Checklist para os melhores resultados em vendas e marketing

Venha melhorar os seus resultados de marketing e vendas!

A internet proporciona uma grande variedade de ofertas para os consumidores. Ela também é uma grande ferramenta para o aumento de vendas das marcas.

Usando métodos de marketing digital, formas de divulgação nas redes sociais e aplicativos que ajudam no gerenciamento das empresas, entre outros fatores, é possível conquistar sucesso e relevância.

Para isso, é preciso prestar atenção em alguns fatores importantes. Confira neste texto uma seleção de tópicos, um checklist para melhores os seus resultados.

Revise um por um e avalie se está deixando passar alguma oportunidade de melhorar os seus resultados em vendas e marketing!

Conheça o seu público-alvo

Um dos primeiros passos para aumentar as vendas é conhecer bem as pessoas para quem aquele produto ou serviço está sendo oferecido.

Público-alvo é a palavra-chave para direcionar recursos e esforços em áreas que vão render resultados positivos.

Para identificar esse público, pesquise informações como:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Estado civil;
  • Emprego;
  • Formação;
  • Renda.
    .

Esses dados vão proporcionar ferramentas para pensar em todos os aspectos do que está sendo vendido, desde o marketing até o relacionamento entre marca e cliente.

Estimule sua equipe

Não adianta pensar no cliente sem pensar na equipe que vende o produto para ele. Tenha sempre em mente que o bem-estar dos seus colaboradores é responsável pelo bem-estar da empresa como um todo.

Esse estímulo pode vir na forma de bônus e gratificações quando as metas são batidas, por exemplo.

As metas devem ser sempre adequadas à realidade do empreendimento. Siga o modelo de metas SMART:

  • Specific (específica);
  • Measurable (mensurável);
  • Achievable (atingível);
  • Relevant (relevante);
  • Time (temporal).
    .

Esses são cinco atributos que qualquer meta deve ter para ser eficiente.

A meta específica é aquela que estabelece prazos práticos e objetivos para ser alcançada.

Por exemplo, uma empresa deseja aumentar a venda dos seus kits chá queima gordura em 50% até o fim de 2021. Esses dados dão clareza à meta e motivam os colaboradores a trabalhar por ela.

A meta mensurável é aquela que pode ser medida por meio de indicadores práticos. No caso do chá, o principal indicador seria o aumento do faturamento até o fim de 2021.

A meta atingível deve levar em conta a realidade do empreendimento em que está sendo aplicada. Não adianta fazer previsões grandiosas se a sua equipe não tem condições materiais de atingi-la.

Do mesmo modo que a meta precisa ser atingível, ela também precisa ser  relevante e fazer sentido para o empreendimento.

Uma empresa de tratamento para queda de cabelo masculino não pode começar a oferecer outro tipo de produto totalmente diferente apenas para aumentar as vendas. É necessário manter a coerência da gestão.

Toda meta tem que ser temporal, ou seja, tem que vir acompanhada de um prazo para ser cumprida.

Com prazos definidos, a equipe tem um tempo determinado para bater as metas. Isso é positivo para motivar os colaboradores.

Definindo metas com essas cinco características e oferecendo bônus e gratificações, a equipe de colaboradores se sentirá motivada a trabalhar pelo crescimento das vendas da empresa.

Invista em sistemas de gestão

Manter uma organização interna eficiente demanda conhecimento em softwares de gestão.

Um dos mais populares é o Enterprise Resource Planning (ERP) ou Planejamento de Recursos Empresariais.

Esse sistema de gestão auxilia na melhoria de processos internos por integrar os setores da empresa, como estoque, finanças, vendas e recursos humanos.

O grande benefício é ter em um só lugar informações sobre todas as áreas do empreendimento. Isso proporciona uma visão mais apurada e agiliza a identificação e solução de problemas.

Investir em tecnologia para sua empresa garante o aumento da produtividade e vendas. Seus colaboradores precisam ter ferramentas avançadas para trabalhar da melhor forma possível.

Pesquisar tipos de licenciamento microsoft é outra ação muito indicada para o aumento do faturamento, pois proporciona ferramentas para facilitar processos e agilizar ações dentro da organização.

Valorize o cliente

É essencial que o cliente se sinta valorizado pela marca que ele consome. Isso pode ser feito de várias maneiras.

Ter uma presença relevante nas redes sociais é uma delas. Usar esses canais para se comunicar com o consumidor, respondendo dúvidas e divulgando ofertas, é extremamente eficaz para aproximar produto e cliente.

Outra forma é manter um blog com informações pertinentes sobre seu ramo de atuação.

Imobiliárias atentas às necessidades de seus clientes podem publicar matérias sobre como vender uma casa rapidamente. Ou confira aqui estratégia para imobiliárias: TOP 5 imobiliárias e como conquistam clientes.

Assim, a marca se promove a partir de conteúdo relevante para seu público.

Para que suas publicações tenham uma audiência expressiva, é importante utilizar algumas estratégias de redação para web. Saiba mais no tópico a seguir.

Use técnicas de SEO

As técnicas de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização de Mecanismos de Busca) determinam a relevância do seu conteúdo nos mecanismos de busca da internet. Elas se dividem em SEO on page e SEO off page.

SEO on page é o conjunto de dados da sua página da web que podem ser otimizados. Envolvem fatores como:

  • Palavras-chave;
  • Título e meta description;
  • Imagens;
  • URLs.
    .

Em resumo, usar palavras-chave de alta procura em títulos e meta descriptions atraentes aumentam a relevância dos seus links. Isso inclui também a composição do nome das imagens e URLs.

SEO off page consiste em otimizar fatores externos ao site. São eles:

  • Menções à marca;
  • Quantidade de backlinks;
  • Contexto de backlinks;
  • Buscas diretas à marca.
    .

Backlinks são links em outras páginas que levam o leitor à sua. São conquistados a partir de contatos e parcerias com sites do mesmo setor ou setores diferentes.

Esses fatores são determinantes na hora de construir a autoridade e a relevância da sua marca, e não apenas no meio digital, já que atualmente internet e vida real se misturam com frequência.

Por exemplo, a relevância de artigos de revistas científicas na web está diretamente condicionada ao modo como esses conteúdos são publicados.

Avalie a concorrência

Com um mercado tão vasto potencializado pela internet, é cada vez mais simples avaliar as estratégias e os resultados dos seus concorrentes.

Ter noção do empreendimento concorrente é ter meios de se diferenciar dele, ou seja, oferecer produtos ou serviços mais relevantes e originais.

O serviço de injeção de peças plásticas pode avaliar os serviços de outra empresa e trabalhar para melhorar, e a longo prazo superá-la.

Isso não significa tirar vantagem, mas trabalhar com os meios disponíveis para evoluir no mercado. Fazer comparações para manter os preços competitivos também é indicado.

Use e-mail marketing

O e-mail marketing é uma outra maneira de estreitar o relacionamento entre marca e cliente.

Por ser um meio de comunicação conveniente, o e-mail é muito eficaz na construção de estratégias de marketing.

Por meio de e-mails direcionados a consumidores e clientes em potencial, é possível divulgar conteúdo de blogs e redes sociais, mostrar ofertas e dar mais informações da empresa no formato de newsletters, por exemplo.

Um arquiteto pode enviar seu portfólio de projeto de jardim residencial para o público por e-mail, por exemplo.

Essa é uma maneira mais personalizada de divulgar seu trabalho. Por isso, não se esqueça de enviar e-mails só com a autorização das pessoas. 

E-mails mal direcionados vão cair na caixa de spam.

Faça parcerias

Não é preciso tratar seu concorrente como seu inimigo. Vocês podem se unir de diversas formas para aumentar os lucros.

Uma empresa de araras com prateleira pode visitar uma fábrica de confecção de roupas para conhecer o fluxo de produção e se certificar de que seu produto é o mais adequado para aquele tipo de roupa.

Também existe a modalidade do co-marketing, em que duas empresas promovem ações em conjunto e depois dividem os resultados.

Inclua depoimentos em seu site

Na hora de construir uma boa reputação para sua marca, busque contar com os depoimentos de clientes já fidelizados.

Quando clientes em potencial veem feedbacks positivos na página da empresa, as chances de conversão aumentam. 

Afinal, é uma garantia de que o produto ou serviço ofertados valem o investimento.

Citar parcerias com outras empresas é também uma forma de conquistar a confiança de novos consumidores.

Capacite seus colaboradores

Seu time precisa estar sempre capacitado para entregar resultados cada vez melhores. 

Para isso, invista em treinamentos e capacitações ministradas por especialistas em vendas ou pelo próprio gestor.

Essas capacitações podem envolver novas técnicas de vendas ligadas à internet ou o uso de sistemas de gestão, por exemplo.

Não se esqueça das outras habilidades necessárias para concretizar grandes negócios, as chamadas soft skills. São elas:

  • Inteligência emocional;
  • Relacionamento interpessoal;
  • Organização;
  • Comunicação;
  • Relacionamento com o cliente;
  • Motivação.
    .

Conhecer bem a equipe é essencial. Desse modo, é possível identificar as principais qualidades e defeitos de cada profissional.

Com essas informações, o gestor consegue alocar cada colaborador nos setores onde eles se sairão melhor.

Explore o marketing de indicação

Outra tendência em crescimento, tanto pelo alcance das marcas quanto pelo aumento das vendas, é o marketing de indicação.

Não se trata apenas de contar com a “boa vontade” dos clientes de indicarem, mas sim criar campanhas que incentivem, impulsionam e potencializam o poder da indicação de um cliente satisfeito.

Mais que uma estratégia comum em que você tenta conquistar novos clientes falando de si mesmo, com o marketing de indicação, faça seus clientes conquistarem novos clientes para você.

A indicação se torna recorrente, incentivada e utilizando uma ferramenta de indicação completa e pioneira como o BuzzLead por exemplo, é mais facilidade para criar os seus programas de indicação personalizados e pensados estrategicamente para o seu negócio.

Uma forma poderosa de aumentar suas vendas usando a força e a confiança das pessoas que já compraram de você, que já conhecem o seu produto, serviço, atendimento e qualidade. Se interessou? Confira aqui tudo o que você precisa saber para começar o quanto antes a explorar o marketing de indicação no seu negócio!

Conclusão

Agora pense na sua marca e veja qual das estratégias para alavancar suas vendas apresentadas aqui podem ser aplicadas no seu modelo de negócio, no seu segmento e com seu público-alvo.

Ao entender quais estratégias são válidas, para resultados de curto, médio e longo prazo, mantenha seu foco e bola pra frente! É hora de ganhar esse jogo!

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Este texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, em parceria com a BuzzLead. Para mais conteúdos informativos sobre diversos segmentos, clique no link acima.

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