processo 100% online e integrado

.

Contras

  • Só alcança os visitantes do site
  • Não tem alcance offline
  • Configuração de médio a difícil (exige programadores ou especialistas na sua plataforma de hospedagem do site)

.

E-mail

Caso você já tenha um domínio para e-mail e/ou use ferramentas de automação de e-mails, então vale a pena aumentar a sua base para divulgar seu programa de indicação.

Mas, lembre-se: atente-se às boas práticas do envio de e-mails para não cair no spam.

Com este canal é possível incluir a divulgação principalmente em: e-mail marketing, e-mails transacionais (de confirmação de pedido ou chamado de suporte), a assinatura de e-mail, automações e cadências, newsletter, comunicação direcionada (fazer a divulgação específica da campanha do programa de indicação), e-mail de NPS – Net Promoter Score (direcionar Neutros e Promotores para página de indicação).

Prós

  • Criar cadências de nutrição e conversão
  • Interação com o destinatário
  • Sem custos adicionais
  • Alta segmentação
  • Processo 100% online e integrado

.

Contras

  • Possibilidade de cair no spam
  • Não tem alcance offline

.

Mídia impressa

Este canal é o diferentão da lista, porque não envolve o meio digital. 

Então, a depender da sua estratégia, ainda vale a pena investir na mídia impressa. Aqui você pode explorar diferentes formatos como: banner, flyer, cartaz, adesivos, wobblers, brochuras, copos, capas de agendas, e até onde sua imaginação te levar.

Se seu processo no programa de indicação ainda for por cartão ou papel, faz ainda mais sentido, pois seu público que visita a sua empresa já pega na hora o material para fazer a indicação.

Mas, se seu processo já rodar no digital, você pode acrescentar nos materiais um QR Code ou bit.ly para a pessoa ser redirecionada à página de indicação.

Prós

  • Alta personalização
  • Totalmente institucional
  • Alcance offline
  • Possibilidade de integração offline e online

.

Contras

  • Baixo alcance e segmentação
  • Alto investimento
  • Baixo controle de resultado

.

Embaixadores

Por fim, outro canal que ainda passa batido são os seus embaixadores. Dentro desse grupo não estão só os seus clientes satisfeitos, mas também seus colaboradores.

Por isso é tão importante institucionalizar o seu programa de indicação, pois envolve e engaja o seu outro tipo de embaixador também.

Você pode explorar: link embaixador, digital influencer, parcerias, carteirização, endomarketing, gamificação.

Além disso, pode entrar aqui o pós venda, pois seu colaborador vai estar preparado para pedir indicação e engajar mais um cliente para ser embaixador.

Prós

  • Tem alcance offline e online
  • Possibilidade de viralização
  • Sem custo
  • Totalmente institucional
  • Contribui para a autoridade
  • Alto engajamento

.

Contras

  • Baixo controle de métricas e resultado (quando não há ferramenta)

.

Conclusão

Para ajudar sua empresa a conquistar sucesso com um programa de indicações, a Buzzlead possui uma metodologia exclusiva para a criação de estratégias de acesso ao mercado, baseadas na indicação boca a boca, e ainda uma plataforma online para automatizar e gerenciar todo o processo.

Invista no futuro da sua empresa com o futuro do Marketing. Vem bater um papo com a gente para saber como montar o seu próprio Programa de Indicações e explore da melhor forma cada canal!

 

 

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