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O que é LTV e como essa métrica é benéfica para sua empresa

 em Marketing, Vendas

O LTV (Lifetime Value) é uma métrica comercial utilizada para calcular o valor que cada cliente deixou na empresa durante o período que ele consumiu os seus produtos e serviços.

De acordo com uma pesquisa da Invesp, esse método é relevante para 76% das empresas que as usam.

Isso porque, essa métrica é útil para a empresa avaliar se o relacionamento entre empresa e cliente está ocorrendo como o esperado.

Por meio da multiplicação do valor médio das vendas pela quantidade média das vendas, sejam mensais ou anuais, é possível saber se a empresa está acertando nas ações de aquisição.

E nesse texto você vai saber como calcular o LTV e porque isso é tão importante para sua empresa.

Como Calcular o LTV?

Imagine um grande consultório dentário que tem uma série variada de tratamentos odontológicos, entretanto, não sabe exatamente, o valor gerado pelo cliente a companhia e por quanto tempo ele permanece adquirindo os serviços.

Dessa forma, inicia-se o cálculo do LTV.

A primeira etapa é calcular o ticket médio. Usando o mesmo exemplo, a clínica teve um faturamento de R$ 756.000,00, com o total de 4.200 tratamentos realizados.

R$756.000,00/R$4.200,00 = R$ 180,00

Ou seja, cada cliente gasta em média R$ 180,95 em tratamentos, como colocação de um aparelho odontológico. Outra métrica utilizada é o tempo de permanência do cliente na clínica.

R$ 180,00 x 12 (número de meses) = R$2,160

Dessa forma, cada cliente gasta R$ 2,160, em prazo de permanência médio que é equivalente a um ano.

Siga a fórmula para fazer o LTV da sua empresa:

LTV buzzlead

Para saber se a estratégia de vendas está correta, compare esse dado com o CAC (Custo de Aquisição de Clientes).

Por que o LTV é importante?

O LTV é uma métrica muito importante para a administração de empresas de vários setores, gestão de clínicas e consultórios, por exemplo, ajudando na medição de determinados cálculos, como:

CAC (Custo de Aquisição de Clientes)

Uma das principais razões para as empresas adotarem o LTV é no gasto e no esforço de aquisição do cliente, também conhecido como CAC.

Esse tipo de cálculo é fundamental em uma estratégia de marketing, pois ela define quais estratégias estão funcionando, focando todas as atenções nelas.

Essas informações possibilitam a empresa desenvolver ações para conquistar determinados clientes, aumentando a assertividade das estratégias e gastando menos por isso.

Veja como calcular:

cac buzzlead

Aumenta o tempo de permanência na empresa

Analisando a métrica de LTV, quanto mais a empresa investir em ações de pós-venda e de fidelização dos clientes, melhor.

A razão disso é a satisfação do cliente. Quanto mais satisfeito for o consumidor, maior o desejo de adquirir a solução da empresa.

O mesmo ocorre no inverso, que é conhecido como Churn (taxa de abandono), indicando o quanto a empresa não gera de receita ou quantos clientes deixaram a companhia. 

Ajuda a calcular o ticket médio

O ticket médio tem relação direta com o cálculo de LTV. Esse valor médio que os seus clientes gastam pela solução de uma companhia.

Calculando a quantidade de faturamento com o número de pedidos, será possível ter a quantidade gasta por cada venda.

Assim, quanto maior for o ticket médio, maior será a lucratividade do negócio e fica mais fácil definir a quantidade de vendas necessárias para atingir o objetivo.

Use o LTV para melhorar os resultados da sua empresa

O LTV é uma medida utilizada pelas empresas para avaliar o valor e o período que o cliente adquiriu as soluções da empresa.

Usando ainda o exemplo de uma clínica odontológica, essa métrica permite saber se as ações de aquisição e fidelização do cliente estão gerando resultados.

Com o LTV é possível adotar novas estratégias para otimizar o CAC da empresa, privilegiando as ações que geram os melhores resultados.

Essa métrica também ajuda no ticket médio por cada venda, ajudando a empresa a saber o quanto o cliente gasta por cada plano dentário do consultório, por exemplo.

Usando essas informações, a empresa consegue encontrar estratégias para fidelizar o consumidor e em ações de pós-venda, no intuito de manter esse cliente na companhia.

Assim, o LTV é uma métrica fundamental para medir os valores de cada venda e de maneiras para aumentar a lucratividade da sua empresa.

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