O LTV (Lifetime Value) é uma métrica comercial utilizada para calcular o valor que cada cliente deixou na empresa durante o período que ele consumiu os seus produtos e serviços.
De acordo com uma pesquisa da Invesp, esse método é relevante para 76% das empresas que as usam.
Isso porque, essa métrica é útil para a empresa avaliar se o relacionamento entre empresa e cliente está ocorrendo como o esperado.
Por meio da multiplicação do valor médio das vendas pela quantidade média das vendas, sejam mensais ou anuais, é possível saber se a empresa está acertando nas ações de aquisição.
E nesse texto você vai saber como calcular o LTV e porque isso é tão importante para sua empresa.
Como Calcular o LTV?
Imagine um grande consultório dentário que tem uma série variada de tratamentos odontológicos, entretanto, não sabe exatamente, o valor gerado pelo cliente a companhia e por quanto tempo ele permanece adquirindo os serviços.
Dessa forma, inicia-se o cálculo do LTV.
A primeira etapa é calcular o ticket médio. Usando o mesmo exemplo, a clínica teve um faturamento de R$ 756.000,00, com o total de 4.200 tratamentos realizados.
R$756.000,00/R$4.200,00 = R$ 180,00
Ou seja, cada cliente gasta em média R$ 180,95 em tratamentos, como colocação de um aparelho odontológico. Outra métrica utilizada é o tempo de permanência do cliente na clínica.
R$ 180,00 x 12 (número de meses) = R$2,160
Dessa forma, cada cliente gasta R$ 2,160, em prazo de permanência médio que é equivalente a um ano.
Siga a fórmula para fazer o LTV da sua empresa:
Para saber se a estratégia de vendas está correta, compare esse dado com o CAC (Custo de Aquisição de Clientes).
Por que o LTV é importante?
O LTV é uma métrica muito importante para a administração de empresas de vários setores, gestão de clínicas e consultórios, por exemplo, ajudando na medição de determinados cálculos, como:
CAC (Custo de Aquisição de Clientes)
Uma das principais razões para as empresas adotarem o LTV é no gasto e no esforço de aquisição do cliente, também conhecido como CAC.
Esse tipo de cálculo é fundamental em uma estratégia de marketing, pois ela define quais estratégias estão funcionando, focando todas as atenções nelas.
Essas informações possibilitam a empresa desenvolver ações para conquistar determinados clientes, aumentando a assertividade das estratégias e gastando menos por isso.
Veja como calcular:
Aumenta o tempo de permanência na empresa
Analisando a métrica de LTV, quanto mais a empresa investir em ações de pós-venda e de fidelização dos clientes, melhor.
A razão disso é a satisfação do cliente. Quanto mais satisfeito for o consumidor, maior o desejo de adquirir a solução da empresa.
O mesmo ocorre no inverso, que é conhecido como Churn (taxa de abandono), indicando o quanto a empresa não gera de receita ou quantos clientes deixaram a companhia.
Ajuda a calcular o ticket médio
O ticket médio tem relação direta com o cálculo de LTV. Esse valor médio que os seus clientes gastam pela solução de uma companhia.
Calculando a quantidade de faturamento com o número de pedidos, será possível ter a quantidade gasta por cada venda.
Assim, quanto maior for o ticket médio, maior será a lucratividade do negócio e fica mais fácil definir a quantidade de vendas necessárias para atingir o objetivo.
Use o LTV para melhorar os resultados da sua empresa
O LTV é uma medida utilizada pelas empresas para avaliar o valor e o período que o cliente adquiriu as soluções da empresa.
Usando ainda o exemplo de uma clínica odontológica, essa métrica permite saber se as ações de aquisição e fidelização do cliente estão gerando resultados.
Com o LTV é possível adotar novas estratégias para otimizar o CAC da empresa, privilegiando as ações que geram os melhores resultados.
Essa métrica também ajuda no ticket médio por cada venda, ajudando a empresa a saber o quanto o cliente gasta por cada plano dentário do consultório, por exemplo.
Usando essas informações, a empresa consegue encontrar estratégias para fidelizar o consumidor e em ações de pós-venda, no intuito de manter esse cliente na companhia.
Assim, o LTV é uma métrica fundamental para medir os valores de cada venda e de maneiras para aumentar a lucratividade da sua empresa.