Programa de indicação para e-commerce: o passo a passo simples

As indicações servem para e-commerce também?

Programa de indicação para e-commerce é a tática que mais faz sentido para não só conquistar novos clientes, mas também fazer aqueles já conquistados a comprarem mais.

Porém, muitos e-commerces ainda estão deixando essa oportunidade de lado ou então nem sabem por onde começar.

Isso porque, ainda há quem acredite que o boca a boca e as indicações estão só no offline, fora dos meios digitais ou é muito difícil de ter uma estratégia para o controlar no online.

Engano terrível e que te faz perder inúmeras possibilidades de venda.

A estratégia com mais pontos de contato e gatilhos para explorar

Para te dar uma ideia do grande potencial de ter um programa de indicação para e-commerce, é que segundo um estudo da WOMMA (Word of Mouth Marketing Association), diariamente nos Estados Unidos há mais de 2 bilhões de conversas relacionadas à marcas e produtos que os clientes usam, gostam e querem compartilhar a experiência com outras pessoas para que possam aproveitar da mesma maneira. 

Além disso, é fato que 82,7 dos domicílios brasileiros têm acesso à internet e este número cresce mais a cada ano.

Só com dados básicos pode-se perceber que há várias possibilidades de pontos de contato até gatilhos para explorar dentro e fora do seu e-commerce.

Cada cliente que compra na sua loja digital hoje, consegue trazer novos clientes fiéis a sua marca. Isso porque, o seu site é o principal canal digital que aumenta a credibilidade, oferece segurança e gera confiança ao seu cliente.

A princípio já se percebe que este é o meio oficial da empresa no meio digital, é o endereço eletrônico pelo qual as pessoas sempre podem procurar pela empresa diretamente. Ao procurar pelo seu serviço ou produto no Google, as pessoas devem encontrar a sua página facilmente. É nela que seu produto ou serviço poderá ser solicitado.

Por isso, todo ponto desde o primeiro contato com o cliente é essencial para o sucesso do seu programa de indicação e, como consequência, das suas vendas também.

Veja algumas ferramentas que não podem faltar para o seu e-commerce neste artigo: 4 Ferramentas Essenciais De Marketing Para E-Commerce.

Os benefícios do programa de indicação para e-commerce

A indicação nada mais é do que alguém que experimentou uma solução incrível e influenciou outras pessoas a terem a mesma.

E é assim que um programa de indicação funciona:

Uma pessoa acabou de comprar no seu e-commerce e gostou muito da compra. Logo depois, aparece uma mensagem no final do processo perguntando se algum amigo gostaria daquele produto também.

Ela indica um amigo, é surpreendida com um cupom de 10% depois que o amigo faz a compra também e agora pode navegar no seu e-commerce de novo para comprar mais.

Os clientes se engajam para trazer novos clientes, gerando muito mais receita para a loja e podendo comprar ainda mais também!

Isso gera clientes mais satisfeitos e fiéis à sua marca. 

Além disso, traz mais leads qualificados, já que seus clientes te conhecem melhor que ninguém e indicam as pessoas que, assim como eles, se interessam por seus produtos. 

Desta forma você transforma seus próprios clientes em seus melhores vendedores, pois a satisfação da sua base de clientes dá força a sua marca, e assim, o seu cliente se torna o seu principal ativo de vendas e de marketing.

Outra vantagem dos programas de indicação para e-commerce é que aqueles clientes indicados, fecham a venda mais rápido. Assim, reduz o tempo de conversão, pois a pessoa já vai preparada para comprar e sabe o que precisa.

Depois de todas essas vantagens, percebemos que ativar um programa de indicação é para quem pensa grande.

Por isso, caso já queira saber mais benefícios de ter um programa de indicação para o seu e-commerce, chame o nosso Buzz no chat!

O passo a passo simples para montar um Programa de indicação para e-commerce

Já que você está aqui, tenho certeza que este é o seu caso.

É fato de que:

O Marketing de indicação gera crescimento de 200% para e-commerce de moda feminina no Brasil, segundo o E-commerce News.

E ainda que:

Mais de 25% de todas as conversas off-line agora incluem pessoas falando sobre o que elas veem na mídia digital, de acordo com o Engagement Labs.

Se quiser entender mais sobre o que é um programa de indicação e como essa tática funciona, leia nosso artigo: Programa De Indicações: Tudo O Que Você Precisa Saber

Agora vamos ao passo a passo:

Segmente a sua base de contatos

A primeira tarefa a fazer antes de ativar seu programa de indicação é segmentar bem sua base de leads. 

Identifique em especial aqueles que compram com maior frequência e os que deram excelentes avaliações. 

Estes contatos já são um começo para trabalhar.

Identifique os momentos “AHA”

Agora mapeie os momentos nos quais os clientes se mostram mais satisfeitos e peça a indicação. O segredo é aproveitar o momento “AHA”, quando o cliente está feliz com seus produtos e atendimento.

Depois basta escolher qual a melhor maneira de pedir, incluindo a mensagem e o canal utilizados.

Vale explorar os meios de comunicação que sua empresa possui. Você pode testar desde o contato presencial durante uma negociação, e-mail marketing, pop-ups, chat ou mensagens do Whatsapp.

E por falar nisso, vamos passar para o próximo tópico.

Defina seus gatilhos e sua comunicação

Para cada gatilho, ou seja, uma boa avaliação ou compra feita, crie mensagens de indicação personalizadas.

Personalize várias mensagens para os diferentes canais e gatilhos. 

Além disso, também facilite a indicação e deixe uma mensagem padrão para o cliente indicar outra pessoa.

Cada mensagem criada será enviada pelo seu cliente para um amigo, automaticamente. Assim, fica mais pessoal, sem envios por automação, o que aumenta a confiança na indicação.

Escolha as recompensas e incentivos

Defina as recompensas por cada indicação. Trabalhe pontuações para indicações e/ou conversões, para trocar por produtos e brindes, ou ainda trabalhe recompensas em dinheiro, desconto ou comissão.

É interessante trabalhar o que melhor funciona para seu e-commerce e seu público. Há opções como:

  • Pontos
  • Valor fixo
  • Percentual sobre a venda

.

Oferecer recompensas e incentivos é uma ótima maneira para estimular as indicações. Assim, é possível fidelizar por meio da recompra e incentivar a pessoa indicada para comprar do seu e-commerce.

Automatize seu programa de indicação para e-commerce

Esta etapa vai facilitar toda a criação e acompanhamento dos resultados das suas campanhas de indicação. 

Com uma ferramenta automatizada de programa de indicação, você tem o controle de todas as conversões realizadas através das indicações, e saiba exatamente qual o retorno gerado por cada embaixador. 

O processo é facilitado até para seus clientes embaixadores, pois terão links únicos de indicação, mensagens padrões e um painel para gerenciar suas recompensas.

Aumente seu faturamento com essas dicas: 6 Dicas De Vendas Para Você Faturar Ainda Mais Com Seu E-Commerce.

Você pode dar o seu primeiro passo e ver como montar o seu próprio programa de indicações no nosso chat ao lado. Durante toda a sua jornada, você terá os melhores Especialistas em Marketing de Indicação do país, dedicados a te conduzir, concedendo todo suporte, para criação dos melhores Programas de Indicação.

Te conduzimos do zero ao sucesso, na criação da sua estratégia de indicação!

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