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Propaganda Boca a Boca: Aumente suas vendas estimulando clientes

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Veja o que você vai aprender sobre propaganda boca a boca:

O que é a propaganda boca a boca?

Você já ouviu falar em propaganda boca a boca?

Esse é o ato de anunciar determinado produto/serviço de forma rápida, por meio da fala ou melhor dizendo, do boca a boca.

Na prática é quando algo se dissemina através de pessoas, por meio de relacionamento humano normal mesmo. Quando alguém indica algo para outro.

O resultado disso é praticamente instantâneo e pode se tornar viral.

“A propaganda é a alma do negócio”,  ditado popularizado entre os anos 60 e 2000. 

A princípio, a essência da propaganda sempre foi o boca a boca. O que passou despercebido pelas agências de publicidade que, até na década passada, valorizava mais o tradicional VT. 

É fato que a propaganda por si só já não traz tantos resultados quando usada como único meio de marketing. 

Em contra partida, o meio digital veio para revolucionar essa realidade.

A propaganda boca a boca digital, chegou para mostrar que é possível recomendar nos diversos segmentos e nichos específicos que você possa imaginar.

A evolução da propaganda boca a boca, aprimorou o que antes acontecia apenas nas rodas de bons amigos, e a trouxe para o digital.

A prova maior são os poderosos memes que envolvem as mais diversas marcas de negócios e que recebemos diariamente dos amigos e familiares, em grupos e conversas privadas.

A diferença é apenas o meio pelo qual se propagam as propagandas boca a boca. Por exemplo: nos anos 60 eram as rodas de amigos que ainda existem; hoje nas redes sociais quase 24/7.

Quase isso

Líder e sobrevivente das estratégias de marketing

Algumas pesquisa apontam que a propaganda boca a boca influenciam diretamente o hábito de consumo de qualquer pessoa.

A influência de quem conhecemos será o fator determinante, para escolher o que consumir; entre o divulgado por outras estratégias (propagandas tradicionais, em TV, jornais e outras) e o recomendado pelos amigos, por meio do boca a boca; seja por meios digitais ou nas rodinhas de amizade. 

  • 77% dos consumidores que compram um novo produto se sentem impulsionados por meio da recomendação de amigos. (Nielsen)
  • 74% dos consumidores percebem que o boca a boca é o influenciador chave na decisão de compra. (AdWeek)
  • A propaganda boca a boca do próprio consumidor gera mais de 2x em relação as vendas de publicidade paga. (McKinsey)

Você pode conferir neste artigo: outras estatísticas que comprovam que a propaganda boca a boca funciona para qualquer negócio!

Os número já dizem por si só. Mas o que expressa esses resultados são as ações que potencializam a propaganda boca a boca dentro das empresas. 

Por exemplo: Você já percebeu quantas indicações recebe no seu smartphone para instalar aplicativos de bancos, de alimentação, transporte ou outros? 

Essa foi a melhor estratégia encontrada pelas empresas para estarem em um lugar que nenhum outro tipo de propaganda pode estar.

Assim, essas empresas conseguem por meio de seus amigos levarem a marca até você por meio da propaganda boca a boca. 

Ao receber uma mensagem do seu amigo, a atenção será diferente de quando recebemos um anúncio, pois já estamos treinados a ignorar o turbilhão de propagandas que recebemos diariamente; seja nos feeds ou status.

Já a mensagem do seu amigo, sua atenção tende a se aprisionar e verificar, ao menos para compreender do que se trata. 

Desta maneira, a propaganda boca a boca continua liderando entre as estratégias de marketing mais eficientes para qualquer negócio. 

Leia no guia definitivo do marketing de indicação e descubra como o marketing de indicação chegou até as plataformas digitais!

Como explorar a propaganda boca a boca

E então, o seu negócio já vende por meio da propaganda boca a boca? Se sim, está na hora de explorar mais essa estratégia, se a resposta for não é um bom motivo para descobrir porque investir no marketing boca a boca.

Para explorar essa forma de marketing é preciso estar atento às metas da sua propaganda boca a boca, e torná-la inteligente: ou em inglês S.M.A.R.T.

S

Seja específico.

Defina seu objetivo ao aprimorar a propaganda boca a boca:

  • Você quer aumentar suas vendas em que?
    • volume de vendas? (vender mais em um curto prazo)
    • ou ticket médio? (clientes atuais comprando mais)

M

Tenha em mente que é preciso mensurar os resultados para verificar se o seu crescimento está dentro do esperado pelo negócio. 

É importante conhecer as principais métricas que vão nortear sua estratégia. Assim será possível pensar em como incentivar para conquistar novas indicações.

A

Defina metas atingíveis para alcançar sucesso com a propaganda boca a boca, e estabeleça qual é sua porcentagem de crescimento esperado!

  • Qual é a taxa de adesão dos seus clientes no seu programa de indicações boca a boca? Estipule um número, para aumentá-lo futuramente, que seja alcançável. 
  • Não adianta nada estipular 50%; se atualmente nem 5% dos seus clientes usam o seu programa de indicações.
  • A meta deverá ser desafiadora, mas, possível de ser alcançada.

R

Tenha objetivos que sejam relevantes para justificar seus esforços em conquistar novos clientes.

T

Por fim, estabeleça o tempo de cada campanha de indicação que você fará em seu programa de indicação. A propaganda boca a boca não se desfaz de uma hora para outra. Ela é e pode ser incentivada, e enquanto a empresa souber encantar e fidelizar seus clientes será possível propagar indicações.

Defina o período de cada campanha. E antes que ela acabe, estabeleça outra para continuar conquistando novos clientes e vendas.

Conclusão

Investir em propaganda boca a boca é mais que esperar que as pessoas simplesmente falem do seu negócio, por algum motivo. 

Empresas que investem em propaganda boca a boca descobriram que fazer os seus clientes venderem por você é possível. E portanto, eles podem ser explorados de forma estratégicas com um programa de indicações

As indicações acontecem pelo sentimento de satisfação somado ao incentivo dado pelos servidores da sua empresa, ao pedirem recomendações ou divulgarem o programa de indicações.

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