Vendas: saiba como se preparar para a Black Friday

Oportunidade pra expandir suas vendas e fidelizar seus clientes. Saiba o que fazer pra se preparar para a Black Friday e se destacar.

Saiba quais estratégias usar para se preparar da melhor maneira na Black Friday e garantir resultados históricos na sua empresa

O que a Black Friday deste ano vai trazer?

Com a Black Friday chegando é difícil saber por onde começar e como inovar para chamar atenção dos clientes em meio a tantas promoções e ofertas diferentes.

Mas calma que ainda dá tempo de se preparar para a data e ainda vender muito!

E mesmo em meio a tantas crises de vários tipos por aí, o mercado está com grandes expectativas para a data deste ano de 2021.

A pesquisa da Conversion, por exemplo, mostra que a intenção de compra dos clientes pelo Brasil durante a Black Friday deve chegar a 87,75%. Isto é, 14,7% a mais que no ano passado.

Podemos perceber isso também no crescimento que vem se aumentando desde 2020. Isso porque, em tal ano,  o faturamento deu um salto de 31%, o que o fez chegar aos R$ 5,1 bilhões.

Além disso, de acordo com o relatório da Neotrust, foi indicado um aumento em comparação com 2019 no faturamento total (31%), quantidade de pedidos, (24,7%); e ticket médio das compras (5,1%).

Então a resposta para a pergunta deste tópico é: irá trazer muito faturamento e oportunidades de venda!

Expectativas dos clientes na Black Friday

Ao analisarmos tantos dados como os apresentados acima, podemos perceber de longe que o mercado com certeza vai ser reaquecido e as pessoas tendem a continuar suas compras.

Clientes do mundo todo aguardam a tão esperada data e eles também costumam se preparar para a Black Friday, tanto para comprar itens que a muito tempo queriam quanto para aproveitar as ofertas e pegar qualquer coisa que estiver em promoção, aproveitando todo o clima de compras. 

Dentro disso, nota-se também o novo perfil de consumidor, que prefere se preparar e se informar com bastante antecedência, de modo a pesquisar muito sobre o que quer, fazendo listas de compras e já garantindo os presentes das festas de fim de ano também.

4 em cada 10 consumidores já fizeram planos para comprar nesta data. Contudo, suas preferências vão se voltar mais para o digital.

Sendo assim, não só as expectativas do mercado são altas para esta Black Friday, como as dos clientes também serão.

Por conta disso, você deve se preparar para a Black Friday tanto quanto se prepara para grandes datas comemorativas como o Natal ou o Dia das Mães, como por exemplo.

E foi pensando nisso que separamos a seguir algumas instruções para te ajudar a se preparar para a Black Friday.

Afinal esta é uma grande oportunidade para dar uma guinada no crescimento da sua empresa. 

Como se preparar para a Black Friday da melhor maneira?

O Antes

Já vamos avisar que esta não é uma data para te dar prejuízos. Por isso, planeje todas as suas ofertas com antecedência e cuidado nos cálculos, para não fazer promoções “loucas” demais, sem embasamento ou estratégia por trás. 

O intuito da Black Friday é escalar suas vendas e possibilitar o seu crescimento, e não causar um rombo no capital da sua empresa.

Por isso, tudo é questão de preparo. 

E por falar nisso, todos nós sabemos que a black friday não dura somente um dia.

Por isso, além de preparar as suas campanhas e automações de marketing, inclua na sua estratégia um “esquenta” também.

Algumas marcas ainda usam todo o mês de novembro para fazer suas promoções e venderem mais. 

Essa tendência vem crescendo, de modo a ganhar mais marcas adeptas e consumidores de olho nas condições especiais durante o mês inteiro.

Assim, depois de toda logística das suas promoções preparada, agende e já deixe no gatilho os seus disparos de e-mail, remarketing, posts em redes sociais. Ou seja, tudo o que você precisa para fazer uma divulgação completa para seus clientes.

Segue então uma lista completa de pré-campanha:

  • Defina quais produtos ou serviços ficarão em promoção
  • Defina qual o período das suas promoções
  • Calcule a oferta mais proveitosa tanto para sua marca quanto para seu cliente
  • Defina as políticas das promoções, com regras claras de participação
  • Trace objetivos e metas para cada campanha
  • Defina o processo de atendimento
  • Defina o processo de entrega
  • Revise suas segmentações e listas de remarketing
  • Crie gatilhos no seu site
  • Liste seus canais principais de divulgação
  • Prepare as comunicações e peças publicitárias
  • Deixe tudo agendado e engatilhado 

Ah, e vale a pena planejar uma estratégia de prevenção ou contenção de imprevistos.

Mas como fazer isso?

Não temos bola de cristal, mas alguns problemas sabemos que podem ocorrer. Por isso, liste todos os possíveis erros e crises que podem acontecer e trace táticas para contorná-los ou, melhor ainda, evitá-los.

Assim, você terá tudo mesmo em mãos para ativar as suas campanhas e vender muito!

Prepare também toda a sua equipe para ficar a postos para possíveis crises que surgirem – e quase sempre surgem…

Afinal, a experiência do cliente é a que mais conta para ele comprar mais de você e ainda trazer um amigo para comprar também. Princípio básico de ganhar indicações.

O durante: no dia da Black Friday

Com tudo pronto, é só partir para o abraço. 

Isto é, aplicar o seu plano de divulgação e acompanhar tudo de perto para evitar transtornos ao máximo.

Por isso, a primeira etapa de se preparar para a Black Friday com antecedência, é tão importante. Com um bom planejamento, tanto para a divulgação até gestão de crise, quando chega a hora H tudo flui.

O foco durante a Black Friday deve ser em monitoramento e atendimento de excelência, tanto das métricas de cada objetivo quanto dos processos com sua equipe.

Além disso, é preciso ficar de olho nas possíveis crises que aparecerem e consultar seu manual de contenção feito na etapa anterior.

Outro ponto é não parar a sua divulgação só porque o período das suas promoções começou. 

Sendo assim, em especial durante isso, tenha sempre em mente de que quanto mais segmentados os seus conteúdos, gatilhos e mensagens, melhor.

Isso porque, quem a receber vai se identificar ainda mais e ter maior tendência a comprar o que você está oferecendo. Afinal, aquela oferta falou diretamente com a pessoa e tocou no que ela realmente estava precisando.

Por conta disso, confira e acompanhe se suas automações estão bem alinhadas com as características de um público em específico e se estão fazendo o efeito desejado, pois você pode atualizar e turbinar os resultados até durante a data.

O depois

Agora, depois de toda a movimentação passar e as ofertas acabarem, hora de sentar e analisar os resultados das suas campanhas e os KPIs de cada uma delas.

Porém, o seu trabalho não deve parar por aí.

A Black Friday também é uma ótima oportunidade para você trabalhar a fidelização. 

Isso porque, ao oferecer uma experiência de compra incrível, com certeza o seu cliente vai voltar para conferir suas outras soluções.

Por isso, esta é a hora de se preparar para a Black Friday depois dela acontecer, e assim, expandir os seus ganhos com as vendas feitas. 

Dentro disso, você pode estimular a recompra ou até incentivar seu cliente satisfeito a indicar amigos para conhecerem os produtos ou serviços da sua marca.

Fazer isso é muito lógico e mais fácil, pois quando o cliente está satisfeito ele com certeza vai continuar acompanhando tudo o que sua empresa tem a oferecer. 

Assim, você pode aumentar as suas vendas sem gastar nada a mais por isso. Quer saber mais sobre como montar uma estratégia assim? Vem bater um papo com um Buzz no chat que vamos te contar tudo!

POSTS MAIS LIDOS

Artigos relacionados