Saiba quais táticas seguir e o que fazer para se tornar o melhor vendedor e conquistar melhores resultados em suas vendas
O que é ser um vendedor?
Há muitos conceitos errados sobre vendedores e muitas dúvidas sobre o que fazer para ser o melhor vendedor.
Muitas vezes são taxados como irritantes, gananciosos e vários outros defeitos. É algo que todos querem distância.
Contudo, por sorte essa concepção vêm sendo transformada com o passar do tempo.
Agora podemos enxergar uma outra face das vendas.
Vendedores são cada vez mais vistos como facilitadores. Alguém que te apresenta a solução para seus problemas e dores. Mesmo que não tenha conhecimento disso.
Com técnicas de análise mais aprimoradas, vender para a pessoa certa na hora certa se tornou mais real e ajuda muitas empresas e clientes.
Por um lado, o primeiro não desperdiça recursos à toa e escala suas vendas. Por outro lado, o segundo não é “perturbado” por uma chuva de apresentações e abordagens que não tem nada a ver com seus interesses ou realidade.
Com as técnicas certas, ao invés de ser taxado como inconveniente, o melhor vendedor consegue transformar vidas e empresas.
Onde estão os melhores?
Enfim, todos querem saber: Melhores Vendedores: quem são eles, o que comem, onde vivem?
Porém pare e pense no mais importante: como se tornar o melhor vendedor?
Com certeza, em algum momento da sua carreira você sentiu uma estagnação ou até uma necessidade de melhorar a sua performance.
Isso é normal, é comum sentir um incômodo, principalmente se você já está há muito tempo na profissão.
Podemos afirmar que os melhores vendedores sentem isso. Buscam sempre se aprimorar, atualizar-se. Estão em constante movimento e evolução, pois precisam acompanhar o mercado.
De qualquer maneira, existem algumas práticas gerais que todo vendedor bom de verdade segue.
Todas essas técnicas você confere aqui neste artigo mesmo! Vamos lá?
5 técnicas para se tornar O MELHOR VENDEDOR!
#1 O melhor vendedor é aquele que tem processos
Monte seus processos, saiba exatamente como analisar suas métricas e acompanhar suas metas.
Desta maneira você se sentirá mais confiante e estará melhor preparado(a) para suas ligações e apresentações.
Trace uma rota desde a pré-venda até o pós-venda. Você pode seguir tópicos como:
- Qual a segmentação irei abordar?
- Qual foi a jornada do lead?
- Quais perguntas farei?
- Como farei a proposta de apresentação?
- Como marcarei a reunião?
.
Ter um processo para planejar, executar e analisar suas abordagens e qualificações facilita muito seu trabalho. Esses simples passos acabam se tornando um hábito em vendas e te tornam um vendedor mais eficaz tanto na hora da venda quanto na apresentação de resultados.
Esta etapa se faz importante em especial na hora follow-up, pois você precisa se atentar a:
- Horário e data
- Como foi a abordagem anterior
- Pauta para o follow-up
- Informações do cliente ou lead
- Proposta a ser feita
- Próximos passos
.
Já ter um processo para coletar e consultar todas as informações que precisa agilizam seu dia-a-dia. Por isso é interessante também ter ferramentas como aliadas para te ajudar nisso.
#2 Conectar-se da maneira certa
Venda é um relacionamento. A consequência de um bom relacionamento, para sermos mais exatos.
Sendo assim, é importante que você crie um vínculo, uma ponte de conexão entre você e o seu cliente.
Faça-o se sentir confortável, seja honesto e autêntico. Como se estivesse conversando com um amigo mesmo. Assim, ele vai se sentir muito mais aberto e receptivo com o que você está propondo.
Além disso, não sufoque seus clientes e colegas com muita informação. Aprenda a refinar suas mensagens. Evite termos técnicos demais, principalmente se for a primeira abordagem com o lead qualificado.
Por isso, revise sempre o que vai enviar, com certeza sempre terá algo desnecessário que você pode cortar. Mantenha sempre só o essencial e mais relevante para quem está recebendo a ligação ou mensagem.
#3 Conhecer o produto ou serviço melhor que ninguém
Essa nem precisamos falar muito, não é mesmo?!
É praticamente impossível ter sucesso em vendas se o vendedor não conhece a fundo o que está oferecendo.
Dito isso, tenha em mente que você precisa ser a pessoa que mais conhece seu produto. “De cabo a rabo”, segundo a expressão.
Porém, além de saber de detalhes e partes técnicas, existem alguns pontos que você precisa se aprofundar também. Que são os seguintes:
- Qual a solução que seu produto ou serviço sana?
- Qual a transformação que ele traz para a vida do cliente?
.
No final das contas, isso é o que vai pesar mais na hora da sua argumentação; ao invés de uma chuva de detalhes técnicos demais.
#4 Conhecer o cliente melhor que ninguém
Mais do que conhecer seu serviço ou produto, tenha certeza que você conhece tudo sobre seu cliente.
Dados demográficos, seus interesses, problemas que enfrenta, quais conteúdos mais consome, e a lista segue.
Não fique só nos dados gerais. Faça uma verdadeira parceria com sua equipe de Marketing e foque no Smarketing. Com os processos e metas alinhados, vocês com certeza terão mais agilidade no alcance das metas.
Assim, você pode fazer segmentações mais assertivas e converter mais, pois saberá exatamente o que dizer para aumentar essas chances.
Além disso, outra dica é apostar no omnichannel.
Isso porque, ter todos os seus processos omnichannel trará outra experiência para o seu cliente. Além de claro, tornar sua equipe muito mais eficiente e assertiva.
O melhor vendedor foca na jornada específica de um certo cliente ou lead.
Seja para vender ou fazer um upsell, segmentar sua abordagem e proposta, é a melhor pedida se quiser ter sucesso.
Por isso a importância de ter uma equipe integrada, com processos omnichannel. Com tudo alinhado, ficará muito mais fácil ter todas as informações que você precisa sobre a jornada de um cliente ou lead em específico.
#5 Para ser o melhor vendedor, é preciso importar-se
Ninguém gosta daquele estereótipo do “vendedor chato”. Infelizmente, essa reputação ainda persegue muito os vendedores por aí.
Deste modo, antes mesmo de querer vender e bater meta, reflita: quem precisa realmente da solução que eu estou vendendo? O que você pode fazer para melhorar ainda mais a vida do seu cliente e leads também?
Isto é, seu foco deve ser no sucesso dos seus clientes com seu produto ou serviço. É um ciclo benéfico. Se ele tem bons resultados, o resultado disso é ele continuar comprando ou ainda mais: te indicar!
Saiba todos os benefícios da indicação clicando aqui.
Além disso, saiba ouvir, você pode aprender muito com a outra pessoa, ter insights e se aprimorar ainda mais para a próxima abordagem.
Assim, você cria vínculos. Mesmo se não vender, você aumenta suas oportunidades de ter um negócio futuro ou até ser indicado para quem precisar das suas soluções.
Isso também vale para o pós-venda. Aqui existe uma oportunidade incrível que muitos perdem por não dar muita atenção.
No pós venda você pode escalar aquela venda e até receber mais leads bem qualificados na hora. Quer saber como?
Pedindo indicações, claro!
A estratégia mais eficaz e econômica para conquistar clientes, pois o lead vem mais preparado para comprar de você, o que diminui – e muito – seu ciclo de vendas.
O que achou desses 5 segredos? Se sente mais preparado(a) agora para conquistar o título de melhor vendedor?
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(Artigo atualizado em 17 de fevereiro de 2021)