Programa de indicação para e-commerce: o passo a passo simples

Pra aumentar suas vendas no e-commerce: aposte na melhor estratégia! Tenha um programa de indicação exclusivo! Confira aqui o passo a passo.

As indicações servem para e-commerce também?

Programa de indicação para e-commerce é a tática que mais faz sentido para não só conquistar novos clientes, mas também fazer aqueles já conquistados a comprarem mais.

Porém, muitos e-commerces ainda estão deixando essa oportunidade de lado ou então nem sabem por onde começar.

Isso porque, ainda há quem acredite que o boca a boca e as indicações estão só no offline, fora dos meios digitais ou é muito difícil de ter uma estratégia para o controlar no online.

Engano terrível e que te faz perder inúmeras possibilidades de venda.

A estratégia com mais pontos de contato e gatilhos para explorar

Para te dar uma ideia do grande potencial de ter um programa de indicação para e-commerce, é que segundo um estudo da WOMMA (Word of Mouth Marketing Association), diariamente nos Estados Unidos há mais de 2 bilhões de conversas relacionadas à marcas e produtos que os clientes usam, gostam e querem compartilhar a experiência com outras pessoas para que possam aproveitar da mesma maneira. 

Além disso, é fato que 82,7 dos domicílios brasileiros têm acesso à internet e este número cresce mais a cada ano.

Só com dados básicos pode-se perceber que há várias possibilidades de pontos de contato até gatilhos para explorar dentro e fora do seu e-commerce.

Cada cliente que compra na sua loja digital hoje, consegue trazer novos clientes fiéis a sua marca. Isso porque, o seu site é o principal canal digital que aumenta a credibilidade, oferece segurança e gera confiança ao seu cliente.

A princípio já se percebe que este é o meio oficial da empresa no meio digital, é o endereço eletrônico pelo qual as pessoas sempre podem procurar pela empresa diretamente. Ao procurar pelo seu serviço ou produto no Google, as pessoas devem encontrar a sua página facilmente. É nela que seu produto ou serviço poderá ser solicitado.

Por isso, todo ponto desde o primeiro contato com o cliente é essencial para o sucesso do seu programa de indicação e, como consequência, das suas vendas também.

Veja algumas ferramentas que não podem faltar para o seu e-commerce neste artigo: 4 Ferramentas Essenciais De Marketing Para E-Commerce.

Os benefícios do programa de indicação para e-commerce

A indicação nada mais é do que alguém que experimentou uma solução incrível e influenciou outras pessoas a terem a mesma.

E é assim que um programa de indicação funciona:

Uma pessoa acabou de comprar no seu e-commerce e gostou muito da compra. Logo depois, aparece uma mensagem no final do processo perguntando se algum amigo gostaria daquele produto também.

Ela indica um amigo, é surpreendida com um cupom de 10% depois que o amigo faz a compra também e agora pode navegar no seu e-commerce de novo para comprar mais.

Os clientes se engajam para trazer novos clientes, gerando muito mais receita para a loja e podendo comprar ainda mais também!

Isso gera clientes mais satisfeitos e fiéis à sua marca. 

Além disso, traz mais leads qualificados, já que seus clientes te conhecem melhor que ninguém e indicam as pessoas que, assim como eles, se interessam por seus produtos. 

Desta forma você transforma seus próprios clientes em seus melhores vendedores, pois a satisfação da sua base de clientes dá força a sua marca, e assim, o seu cliente se torna o seu principal ativo de vendas e de marketing.

Outra vantagem dos programas de indicação para e-commerce é que aqueles clientes indicados, fecham a venda mais rápido. Assim, reduz o tempo de conversão, pois a pessoa já vai preparada para comprar e sabe o que precisa.

Depois de todas essas vantagens, percebemos que ativar um programa de indicação é para quem pensa grande.

Por isso, caso já queira saber mais benefícios de ter um programa de indicação para o seu e-commerce, chame o nosso Buzz no chat!

O passo a passo simples para montar um Programa de indicação para e-commerce

Já que você está aqui, tenho certeza que este é o seu caso.

É fato de que:

O Marketing de indicação gera crescimento de 200% para e-commerce de moda feminina no Brasil, segundo o E-commerce News.

E ainda que:

Mais de 25% de todas as conversas off-line agora incluem pessoas falando sobre o que elas veem na mídia digital, de acordo com o Engagement Labs.

Se quiser entender mais sobre o que é um programa de indicação e como essa tática funciona, leia nosso artigo: Programa De Indicações: Tudo O Que Você Precisa Saber

Agora vamos ao passo a passo:

Segmente a sua base de contatos

A primeira tarefa a fazer antes de ativar seu programa de indicação é segmentar bem sua base de leads. 

Identifique em especial aqueles que compram com maior frequência e os que deram excelentes avaliações. 

Estes contatos já são um começo para trabalhar.

Identifique os momentos “AHA”

Agora mapeie os momentos nos quais os clientes se mostram mais satisfeitos e peça a indicação. O segredo é aproveitar o momento “AHA”, quando o cliente está feliz com seus produtos e atendimento.

Depois basta escolher qual a melhor maneira de pedir, incluindo a mensagem e o canal utilizados.

Vale explorar os meios de comunicação que sua empresa possui. Você pode testar desde o contato presencial durante uma negociação, e-mail marketing, pop-ups, chat ou mensagens do Whatsapp.

E por falar nisso, vamos passar para o próximo tópico.

Defina seus gatilhos e sua comunicação

Para cada gatilho, ou seja, uma boa avaliação ou compra feita, crie mensagens de indicação personalizadas.

Personalize várias mensagens para os diferentes canais e gatilhos. 

Além disso, também facilite a indicação e deixe uma mensagem padrão para o cliente indicar outra pessoa.

Cada mensagem criada será enviada pelo seu cliente para um amigo, automaticamente. Assim, fica mais pessoal, sem envios por automação, o que aumenta a confiança na indicação.

Escolha as recompensas e incentivos

Defina as recompensas por cada indicação. Trabalhe pontuações para indicações e/ou conversões, para trocar por produtos e brindes, ou ainda trabalhe recompensas em dinheiro, desconto ou comissão.

É interessante trabalhar o que melhor funciona para seu e-commerce e seu público. Há opções como:

  • Pontos
  • Valor fixo
  • Percentual sobre a venda

.

Oferecer recompensas e incentivos é uma ótima maneira para estimular as indicações. Assim, é possível fidelizar por meio da recompra e incentivar a pessoa indicada para comprar do seu e-commerce.

Automatize seu programa de indicação para e-commerce

Esta etapa vai facilitar toda a criação e acompanhamento dos resultados das suas campanhas de indicação. 

Com uma ferramenta automatizada de programa de indicação, você tem o controle de todas as conversões realizadas através das indicações, e saiba exatamente qual o retorno gerado por cada embaixador. 

O processo é facilitado até para seus clientes embaixadores, pois terão links únicos de indicação, mensagens padrões e um painel para gerenciar suas recompensas.

Aumente seu faturamento com essas dicas: 6 Dicas De Vendas Para Você Faturar Ainda Mais Com Seu E-Commerce.

Você pode dar o seu primeiro passo e ver como montar o seu próprio programa de indicações no nosso chat ao lado. Durante toda a sua jornada, você terá os melhores Especialistas em Marketing de Indicação do país, dedicados a te conduzir, concedendo todo suporte, para criação dos melhores Programas de Indicação.

Te conduzimos do zero ao sucesso, na criação da sua estratégia de indicação!

Somos uma Solução completa, formada por um Time de Especialistas e uma Plataforma Online pioneira no Brasil, dedicados a aumentar os resultados do seu e-commerce, através de um Programa de Indicação personalizado.

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