Usar o Marketing de Indicação (Referral Marketing) através das redes sociais é uma das formas mais efetivas para você escalar as vendas do seu negócio e ter cada vez mais clientes fidelizados com a sua marca.
Mas como isso funciona na prática? Bem, há muitas maneiras de utilizar esse poderoso combo “Marketing de Indicação + redes sociais” nas suas estratégias de vendas.
Por isso, vamos abordar neste artigo uma seleção de sugestões para você atingir resultados incríveis no seu negócio. Vamos lá?
Por que usar o Marketing de Indicação nas suas redes sociais?
Vamos imaginar juntos a situação de uma empresa que tem recebido muitos novos clientes chegando por meio da indicação de clientes antigos e atuais.
Ou seja, a partir desse momento, essa empresa vê a oportunidade de criar um programa de indicação para a fidelização e atração de clientes. Então, nesta estratégia, estes consumidores são recompensados por cada indicação, acumulando benefícios exclusivos como créditos que podem ser usados como descontos para adquirir novos produtos ou serviços.
Além disso, cada novo cliente que chega por meio desta indicação também recebe um desconto imediato e começa a fazer parte do programa.
Dessa forma, como a maior parte desses clientes está nas redes sociais, essa marca apostou na divulgação do programa com postagens atraentes e fáceis de serem compartilhadas.
Fora que ela ainda utilizou o WhatsApp Business como estratégia no Marketing Digital para enviar mensagens avisando aos clientes sobre seus créditos acumulados.
Os resultados com o Marketing de Indicação
Ao mensurar a ação, essa empresa obteve uma taxa de conversão de 30% em um mês, que nada mais é que o resultado da quantidade de indicações feitas pelos clientes e que foram convertidas em vendas.
No final, o programa reduziu o custo de Aquisição de Clientes (CAC) quando comparado às outras estratégias que a empresa realizou no passado, como os anúncios no Google.
Avaliando esse cenário que criamos acima, é possível ver que utilizar o Referral Marketing através das redes sociais é muito vantajoso.
Primeiro porque o ato de indicar é intrínseco ao ser humano. Todos nós adoramos recomendar filmes, artistas, música, restaurantes, não é? E isso não é diferente quando falamos sobre indicações de marcas, produtos ou serviços.
Segundo porque as pessoas estão nas redes sociais o tempo todo. Seja interagindo, consumindo conteúdo, pesquisando produtos e, claro, contando suas experiências com as marcas.
Portanto, se a sua empresa está presente nas redes sociais e recebe feedbacks de clientes satisfeitos, está mais do que na hora de investir nessas estratégias para ter um grande diferencial nas vendas.
Como aplicar o Referral Marketing através das redes sociais?
Crie conteúdos de valor para divulgar a ação
Uma coisa é certa: de nada adianta você ter a melhor estratégia de Marketing de Indicação se ela não alcança o seu público-alvo. Por isso que vamos bater aqui na tecla de que as redes sociais são aliadas na sua estratégia de Referral Marketing.
Logo, a primeira recomendação é criar um calendário de conteúdo que contemple uma divulgação para explicar do que se trata o programa e quais as suas vantagens.
Por exemplo, você pode explorar diversos formatos de conteúdo (vídeos, imagens em carrossel, fotos inspiradoras e cards com design atraente) para abordar a ação. Outra forma é apostar no storytelling com depoimentos reais de clientes que compram o seu produto ou serviço.
Ademais, seja consistente. Faça divulgações periódicas para alcançar mais clientes e lembrar os atuais que as recompensas continuam.
Utilize as mensagens instantâneas no Marketing de Indicação
Se você sabe que os seus clientes preferem conversar com a sua marca por meio de aplicativos de mensagens instantâneas, por que não pensar em estratégias de Referral Marketing por meio delas?
Além do mais, hoje, as principais empresas de sucesso estão usando apps de mensagens com chatbots capazes de gerar interações significativas e mais oportunidades de vendas.
Nessa estratégia, você pode compartilhar códigos promocionais diretamente nesses canais, ou criar mensagens personalizadas atualizando os clientes sobre seus status no programa de indicação.
Incentive a participação dos clientes nas suas redes sociais
É interessante utilizar o Marketing de Indicação incentivando a participação do seu cliente nas redes sociais. Como a publicação de fotos marcando a sua marca e com hashtags específicas da campanha.
Uma estratégia muito bem-vinda é fazer parcerias com instituições sociais. Por exemplo, a cada indicação de um cliente para um amigo, uma porcentagem da venda vai para a instituição escolhida.
Ou, ainda, se o cliente e esse amigo indicado postarem nas suas redes sociais uma foto sobre a campanha ou com o produto, marcando o perfil da marca, um valor X é doado para uma entidade.
Essa é uma estratégia que costuma despertar o interesse das pessoas, pois é entregue uma recompensa de valor social, que visa solucionar um determinado problema na sociedade.
No entanto, cabe ressaltar que essa ação é válida, sobretudo, se a sua empresa possui um propósito muito claro e já está envolvida em ações sociais. Caso contrário, apostar nessa ação pensando unicamente no resultado financeiro não é recomendado.
Mais uma alternativa é pedir para os clientes compartilharem um link em suas redes sociais com uma oferta sedutora. Quando uma pessoa se torna cliente da marca por meio desse link, quem compartilhou recebe uma recompensa, como também o novo consumidor.
Faça parcerias com os embaixadores da sua marca
Clientes realmente engajados com a sua marca são também ótimos colaboradores nas ações de Referral Marketing. Com isso, identifique os consumidores que mais interagem com a sua empresa e que postam feedbacks bons para propor parcerias de divulgação.
Assim, eles compartilham as ações da sua empresa em suas próprias redes sociais, gerando confiança e credibilidade para a sua marca.
Mas lembre-se de escolher promotores que tenham a mesma visão do seu negócio e que tenham um perfil que você procura como cliente ideal.
Nesta estratégia, o embaixador pode receber benefícios exclusivos a cada indicação refletida em vendas, como descontos progressivos ou upgrade de planos.
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E aí, o que achou? Vamos lá aplicar esta estratégia nas suas redes sociais e ter as indicações dos seus seguidores trabalhando a seu favor? São mais pessoas impactadas pelo feedback positivo dos seus clientes, mais chances de vendas fechadas com menos dificuldades para os times de vendas.
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(Artigo em parceria com a Amo CRM)