Marketing de Conteúdo: Entenda a importância da estratégia para alavancar suas vendas

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Marketing de conteúdo é um dos conceitos de marketing digital. Ele faz parte de uma estratégia principal de inbound marketing, que busca atrair o cliente para interagir com a sua empresa, fortalecer o relacionamento e, por fim, gerar uma venda.

Além disso, se bem elaborada com os parâmetros de SEO (Search Engine Optimization), a estratégia pode posicionar a sua empresa na primeira página do Google.

Afinal, quem não gostaria de estar inserido entre as primeiras opções na hora em que alguém realizar uma pesquisa?

Atualmente, existem diversas ferramentas de comunicação, e cada uma exige um aspecto específico para garantir o seu sucesso. 

Dessa forma, muitas empresas não sabem em qual formato investir para agregar valor à sua marca e aumentar as suas vendas.

Por esse motivo, neste conteúdo iremos te ajudar a entender que, quando aplicado corretamente, o marketing de conteúdo pode alavancar as suas vendas além de agregar valor a sua marca.

Vamos lá! 

O que é marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é o processo de criar, publicar e promover conteúdos relevantes para o seu público no momento que ele precisa, esse é um método de marketing que se baseia na formação de um público fidelizado por meio da criação e compartilhamento de um conteúdo. 

Vamos a um exemplo:

Supondo que um consultório odontológico quer promover o seu plano empresarial odontológico.

Para atrair empresas que estão buscando esses serviços para os seus funcionários, é necessário desenvolver conteúdos personalizados e relacionados aos benefícios que irão obter ao adquirir esse plano.

Esse material pode ser um post informativo, vídeos de cases de sucesso de empresas que já adquiriram ou até mesmo fotografias de eventos para o lançamento desse benefício na empresa.

É importante lembrar que esse conteúdo deve ser único e que se destaque dos que já existem na internet sobre o mesmo assunto. 

Além disso, o material escolhido precisa ser otimizado para ser bem posicionado nos mecanismos de busca, conseguindo se destacar e sendo localizado facilmente pelos usuários.

Entenda a relação de marketing de conteúdo com as suas vendas

A estratégia de marketing de conteúdo se baseia no entendimento do perfil do consumidor e o caminho que ele percorre durante o processo de compra, ajudando a guiar os leads até a tomada de decisão. 

O que consequentemente ajuda a aumentar as vendas.

Mas isso não significa que deve divulgar um produto aleatoriamente, o público sente que cada vez mais precisa de alguma identificação com a empresa ou serviço, que vá além da relação: consumidor x produtor.

Vamos usar o exemplo do consultório odontológico novamente:

Um lead está em busca de convênio dentista. Se produzido de forma correta, o conteúdo pode conversar diretamente com esse lead, atendendo as necessidades que ele busca naquele momento e o transformando em cliente, fechando uma venda. 

Não basta apenas produzir um conteúdo com o intuito de fechar a venda, é preciso entender o problema que aquele lead tem no momento e por meio do conteúdo mostrar que a sua empresa consegue entender o problema e que ela é a solução.

Benefícios  Marketing de conteúdo 

Basicamente, quando falamos em marketing de conteúdo estamos nos referindo aos 4 pilares que sustentam essa estratégia:

  1. Autoridade da marca e da venda: Tornar a marca conhecida no mercado e torná-la referência, aumentando as vendas;
  2. Conversão e sustentação de leads: Estimular a aquisição do que você oferece através de conteúdos interessantes, interativos e informativos. Deve destacar os seus diferenciais e ganhar a confiança do cliente e convencê-lo a adquirir o seu produto ou serviço;
  3. Fidelização de clientes: Após a fase da conquista do cliente, é extremamente importante manter o relacionamento com ele para garantir a permanência na empresa, afinal, é mais lucrativo e eficiente manter um cliente ativo do que captar novos consumidores;
  4. Suporte e atendimento ao cliente: Os conteúdos produzidos pela sua empresa também são uma ferramenta para prestar atendimento e suporte após as vendas. Podendo funcionar como uma maneira inovadora de explicar como funciona os seus serviços, de forma mais dinâmica e rápida.

Como aplicar ao seu negócio

Se você deseja se sobressair diante dos seus concorrentes, precisa investir nas campanhas de marketing de conteúdo.

Vamos a alguns passos que podem te ajudar a sair na frente da concorrência e aumentar seus lucros.

1. Crie um blog

O blog é um dos principais propulsores de tráfego na busca orgânica.

Por exemplo:

Um consultório quer divulgar os seus serviços de convênios odontologicos

Por meio do blog pode gerar tráfego para o site, gerando leads e, possivelmente, aquisições desses convênios.

2. Crie perfis nas redes

As redes sociais são um ótimo lugar para agregar valor aos seus conteúdos, já que a grande maioria das pessoas possuem perfis em redes sociais.

Para isso, manter os posts atualizados irá ajudar a criar visibilidade para o seu produto ou serviço, além de gerar tráfego para a página do seu negócio de forma frequente.

Ter perfis nas redes sociais também ajuda a sua empresa a parecer menos promocional, já que os conteúdos ali postados tem como objetivo principal informar e não gerar uma venda, de primeiro momento.

3. Webinários

São videoconferências nas quais a comunicação visa tirar dúvidas e solucionar as dores do seu público-alvo em tempo real ou em material gravado.

Essas palestras online são um excelente ponto de contato direto com as pessoas que ainda estão em dúvida sobre como utilizar o seu produto ou serviço.

Por exemplo, se um paciente tem alguma dúvida sobre dentista convenio, pode tirá-la com o profissional que está realizando a palestra, não sendo necessário ir até o estabelecimento para saber como funciona o procedimento.

Quando investimos nesse formato de conteúdo, o engajamento do potencial cliente passa a ser muito maior, ou seja, a chances de venda também aumentam exponencialmente.

Agora que já sabe como funciona o marketing de conteúdo e o quão importante é para o seu negócio, poderá desenvolver uma estratégia de qualidade – alcançando os objetivos propostos.

Faça sua estratégia de marketing de conteúdo, mensure os resultados e alcance o sucesso do seu negócio! 

 

Conteúdo produzido por Karina Oliveira, assessora e redatora na empresa Ideal Odonto.

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