Marketing boca a boca: tudo o que você precisa saber

Entenda porque o marketing boca a boca funciona em qualquer segmento de mercado

Marketing boca a boca é com certeza a estratégia com mais eficiência para conquistar clientes. Isso porque, esta tem como origem um hábito humano.

É fato que recomendamos e indicamos por natureza e as estatísticas não mentem que, os clientes são os maiores vendedores.

Se você gosta mais de dados, vai gostar de ver nossa lista de estatísticas sobre o boca a boca neste artigo: 39 Estatísticas Que Comprovam Que O Marketing Boca A Boca Funciona Para Qualquer Negócio

Hoje milhões de recomendações acontecem a todo instante em todas as partes do mundo. Pessoas indicando lugares, serviços, produtos, experiências e por aí vai. 

Em resumo: tudo que gostam é “indicável”.

Dentro disso, o marketing boca a boca é o ato de recomendar a um amigo ou familiar aquilo que você gostou.

Dito isso, pare para pensar:

Em toda plataforma, ciclo social ou dispositivo que você já usou são as pessoas que movem o consumo e as interações nesses locais. Um grande exemplo é como exercemos influência nas redes sociais.

Antes de qualquer comunicação ou outro formato de marketing são pessoas que movimentam a economia, ou seja, são elas que fazem as vendas acontecerem o tempo todo.

A estratégia do futuro e das empresas de alto nível que pensam grande e fora da caixa

E todo mundo já comprou algo influenciado por uma indicação boca a boca.

Eu tenho certeza que você já ouviu e/ou disse a seguinte frase:

“Eu usei o produto/serviço X e é muito bom! Você deveria experimentar.” Ou alguma variação disso.

Mesmo que seja algo totalmente fora da sua realidade ou estrutura financeira, uma indicação vai te dar aquela vontade de conhecer e descobrir porquê que as pessoas estão falando daquilo.

Os departamentos de marketing ao redor do mundo possuem a missão de conectar pessoas a produtos ou serviços. Vender uma solução para o público certo na hora certa.

Sendo assim, saem sempre na frente as empresas que exploram as estratégias de indicação. Estas, por sua vez, podem ser dos mais variados segmentos, porque as táticas por trás do boca a boca são super flexíveis e se adaptam ao tipo de serviço ou produto e clientes da marca.

A grande vantagem, é que o marketing boca a boca serve para qualquer negócio.

Como funciona o Marketing boca a boca

Fomos programados para perpetuar o boca a boca

O Marketing Boca a Boca é fundamentado por um princípio inerente ao comportamento humano: compartilhar experiências, interagir.

Por isso, Aristóteles mesmo já tinha percebido tal instinto quando afirmou: “O homem é, por natureza, um animal social”.

Sendo assim, a sociedade como um todo costuma a se comunicar em especial por meio de “buxixos” que nos cercam desde o início da existência humana, quando o homem por meio deles indicava os lugares de perigo, por exemplo.

O marketing boca a boca surge então com o advento desse buzz e dá origem a uma nova estratégia eficaz para captar clientes por meio da indicação de quem já teve uma experiência com a marca.

Além disso, ainda existe uma pequena parte do seu cérebro chamada hipotálamo. Ele, dentre outras coisas, ajuda a regular desejo sexual, sede e fome, comportamento maternal, agressão, prazer e a sua tendência a indicar.

Assim registra o prazer em fazer o bem e em ser reconhecido por isso. Essa parte do cérebro é responsável por pertencer a algo que seja maior do que nós mesmos, que por sua vez, é a motivação social para fazermos indicações.

Pode-se dizer então que nós, seres humanos, somos fisiologicamente programados para fazermos indicações.

É inerente ao ser humano – e ao mercado

Isso acontece principalmente porque somos geneticamente programados para indicar, como sugere John Jantsch, no livro Máquina de Indicações. 

À medida que a sociedade foi evoluindo, houve cada dia mais a necessidade de comunicação, para sobrevivermos e evitarmos o que é “ruim” para nós. 

Indicar se tornou parte das nossas vidas.

Pode-se dizer que as indicações também são um tipo de moeda social de troca, com a qual eu coloco a minha reputação em risco e te dou algo de valor, em troca ganho satisfação em te ajudar e ainda uma confiança e boa imagem agregada àquilo que indiquei.

Mas para que chegássemos a algo aplicável, quando a indicação se tornou uma parte do marketing, foi preciso identificar e observar esse comportamento nas pessoas.

Em Marketing 4.0, Kotler, o pai do marketing, afirma:

“Os consumidores atuais tornaram-se altamente dependentes das opiniões dos outros; Em muitos casos, esses pontos de vista chegam até a se sobrepor à preferência pessoais e às comunicações de marketing”.

“O que eu ganho com o boca a boca?”

Os ganhos com o marketing boca a boca, não só em vendas, mas também na percepção da sua marca e outras grandes vantagens que se percebe a longo prazo.

Conquistar novos clientes, receber leads mais qualificados, ser a referência no seu setor, reduzir custos com marketing e aquisição de clientes são apenas algumas delas.

Vamos separar a seguir quem é que ganha com o boca a boca:

O seu cliente

Mesmo se não houver recompensas (para o embaixador) e incentivos (para o indicado) na sua estratégia, seu cliente embaixador ganha, além da sua solução de qualidade, a satisfação natural da indicação, a autoridade atrelada a sua marca e a confiança da pessoa indicada.

Já o cliente indicado, encontra de maneira fácil uma solução que estava precisando e a possibilidade de participar do ciclo de indicações também.

A sua empresa

Neste caso, tivemos que colocar em uma lista:

  • Maior teor de engajamento
  • Ser potencializadas pelo meio digital
  • Ter alto poder de segmentação
  • Aumentar o nível de confiança na marca
  • Aumentar a lealdade à sua marca
  • Possibilitar um contato mais pessoal com seu público
  • Antecipar a decisão de compra
  • Gerar clientes mais satisfeitos
  • Fortalecer a credibilidade da marca
  • Ter contato mais pessoal e personalizado com seu público
  • Conquistar um ICP (Perfil de Cliente Ideal) mais assertivo
  • Agregar autoridade na imagem da empresa
  • Encurtar seu ciclo de vendas mais
  • Aumentar suas vendas
  • Possibilitar uma maior taxa de conversão
  • Reduzir o Custo de Aquisição do Cliente (CAC);
  • Aumentar o Tempo de Vida do Cliente (LifeTime Value)
  • Fazer com que os clientes indicados tendem a comprar e investir mais
  • Conquistar um ROI geral mais alto
  • Reduzir o seu orçamento de vendas
  • Acelerar o seu ciclo de vendas e gerar novos leads dentro dos círculos de influência dos seus clientes satisfeitos
  • Ter um canal de vendas eficiente
  • Garantir um ciclo contínuo de indicações

.

A concorrência

A perplexidade de te ver crescendo de maneira exponencial sem saber o que fez de diferente 😉

O Marketing boca a boca na prática

Para aplicar enfim o marketing boca a boca é preciso passar por três etapas:

  1. Segmentação dos seus clientes satisfeitos
  2. Planejamento da sua abordagem estratégica
  3. Automação das suas campanhas de indicação

.

Depois disso é só ter constância e acompanhar seus resultados para aprimorar ainda mais suas estratégias.

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