Saiba tudo sobre Programa de Indicações e seus 5 pilares
O programa de indicações é algo pouco explorado aqui no Brasil. Por isso, muitas vezes é difícil achar informações completas sobre o que realmente seria um.
Agora, chega de dúvidas.
Este artigo vai te mostrar:
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- o que é um programa de indicações
- quais são os benefícios para empresas
- os 5 pilares que devem ser seguidos para ter sucesso
Se prepare e vamos começar!
O que é um Programa de Indicações?
O Programa de Indicações é uma tática que se insere dentro do Marketing de Indicação (Referral Marketing, Marketing Boca a Boca e todos os seus outros sinônimos).
Por esse motivo, se baseia nos mesmos princípios: as pessoas gostam e têm o costume de compartilhar suas boas experiências.
Philip Kotler, simplesmente o maior nome do marketing, que tem influência no mundo inteiro com suas ideais e presta consultoria para empresas com renome como o Bank of America e a IBM, afirma em sua obra mais aclamada, Marketing 4.0, que: “os consumidores atuais tornaram-se altamente dependentes das opiniões dos outros. Em muitos casos, esses pontos de vista chegam até a se sobrepor à preferência pessoal e às comunicações de marketing”.
Ainda em seu manual de marketing, Kotler discorre sobre o seguinte fato:
“Na mente dos consumidores, seu círculo íntimo de amigos e familiares fornece uma blindagem contra marcas e empresas ruins”
Sendo assim, eu te pergunto…
Você confia mais na indicação de um amigo ou em um anúncio aleatório da internet?
Percebeu?
Este cenário é palpável pois podemos ver a influência do Marketing de Indicação no nosso próprio dia-a-dia!
Isso acontece porque somos animais sociais e cada vez mais indicamos coisas, às vezes até sem perceber. Alguns possuem um público maior que outros e influenciam uma multidão.
Dentro disso chega o programa de indicação.
A partir disso, se desenrola em uma sistemática de indicações, no qual um cliente satisfeito indica a empresa que lhe prestou um ótimo serviço e/ou produto, para outra pessoa, que geralmente é um amigo ou parente.
Isso é feito através de landing pages, formulários e planilhas.
Mas, dependendo do quanto a empresa deseja investir, existem softwares com um dashboard personalizado – como o da Buzzlead 😉
Então, o processo inteiro é automatizado e todas as informações do mesmo são centralizadas em um único lugar.
Mas o incrível não está só neste fato.
O Programa de Indicações:
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- transforma as indicações orgânicas da empresa em algo recorrente, através de campanhas e links embaixadores;
- potencializa o alcance das campanhas de indicações criadas;
- desenvolve uma estratégia de incentivo, para que mais pessoas sintam-se inclinadas a indicar cada vez mais pessoas.
Atraindo clientes através de um Programa de Indicações
O Marketing de Indicação é como um imã de pessoas, ou seja, quanto mais clientes falam do seu negócio, mais pessoas são atingidas e atraídas para ele.
Por isso, é uma rede com tendência de se expandir sem fronteiras.
Isso acontece porque costumamos confiar muito mais no nosso círculo social interno ou em influencers digitais com os quais nos identificamos.
A partir disso, como já temos certa convivência com essas pessoas, temos a certeza que vão nos proteger de marcas com más intenções.
Além dessa capacidade de “viralização“, o mundo da indicação também tem vários benefícios para a empresa em si.
São eles:
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- CAC (Custo de Aquisição de Clientes) e ciclo de vendas reduzem
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- LTV (LifeTime Value) e ticket médio aumentam
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- clientes mais leais à sua marca
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- contato mais pessoal e personalizado com seu público
- ICP (Perfil de Cliente Ideal) mais assertivo
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- a confiança na sua marca aumenta
Ou seja, tudo que uma empresa precisa dentro deste mercado voltado para o ser humano.
Por esse motivo, o papel do Programa de Indicações será facilitar todo o processo de indicação tanto para a empresa quanto ao cliente.
Os 5 Pilares de um Programa de Indicações
Chegamos ao momento tão esperado: os 5 Pilares do Programa de Indicações.
Leandro Martins, CEO da Buzzlead, conseguiu ter uma sacada incrível: percebeu quais são os itens essenciais para um programa de indicações ter sucesso, e assim, deu origem aos 5 Pilares:
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- Pedir
- Facilitar
- Recompensar
- Transparência
- Divulgação
Vamos destrinchar cada um deles:
Pedir
Pode parecer uma simples ação, mas todos decidem negligenciar o poder de um pedido.
Mas, o pedido de uma indicação está relacionado a um poderoso gatilho mental: Reciprocidade.
É provado que estamos naturalmente convencionados a retribuir sempre quando alguém nos faz bem.
Por esse motivo, quando a empresa promove uma experiência fantástica e faz com que o cliente se sinta especial; o mesmo, por sua vez, concebe favores como: divulgar a marca nas redes sociais, dar um feedback, responder pesquisas e, o mais importante, fazer uma indicação.
Então peça!
Não é obrigação ou prioridade do cliente te indicar. Por vários motivos:
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- esquecimento;
- demora para encontrar uma pessoa para indicar;
- nível de empolgação diminui;
- o timing da ótima experiência passa.
Por isso, mapeie os momento nos quais os clientes se mostram mais satisfeitos e peça a indicação.
O segredo aqui é aproveitar o momento WOW.
Além disso, basta escolher qual a melhor maneira de pedir, incluindo a mensagem e o canal utilizados.
Aqui, vale explorar os meios de comunicação que sua empresa possui. Ou seja, você pode fazer desde contato presencial, durante uma negociação, e-mail marketing ou mensagens do Whatsapp.
Este ato que parece singelo, aumenta – e muito! – as suas chances do cliente realmente fazer uma indicação.
Por isso, não espere pelas indicações orgânicas quando você pode escalá-las apenas pedindo.
Facilitar
A sua empresa precisa ter um canal prático que facilite o processo de indicação para o cliente.
Depois de conseguir pedir a indicação no momento certo, é necessário descomplicar e garantir que a indicação aconteça naquele momento.
Nessa Era em que cada minuto é precioso e ninguém tem tempo suficiente para quase nada; se quisermos escalar nosso Marketing de Indicação, o melhor caminho é possibilitar meios mais fáceis e práticos de indicação.
Kotler também aborda esse tema sobre o novo perfil do consumidor e fala sobre “sua tendência à mobilidade”.
“Eles se deslocam muito, com frequência trabalham longe de casa e vivem em um ritmo acelerado”.
Isso pode ser feito através de formulários ou links que permitem o compartilhamento em redes sociais, CTAs estratégicos, landing pages, oferecer textos prontos para a indicação; qualquer artifício no qual gerar a indicação para o máximo de pessoas possível.
Não se esqueça de registrar todo o processo. Principalmente, a fase em que a conversão é conquistada.
O que nos leva ao terceiro pilar que é…
Recompensar
….recompensar o seu cliente embaixador.
Claramente aqueles clientes que defendem sua marca merecem uma retribuição.
Você tem então três opções de incentivar seus clientes:
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- bonificar o indicador, quando a indicação converter em vendas;
- o indicado, com o objetivo de incentivar a compra;
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- ou ambos
Desta forma, sua empresa torna as indicações mais previsíveis.
Além do cliente ter recebido uma experiência excelente da sua marca e agora, se compartilhar com todos, ele será recompensado. Ou seja, benefício em dobro para ele.
Os clientes então ficam mais engajados a participar do seu programa de indicações.
O próximo passo é escolher uma recompensa atrativa e adequada ao seu estilo de negócio.
Veja a Nofaro, por exemplo. A empresa do segmento de pets, oferece 50% de desconto na próxima mensalidade do cliente que indicou e gerou conversão
As estratégias podem ser:
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- comissão por porcentagem do valor da venda;
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- prêmios em dinheiro;
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- pontos cumulativos;
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- cupons;
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- upsell;
- descontos;
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- cross selling… e por aí vai
O modelo de cupons e descontos são os mais comuns, mas você pode adequar facilmente a recompensa para o estilo de negócios da sua empresa.
Faça pesquisas com o seu público para saber o que mais irá fazê-los brilhar os olhos.
Os clientes precisam de um incentivo se você quiser que as indicações sejam frequentes.
Através das recompensas é possível fomentar a recompra e gerar resultados não só para a sua marca, mas para o cliente também. Tornando-o mais fiel e satisfeito.
Transparência
Estamos quase no final e é importante que você seja transparente.
Essa é uma simples ação que muitos esquecem, mas é de extrema importância.
Seja honesto com seu cliente e notifique sempre quando houver alguma novidade no processo da indicação.
O cliente deve saber de VOCÊ se o indicado converteu ou ainda está evoluindo no processo de negociação; e quais recompensas estão envolvidas.
Com isso sua empresa conquista três coisas:
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- os clientes não se frustram
- antecipam e participam da venda
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- se sentem importantes e relevantes para a empresa.
É nesta etapa na qual sua marca adquire mais valor e credibilidade. Um momento de conexão com o cliente é criado e, claramente, ele irá falar disso para quem quiser ouvir.
Divulgação do Programa de Indicações
E para fechar com chave de ouro vem ela, a extraordinária e famigerada Divulgação!
Se pedir indicação é algo pessoal do relacionamento com seu cliente, ao divulgar o Programa de Indicações a sua pegada será geral, com foco em fazer todos conhecerem e indicarem a sua marca.
Existem dois modelos de Programas de Indicações:
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- Fechado: apenas clientes podem fazer indicações.
- Aberto: qualquer pessoa que conheça do programa pode realizar indicações.
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Desta maneira, também deve ser divulgado para a sua base de cliente qual é o modelo do programa de indicações da sua empresa. Só será possível indicar se o indicador tiver conhecimento do seu Programa de Indicação, não é mesmo?
Por esse motivo, ter uma linguagem clara e objetiva contribui para que qualquer um entenda sem dificuldades como participar e o que irá ganhar com isso.
Além disso, explorar canais para divulgar o Programa de Indicação é fundamental para que toda sua base tenha conhecimento do mesmo.
Conheça os melhores canais de divulgação:
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- Site ou Plataforma
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- E-mail Marketing
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- Redes Sociais
- Colaboradores Engajados
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Ficou curioso para saber como usar cada um destes canais? Confira neste artigo qual o propósito de cada plataforma e como escolher a mais adequada para sua empresa.
Conclusão
Ao adotar esses 5 Pilares, o sucesso do seu programa de indicações estará garantido. É uma forma simples, mas bem estruturada, que irá incrementar o seu referral e, consequentemente, escalar suas vendas.
Um programa de indicações de sucesso deve funcionar como um loop infinito: inicia com a indicação de um Lead qualificado e, ao invés de terminar na conversão do lead em cliente, reinicia o processo provocando a indicação de novos leads.
Para ajudar sua empresa a conquistar sucesso com um programa de indicações, a Buzzlead possui uma metodologia exclusiva para a criação de estratégias de acesso ao mercado, baseadas na indicação boca a boca, e uma plataforma online para automatizar e gerenciar todo o processo.
Invista no futuro da sua empresa com o futuro do Marketing!
[Atualizado em 06 de dezembro de 2022]