Indicações de clientes para Academias

Porque o mercado fitness é um dos mais indicados para aplicar uma estratégia de indicações de clientes

Indicações de clientes é o que há de melhor principalmente no campo para captar mais clientes, em qualquer segmento que seja.

Porém quando falamos do meio fitness e academias, não teria outra estratégia mais eficiente.

Ainda há um espaço muito grande para atuação e captação de alunos por indicações de clientes, pois nem todas as academias oferecem um programa de indicação para seus alunos. 

Cada aluno seu é capaz de expandir ou manchar a imagem do seu negócio apenas falando dele. 

Sendo assim, é importante que você e a sua equipe estejam preparados para deixá-lo mais satisfeito e incentivar as indicações, sempre focando no seu bem-estar e em oferecer o melhor serviço possível.

Estratégias para mostrar o melhor da sua academia

A melhor propaganda que sua academia pode ter são as indicações de clientes. 

Quando um aluno te indica para amigos, membros da família ou colegas, essa divulgação dele vale muito mais do que qualquer outro tipo de propaganda comercial. Isso acontece porque as pessoas dão mais valor e confiam mais nas opiniões de quem convivem do que em campanhas tradicionais de marketing.

É fato que 84% das pessoas se sentem totalmente seguras para comprar um produto ou contratar um serviço pela indicação de amigos ou família.

Está esperando o que para montar a sua estratégia de Indicação? 

Para começar a apostar em indicações de clientes e:

  • aumentar o seu número de alunos
  • a fidelidade deles
  • ter mais valor 
  • vender pacotes mais rápido
  • e ainda ganhar mais credibilidade… 

…você precisa começar pelo básico: bom atendimento e bons serviços. 

Ao garantir os dois, sua academia com certeza terá promotores e sua estratégia poderá começar. Assim, as pessoas divulgarão sua empresa para outras, e como resultado, trarão novos alunos já preparados para fechar! 

Como usar indicações de clientes para aumentar o faturamento da sua academia

Há uma metodologia que mede o nível de satisfação dos seus alunos. Esta se chama NPS (Net Promoter Score).

É simples de aplicar e as respostas são muito úteis para a sua estratégia.

Leia mais sobre os NPS em: Saiba como usar o NPS como um mestre

Engaje seus colaboradores para fazerem parte de todo o processo desde o começo. É preciso institucionalizar a cultura de indicações de clientes para que os resultados sejam ainda melhores, e dessa forma, atrair mais alunos e fidelizar os já conquistados.

Agora confira algumas estratégias para poder incentivar as indicações de clientes dentro da sua academia. Continue sua leitura. 

Esteja mais perto dos seus alunos

Uma excelente maneira de aproximar os seus alunos e depois os engajar para participar das suas campanhas de indicações de clientes é se aproximando deles e melhorando o seu relacionamento.

Descubra o que eles querem e quais são as suas opiniões e sugestões, por meio de pesquisas de opinião e de estímulo ao feedback. Não precisa ser hora. Escolha apenas aqueles momentos ideais, quando o aluno está mais disposto a responder.

Vale até oferecer isso como diferencial. Uma academia que se importa com a opinião do aluno.

Assim, você também terá mais ideias do que fazer para mantê-los satisfeitos e engajados.

Aposte na exclusividade

Faça seu aluno se sentir especial e exclusivo ao participar do seu programa de indicações.

Tenha uma comunidade só dos seus promotores. Mostre que você os valoriza.

Você pode dar esse reconhecimento em forma de conteúdos exclusivos, eventos VIP, e recompensas como: promoções exclusivas, brindes, convites para experimentar novas modalidades (para quem não gosta muito de só treinar musculação, por exemplo, vale oferecer um desconto exclusivo em uma nova modalidade ou ainda uma aula diferente) e outros serviços na academia, descontos em lojas parceiras, suplementos e produtos saudáveis.

Escolha uma boa recompensa

E por falar em recompensa, a sua estratégia de indicações de clientes não pode deixar de ter uma.

Não é preciso investir muito. Um exemplo simples, é oferecer aulas experimentais nas quais os seus alunos podem levar amigos ou família. Ou até explorar mais parcerias entre empresas do ramo fitness e sua academia

Você pode pensar além de descontos na re-matrícula ou mensalidade, pois muitas academias já fazem isso. É válido fazer uma análise sobre o que seria mais interessante para os seus alunos.

Enfim, as possibilidades são infinitas.

Por isso, lembre-se de verificar todo o negócio para conseguir escolher o que mais se encaixa com seu orçamento e o público da sua academia.

Entenda mais sobre recompensas em: Recompensa: a melhor estratégia para Programas de Indicação

Clube de recompensas

Esta é uma excelente estratégia para agregar à sua de indicações de clientes. 

Os clubes de recompensas são ótimos para incentivar os seus alunos a indicarem a sua academia. Lembra da ideia de passar a sensação de “fazer parte de algo exclusivo” e ainda ganhar recompensas por isso?

É interessante até fazer uma tática estilo vídeo game: o aluno vai acumulando pontos para trocar pelo o que ele quiser depois. Tudo é uma questão de criatividade!

Pacotes Família

Outra estratégia muito válida para explorar e conseguir mais indicações é fazer pacotes de descontos para quem levar uma ou mais pessoas para treinar junto.

Isso porque, um dos motivos mais comuns de desistências é a falta de motivação do aluno. Existem vários motivos para isso acontecer, mas a falta de companhia para motivá-lo é um dos maiores deles. 

Por isso, esses pacotes família são uma boa pedida. 

Ter uma pessoa conhecida ao seu lado, ajudando a manter a motivação e o engajamento com os treinos, faz o aluno alcançar os resultados que ele queria e ficar muito mais tempo na academia.

Além disso, ele vai se sentir mais do que satisfeito ao indicar pessoas próximas e trazê-las para ter uma vida mais saudável também.

Marketing digital para academias funciona?

Para responder à sua pergunta, vamos à prática: imagine um internauta que descobre que está acima do peso e precisa praticar atividades físicas. A indicação médica é unir uma boa alimentação à prática regular de exercícios.

Ele vai até a internet e começa a procurar opções de exercícios que possam lhe fazer bem. Depara-se com vários conteúdos interessantes, aprende algumas dicas, mas ainda assim precisa daquela motivação extra, que é ir para a academia e encontrar pessoas que estão na mesma situação e que podem apoiá-lo nesse desafio.

É um cenário bastante comum, concorda? E se esse internauta se deparar com a sua academia online? Consumir os conteúdos que você compartilha? Achar interessantes as ideias que você propõe? Certamente ele criará uma relação de confiança e procurará sua academia para conquistar o objetivo de perda de peso.

Tenha a melhor automação do mercado para escalar os seus resultados na academia! 

O que achou dessas estratégias para ter mais indicações de clientes?

É hora de inovar e apostar no que traz mais resultados para a sua academia. Já pensou em ter tudo pronto e automatizado para você? Venha ver como montar o seu próprio programa de indicações com a maior plataforma de indicações.

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