Vender software por indicação pode ser uma estratégia altamente eficaz para empresas que oferecem produtos de alta qualidade e um excelente atendimento ao cliente. Isso porque a recomendação de um cliente satisfeito para um amigo ou colega de trabalho pode gerar um alto índice de conversão e aumentar a visibilidade da marca indicada no mercado.
Então, foi pensando nisso que o Tangerino, empresa de software de departamento pessoal, decidiu dar um novo passo e investir no canal que vem crescendo no mercado: o marketing de indicação.
Nesse artigo, você confere um resumo do webinar da BuzzLead em parceria com a Tangerino com os insights e resultados do programa de indicação da marca! Durante o evento, contamos com a presença de Victoria Ferreira, supervisora de canais, e Nayara Castro, account manager do Tangerino.
O início das indicações do Tangerino
Para termos um contexto, o Tangerino prospecta clientes que são pequenas e médias empresas. O objetivo aqui é prover a solução de departamento pessoal para empresas que possuem, em média, de 5 a 10 colaboradores. O sistema foi pensado para ser simples, prático e para centralizar os processos burocráticos.
Antes de contratar a BuzzLead, o Tangerino by Sólides já possuía diversos canais de aquisição de clientes. Além disso, a empresa já tinha o costume de pedir indicações de forma orgânica após demonstrações, fechamentos e outros momentos, mas essa estratégia não era estruturada.
Isso era uma faca de dois gumes para a Tangerino. Pois, ao mesmo tempo em que conseguiam indicações, a empresa não possuía uma solução para gerenciar, automatizar e simplificar todo esse processo. Outro ponto é que, até esse momento, a empresa não tinha o que sempre falamos aqui na BuzzLead: a estratégia.
Com isso, a Tangerino tinha uma grande oportunidade de geração de negócios em mãos que seria lapidada pouco tempo depois.
Estruturando as indicações com a BuzzLead
Diante desses desafios, o Tangerino decidiu contratar a BuzzLead para ajudá-los a estruturar esse canal de vendas por indicação e otimizar sua estratégia de vendas para esse canal.
A partir disso, a equipe de especialistas da BuzzLead realizou uma análise da situação da empresa e desenvolveu uma estratégia de geração de leads personalizada. Tudo isso levando em consideração as necessidades e objetivos do Tangerino.
Nesse momento, a equipe comercial da empresa deixou de depender da interceptação de leads pelo setor de marketing e passou a receber oportunidades através de indicações.
Além disso, o Tangerino desenvolveu um tratamento personalizado para os leads vindos por indicação, o que teve um impacto positivo na experiência e relacionamento daquelas pessoas com a marca.
De onde vêm as indicações?
Por razões estratégicas, o Tangerino diferencia as suas indicações em 3 grupos: a indicação, o embaixador e a revenda.
A indicação é aquela que ocorre de forma esporádica e pontual.
Já os embaixadores são aqueles que, de fato, realizam indicações recorrentes, além de terem uma preocupação com o marketing para propagarem o nome do Tangerino através de novas prospecções.
Por fim, temos a revenda, que é a equipe responsável por todo o processo comercial. Aqui o foco maior é a venda e a apresentação da solução.
Sendo assim, um ponto de destaque é que o programa de indicação do Tangerino não é direcionado apenas para clientes. Como já vimos no case da RD Station, é possível estimular que os próprios colaboradores indiquem a empresa.
Resultados obtidos pelo Tangerino com o Programa de Indicação
Com o auxílio dos estrategistas da BuzzLead, o Tangerino conseguiu aumentar em 5x seu volume de indicações em apenas 1 ano.
Durante o webinar, Victoria Ferreira destacou alguns pontos importantes para o sucesso do programa de Indicação:
- Os links divulgadores: eles foram excelentes aliados para rastrear de onde veio cada indicação.
- O Painel do Embaixador: essa ferramenta proporciona uma enorme transparência durante todo o processo de indicação. Além disso, ela aumenta ainda mais a confiança da marca e o bom relacionamento com os embaixadores.
- A Plataforma: o fato de os leads vindos por indicação permanecerem dentro da plataforma da BuzzLead foi um ponto muito positivo porque possibilita a criação de um atendimento personalizado.
Desse modo, outro resultado satisfatório para o Tangerino foi o quanto o setor de canais teve uma expansão dentro da empresa. Hoje, 34% das vendas ocorrem por indicação e foram feitas através da plataforma BuzzLead.
Boas experiências geram boas indicações
Um dos tópicos mencionados no webinar foi a importância da experiência do cliente para a geração de indicações.
Não basta ter apenas o melhor produto do mercado. A sua empresa deve ofertar uma experiência positiva para que, quando o cliente pense na sua marca, ele só tenha coisas positivas para dizer.
E é aqui que surgem as indicações!
Então, quanto melhor for a experiência e a satisfação com seu produto ou serviço, maior será a probabilidade daquele cliente indicar a sua empresa.
👉Inclusive, neste artigo você confere algumas dicas importantes para pedir indicações de forma eficiente: [ARTIGO] Como Pedir Indicação
Então valeu a pena criar um programa de indicação para o Tangerino?
Bom, além dos resultados que já mostramos nesse artigo, um programa de indicação bem estruturado pode trazer diversos benefícios como: redução do CAC, redução do tempo de fechamento de vendas, maior engajamento dos clientes com a marca, aumento de autoridade no mercado, entre outros benefícios.
Sendo assim, hoje, o Tangerino tem uma certa previsibilidade com relação às vendas por indicação, já que esses clientes chegam com menos restrições para a compra e já possuem um nível maior de confiança na marca.
Agora, se você quer acompanhar na íntegra quais foram os desafios e como o Tangerino conseguiu aumentar em 5x o seu volume de indicações, assista à gravação completa do webinar: