O poder brutal e pouco explorado da indicação boca a boca no segmento da beleza

Você já imaginou um cenário aonde as suas clientes vendem pra você, no automático, e a sua sala de espera fica LO-TA-DA todos os dias?

A maioria dos centros de beleza e estética investe em Marketing para atrair mais clientes, mas infelizmente gasta muito e acaba não tendo retorno.

Me responda: seu Instagram te traz novas clientes todos os dias interessadas em comprar?

Pode até ser que sim, mas a grande maioria vai responder não.

O maior problema disso tudo é que o custo de captar clientes é muito maior quando você tenta conquistar um cliente do zero, que nunca ouviu falar do seu centro estético.

A grande solução, e que você geralmente ignora, é quebrar essa barreira do primeiro contato usando a indicação das suas clientes.

Logo a frente falarei mais sobre isso.

Mas me responda agora: as indicações já te trouxeram alguma cliente?

Eu aposto uma mensalidade do BuzzLead que você respondeu que sim.

A indicação é, e provavelmente sempre será, a melhor forma de se adquirir um novo cliente.

Provavelmente você já deve ter ouvido falar ou até mesmo participado de um programa de indicações de clientes.

Mas antes de entrar de cabeça no programa de indicação quero te mostrar a força brutal que a indicação tem, e porque você está perdendo dinheiro por não criar um programa de indicações agora.

Um pouco sobre o programa de indicações e porque eles possuem uma força de atração de clientes gigantesca:

Traduzimos o conceito de indicação do inglês referral como referência.

No marketing criamos táticas de referência através de programas de indicações.

Um programa de indicação funciona assim:

É algo espontâneo, onde um cliente satisfeito transmite sua experiência para pessoas próximas, como amigos, parentes ou colegas de trabalho.

Para a maioria eles se tornam a principal fonte de informação sobre novos produtos e lugares.

Estudos comprovam que 83% dos clientes satisfeitos estão dispostos a indicar e recomendar produtos e serviços para outras pessoas, mas apenas 29% realmente fazem.

Isso expõe que as empresas perdem o potencial de 54% dos clientes satisfeitos que poderiam estar indicando seus produtos e serviços para amigos e conhecidos.

O intuito deste texto é levantar a importância de conquistar novos clientes através dos atuais.

Fazer com que esses clientes se tornem seus melhores vendedores, transformando-os em defensores da sua marca.

Porque você precisa investir em um programa de indicações para encher a sua sala de espera?

A base do marketing de referências está em criar boas experiências aos atuais clientes para que assim, eles possam compartilhá-las e trazer futuros clientes.

Veja abaixo o que diversos estudos apontam sobre o marketing de indicações:

  • As pessoas confiam 7 vezes mais na recomendação de amigos e familiares que relação a publicidade tradicional (Nielsen)
  • 92% das pessoas confiam na indicação de um amigo. (Nielsen)

Quais as vantagens de criar um programa de indicações?

  • Aumento do fluxo de clientes no seu estabelecimento
  • Aumento de confiança na marca
  • Clientes mais fiéis

Veja como o Instituto de Beleza e Estética Vitaforma conseguiu mais clientes usando a indicação:

E então, que tal começar agora mesmo a criar um programa de indicação para sua empresa?