Novo funil de vendas: o que você está perdendo

Você sabia que o seu trabalho não para na venda?!

Novo funil de vendas? É isso mesmo que você leu!

Grandes marcas aprenderam a usar um novo modelo de funil de vendas para aumentar ainda mais as suas vendas, e com isso, crescer a empresa de modo escalável.

Ao aplicar as estratégias que vamos abordar neste artigo e renovar o seu funil, este vai ficar muito mais inteligente e eficiente.

Ou seja, vai converter com mais rapidez e nos momentos exatos, de modo a aproveitar cada oportunidade que tiver para melhorar os seus resultados em vendas.

Vemos o funil de vendas muito presente em especial no Inbound Marketing, vez que é ele que vai definir a jornada ou o caminho que o seu cliente vai percorrer desde o primeiro contato com sua marca até o relacionamento com a mesma depois da compra.

Entenda mais sobre a jornada do cliente aqui: Jornada Do Cliente: Guia Prático Para Criar A Melhor Experiência.

Mas não é só nesse contexto que ele pode ser aplicado. 

Ainda existem outras formas de converter leads e montar um processo de vendas, isto é, um caminho que vai afunilando as pessoas mais propensas a fechar a venda de fato.

Dentro disso, podemos afirmar que toda empresa já deve ter algo do tipo em funcionamento hoje. Mas será que está sendo o ideal? Digo isso porque o trabalho não para na venda em si, tem muito mais a se aproveitar.

E é isso que quero te mostrar! Vamos lá?

Explore o novo funil de vendas e se atualize

É fato que a empresa precisa montar uma mecânica que rodará no automático para conseguir divulgar e colocar sua solução no mercado. Porém, nem todos estarão prontos para adquiri-la ou nem têm consciência ainda de que precisam dela.

Por isso, é preciso se adaptar às tendências e demandas do seu público. 

Na verdade, mais do que se atualizar, você precisa se expandir!

Falo “você” como empresa. Isso porque, há muitas oportunidades ainda para se explorar e ganhar mais, só que para conquistá-las é preciso organizar e estruturar o seu processo.

Comece pelo seu funil de vendas e conheça um novo jeito de vender.

Enquanto os funis tradicionais “terminam” na venda, conhecer a próxima etapa e ir mais além, vai render muito mais e aproveitar o que você já conquistou com tanto esforço.

Por este motivo, existem vários formatos de funis de vendas. Como o tradicional, que consiste nas etapas de TOFU (topo do funil),  MOFU (meio do funil) e BOFU (fundo do funil). Esse converte leads em oportunidades, e oportunidades em clientes. E fim!

Mas para quem deseja avançar, existe o novo funil de vendas. Podemos até dar um nome para ele e chamá-lo de “gravata borboleta” ou “ampulheta” pelo seu simples formato.

Ele explora a parte dois do processo anterior. Dentro dele estão as etapas de reter o cliente conquistado e aproveitar outros possíveis ganhos que ele ainda tem para dar à sua empresa.

E assim começa a parte mais interessante para a empresa, tanto em questão financeira quanto de fidelização de clientes.

Vou explicar melhor.

Como funciona o novo funil de vendas?

O novo funil de vendas amplia a visão tradicional para etapas em que a empresa vai fidelizar esse cliente e fazer com que ele volte mais vezes ou fique mais tempo pagando uma mensalidade e ainda traga novos clientes.

Sendo assim, este novo formato permite aumentar sua receita com o mesmo cliente.

Isso porque, ao passar por sua jornada e se mostrar satisfeito, uma janela é aberta para você fazer novos negócios, pois é aqui que este cliente indica sua empresa para outras pessoas. 

Assim, ele retroalimenta o seu funil de vendas e ainda com os leads muito mais qualificados.

Com os leads muito mais qualificados, o seu funil fica muito mais inteligente e rápido, pois a indicação leva pessoas mais prontas a fechar a venda com você, já que o seu cliente já conhece as suas soluções e sabe exatamente quem também vai precisar delas.

Deste modo, o novo funil de vendas funciona em um ciclo assim:

BOFU -> Clientes satisfeitos (indicação) -> Leads qualificados -> Venda por indicação (em menos tempo).

Sendo que dentro desse ciclo o CAC (custo de aquisição de cliente) é praticamente zero. Além do fato de que esta é uma nova maneira de melhorar o seu relacionamento com o cliente, o que faz ele ficar muito mais tempo com você, e desta forma, aumenta o LTV (life time value ou valor de tempo de vida do cliente, em português), assim como o seu ticket médio.

Entenda mais sobre essa relação em: Você Sabia Que O Referral Reduz O CAC E Aumenta O LTV?

Ou seja, você não vai parar de faturar depois da venda. Pode ganhar muito mais ainda com aquela única compra.

E é desta maneira que seu cliente se torna um embaixador da sua marca, pois ele vai te indicar para todos que conhece, levando mais possíveis clientes para sua empresa.

Está na hora de renovar o seu funil?!

Depois de conhecer o novo funil de vendas, você vê alguma semelhança com o seu atualmente?

Se ainda precisa fazer uma renovação por aí, já te adianto que nem é preciso de táticas de outro mundo. 

Para inovar e avançar, tenho uma boa notícia: você pode usar o que já tem em mãos hoje. Sabe o que é?

Clientes felizes com o seu atendimento e/ou solução, claro!

A partir disso, para ganhar mais e montar o seu próprio funil atualizado, você pode começar com o processo de pedir indicações.

Elas já virão de forma orgânica, mas porque não escalar e automatizar todo esse processo?! Assim, você ganha total eficiência, que seria bem difícil achar em qualquer outra estratégia.

Para fazer isso, aposte todas as fichas em um programa de indicações.

Ele possui a mecânica ideal para trazer leads muito mais qualificados de maneira recorrente, com maior propensão de comprar da sua empresa e ainda consegue aproveitar ao máximo todas as etapas do novo funil de vendas.

Percebeu que está precisando atualizar o funil da sua empresa? Entenda tudo sobre o programa de indicações aqui: Programa De Indicações: Tudo O Que Você Precisa Saber.

Ou se já quer começar a ganhar mais clientes hoje mesmo, vem bater um papo com a gente no chat! Temos uma equipe altamente qualificada de profissionais preparados para te acompanhar em cada etapa para montar a estratégia mais ideal para a sua empresa.

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