O Marketing de Defensores pode ser uma ferramenta poderosa para o seu negócio.
A partir dele, é possível transformar clientes em verdadeiros fãs da sua marca.
Mas, antes, vamos começar pelo básico…
O que são os defensores? O que fazem? Onde dormem? O que comem? Isso tudo você vê aqui!
Brincadeiras à parte, os defensores de uma marca têm mais poder do que se pode imaginar.
É bem provável que sua empresa não esteja usando o ativo mais forte de marketing que ela possui.
Vem campanha, vai campanha; mas nenhuma teria um resultado tão bom quanto trabalhar com este recurso.
Te deixei com curiosidade?
Bom, não é segredo para ninguém que o melhor marketing é uma boa indicação.
“E indicação de quem”, você pode perguntar.
Indicações e Defensores
Você conhece o poder do Marketing de Defensores na prática?
Muitas vezes até somos um defensor de marca, mas nem percebemos.
Se sua empresa nunca aplicou uma estratégia dessa, então é mais intangível mensurar os resultados que este tipo de marketing trás.
Porém, não é preciso ir muito longe na análise. Basta entrar em qualquer rede social e observar os comentários.
Principalmente no meio da tecnologia, existem legiões de fãs de uma determinada marca que a defendem até o fim, mesmo se alguma crise ou polêmica a atingir.
Dentro disso, estes fãs, ou melhor, defensores, mais do que falar bem da marca a defendem e “lutam” pela mesma até o fim.
Isso os torna clientes de fato com alto nível de fidelidade e que, se não compram constantemente daquela empresa, influenciam outras pessoas a comprarem também.
Muitas vezes percebemos este comportamento em relação a grandes marcas, como Apple, Coca Cola, Disney, Starbucks, Xiaomi, Google, Nike, e por aí vai.
Claro que o volume e “barulho” dos comentários desses defensores dependem do nicho da marca. Porém, todo defensor, não importa de qual segmento de mercado seja ele, tem um impacto bem significativo na comunidade em que está inserido.
Os defensores podem surgir de maneira natural, mas já pensou se você pudesse ter um maior controle sobre os resultados que eles trazem para sua empresa?
É nisso que entra o Marketing de Defensores.
Marketing de Defensores pode ser confundido com outros termos e abordagens, mas vamos explicar tudo isso aqui neste artigo.
ALERTA DE CHUVA DE INSIGHTS! Então pega papel e caneta para anotar tudo e já começar hoje a aprimorar o impacto da sua marca.
Vamos lá?
Marketing de Defensores: O que são os defensores de marca?
O termo “defensor” pode torcer o nariz de alguns… Mas não se engane, para defender não é preciso que aconteça uma polêmica nem algo do tipo.
Um defensor de marca é aquela pessoa que se identifica com a marca de uma empresa a tal ponto que a indica de maneira espontânea.
Sendo assim, o defensor da sua marca está muito satisfeito com a mesma e está disposto a falar para todos o quão importante sua solução foi para a vida dele.
Os defensores também podem ser chamados de embaixadores ou evangelistas. É muito comum o uso desses outros termos, mas todos se referem ao mesmo caso: um cliente super satisfeito que te indica e traz novos clientes.
Você mesmo já deve ter sido um defensor.
Pare para refletir um momento e pense em quais marcas te encantaram a ponto de você falar delas nas redes sociais ou para algum amigo; e no que te levou a fazer isso.
Porém, um defensor não precisa ser necessariamente um cliente seu.
Ele pode ser também um colaborador, aquele que “veste a camisa da empresa” e está super satisfeito em contribuir para o crescimento da mesma, como por exemplo; ou até simplesmente um entusiasta, ou seja, as pessoas que não são clientes, mas se identifica com os valores passados pela marca e a acompanham.
Saiba onde estão seus fãs! Eles são essenciais para seu marketing de defensores
Agora você já sabe o que é um defensor da marca, mas onde você vai encontrá-los?!
O boca a boca é algo que não se pode controlar e isso é fato. Você pode até acompanhar as menções à sua marca nas redes sociais, mas não é algo escalável nem muito eficiente para identificar e abordar defensores.
Qual a solução então?
Para aplicar uma verdadeira estratégia de Marketing de Defensores é preciso ter uma base de clientes atuais que estão mais satisfeitos com sua marca.
Primeiro comece identificando os seus defensores dentro da sua base geral de clientes.
Você consegue fazer isso com a ajuda de uma ferramenta muito útil: o NPS.
Já ouviu falar nele?
Em resumo, o NPS (Net Promoter Score) é uma pesquisa na qual seus clientes respondem de 0 a 10 qual a possibilidade deles indicarem sua empresa para amigos ou família.
A partir disso, você separa aqueles que deram uma nota de 8 a 10. E aí estão!
Estes são seus defensores ou embaixadores, o que preferir.
Temos um artigo completo com tudo que você precisa saber sobre o NPS: Saiba como usar o NPS como um mestre.
O ideal é deixar essa pesquisa sempre atualizada, conforme entram mais clientes.
Como criar a melhor estratégia de Marketing de Defensores
Conquiste seus defensores
Depois de identificar quem são os defensores da sua marca, agora é preciso saber o que fazer com eles, certo?
Antes de tudo é muito importante estabelecer uma relação com cada um. Monte newsletters, lembre-se de datas especiais. Cada ação sua que demonstrar para o cliente que ele é importante para sua empresa, fortalece o vínculo com a sua marca e o deixa mais satisfeito com a mesma.
Sendo assim, foque em ações exclusivas para estes defensores, dê um tratamento mais exclusivo. Com certeza, eles sentirão a diferença.
Otimizando resultados
Além das ações para estimular os defensores da sua marca, é possível também deixar tudo isso no automático, o que faz aumentar seus resultados, ou seja, suas vendas.
O resultado dos seus esforços de marketing de defensores deve ser sempre aumentar e escalar o número de defensores que indicam a sua marca, compartilham seus conteúdos ou escrevem comentários positivos sobre sua marca nas redes sociais; e se relacionar com eles, tornando um vínculo mais duradouro.
Mas não precisa parar por aí…
Você pode escalar esses resultados para gerar vendas também.
“Como fazer isso?”
O jeito mais natural e mais eficiente é trabalhar em cima do que seus defensores já fazem: pedir indicações.
Nada mais lógico, já que eles estão muito propensos a fazer isso, então aqui está a oportunidade para você ter o controle desse processo e conseguir otimizar seus resultados.
Conclusão
Agora que você já sabe o que são os defensores de marca e como identificar os da sua própria marca, o que está esperando para colocar tudo isso em prática?
O primeiro passo está em montar um programa de indicações institucional.
Através dele sua empresa consegue fomentar as indicações naturais e estimular aqueles que estavam dispostos a indicar mas ainda não fizeram; controlar e metrificar os resultados que teve com cada campanha de indicação; e ainda formar um novo canal de vendas recorrentes.
Aqui vão algumas estatísticas que comprovam todo o impacto da indicação:
Segundo a BzzAgent, os defensores da marca possuem 3 vezes mais chances de compartilhar opiniões de produtos com alguém que não conhece.
E mais, de acordo com a McKinsey, o discurso do próprio consumidor, induzido pelo marketing boca a boca, gera mais de 2x as vendas de publicidade paga.
E aí? É de se surpreender, não é mesmo?
Então explore essa oportunidade também, não adie mais a evolução da sua empresa.
Ficou alguma dúvida de como montar seu programa de indicações? É só vir bater um papo com a gente no chat.
Entenda mais como criar um programa de indicações para sua empresa neste artigo: Programa De Indicações: Tudo O Que Você Precisa Saber.
(Atualizado em 06 de dezembro de 2022)