Turbine o seu negócio com a melhor gestão para SaaS
Se você tem uma empresa baseada no modelo de negócio SaaS (Software como Serviço, do inglês Software as a Service), está no lugar certo. Um dos grandes segredos para o sucesso desse negócio está na Gestão para SaaS.
Existem maneiras mais eficientes de se gerir uma empresa assim, mas muitos gestores negligenciam essas possibilidades.
Como não é o seu caso, aqui você vai encontrar estratégias indispensáveis para aplicar no seu negócio e garantir o máximo de resultados.
Quer saber como otimizar a gestão para SaaS? Então continue sua leitura.
5 itens indispensáveis para sua gestão de SaaS
Sem mais delongas, separamos aqui quais são os itens que vão ajudar na sua gestão e como usá-los da melhor maneira.
Vamos lá?
#1 O Omnichannel
O omnichannel é o alinhamento de todos os seus canais. Com ele você tem garantido a conexão, sintonia e coerência de cada ponto de contato que você tem com o seu cliente.
Assim, é possível fazer a convergência de todos os canais da sua empresa, não só os de vendas, mas como também os de marketing e atendimento.
Além de dar liberdade para o cliente comprar ou tirar dúvidas, resolver problemas onde e quando quiser e facilitar o processo de compra ou interação com a marca; também auxilia e muito na gestão da sua base de clientes e na eficiência da sua equipe.
Por isso, busque integrar todos os dados e informações que tiver sobre cada cliente e as ferramentas que você dispõe que fazem essa coleta.
Centralize tudo em um só lugar. Assim, você torna suas análises mais assertivas, ágeis e completas.
Esta é mais do que uma estratégia multicanal, engloba todas as possibilidades de contato com o cliente e as une com informações e dados relevantes para melhor atendê-lo.
O gestor passa a ter uma visão mais holística com inteligência integrada. Ele conhece mais o seu cliente e ainda promove dados atualizados em tempo real para sua equipe.
#2 A Automação de marketing e vendas
Mesmo sendo um tema muito abordado, a automação de marketing e vendas ainda pode ser muito negligenciada na gestão para SaaS. Isso porque, muitos ainda não exploram todo o potencial que tal estratégia poderia ter.
Não consiste somente em agendar postagens para redes sociais ou e-mail marketing.
Este processo consiste também em aplicar ações personalizadas e mensuráveis, analisar e comunicar de maneira segmentada com cada pessoa que entra em contato com a empresa.
Assim, ter ferramentas de automação a seu dispor te possibilita coletar as informações necessárias para aplicar as melhores estratégias e ainda te dá os dados mais relevantes para te ajudar na análise dos seus KPIs.
Além disso, sua equipe fica mais livre de atividades corriqueiras e manuais, e assim, podem investir seus recursos em outras tarefas mais relevantes e impactantes.
Todo o processo de atrair, converter, nutrir e atender o cliente fica mais eficiente. Demanda menos recursos, menos tempo e menos pessoas envolvidas.
Por isso, um investimento inicial faz muito sentido, pois os retornos que as ferramentas de automação trazem são muito maiores, como o aumento em vendas, redução do CAC e aumento na retenção de clientes, como por exemplo.
#3 O Planejamento para uma boa gestão para SaaS
Principalmente em tempos difíceis, o poder de um bom planejamento alivia a mente de qualquer gestor.
Dentro da gestão para SaaS, em especial, ter um planejamento bem estruturado, flexível e que abrange possíveis crises, a empresa estará preparada para qualquer situação e saberá com toda certeza qual será o seu caminho para o sucesso.
Não é questão de prever o futuro, mas sim traçar o caminho que sua empresa precisa seguir para alcançar os resultados que tanto almeja.
Há alguns motivos principais para isso:
- Permite ter uma melhor noção da realidade atual da empresa
- Avalia quais os possíveis caminhos a se seguir
- Traça um caminho concreto para se ter referência
- Define quais serão as ações necessárias
- Ajuda a avaliar e reavaliar como está a execução
- Auxilia em momentos de crise
.
Sendo assim, pode-se dizer que um planejamento servirá como um guia prático que irá direcionar todas as ações para chegar nos resultados necessários para o crescimento da empresa.
Não há um modelo padrão a ser seguido. Depende do que for mais acessível e prático de ser consultado por toda sua equipe. Afinal, toda a empresa deve estar alinhada com o planejamento feito.
Por isso é tão importante definir como cada equipe vai executar o seu papel e como os resultados serão analisados. Assim, você terá mais controle das ações que vão ser aplicadas e poderá saber exatamente qual de fato rendeu resultados.
Dentro disso, antes de montar o seu, reflita sobre alguns pontos que precisam estar presentes ou serem analisados:
- O estado atual da sua empresa
- A situação do seu mercado
- Quais são as metas e objetivos claros
- Verificar os gastos de cada ação
- Ter um calendário empresarial
- Fazer uma ata da inovação
- Definir o acompanhamento de métricas
.
#4 O Customer Success
Este item nasceu praticamente em conjunto com os negócios SaaS.
Isso porque houve a necessidade de ter uma melhor estratégia possível para cuidar da saúde e do sucesso dos clientes já conquistados.
Sendo assim, o Customer Success (CS) veio com dois objetivos principais: primeiro garantir que o cliente tenha o maior aproveitamento e sucesso com o serviço ou produto adquirido; e segundo, evitar de forma proativa a evasão dos clientes.
Isso porque, a principal característica do modelo SaaS é que há a exigência de renovação do contrato ou assinatura do software adquirido.
Por conta disso, é preciso ter a total garantia de que o cliente vai continuar com você e pagar a próxima mensalidade, senão o negócio se torna insustentável. Por isso a importância de manter sua base de clientes satisfeita, a fim de que ela possa continuar rendendo lucros.
Assim, vê-se cada vez mais a importância do CS para manter clientes e aumentar o nível de satisfação com a marca. Isso gera um impacto positivo na reputação e autoridade, além do fato de que faz sua marca crescer ainda mais em negócios e visibilidade no mercado.
Deste modo, CS vai te ajudar a acompanhar, instruir e guiar o cliente na melhor jornada possível com a sua empresa. Dentro da gestão para SaaS, manter um vínculo saudável com os clientes é vital para o sucesso da empresa.
Seu foco deve ser totalmente voltado para o cliente.
Não só porque ele pode cancelar a qualquer momento, mas também porque é muito mais rentável e econômico manter um cliente já conquistado do que se esforçar para captar um alto volume de clientes.
#5 Programa de Indicações
Este item vai colaborar tanto para a gestão das indicações que sua empresa recebe (com certeza já acontece) quanto no crescimento da sua marca e utilizar recursos da maneira mais eficiente possível.
Na gestão para SaaS é interessante estar o tempo todo interagindo com o usuário. Por que não usar isso a seu favor?!
Empresas como Dropbox e Uber já utilizaram (e ainda usam) programas de indicação para expandir o seu negócio de maneira mais escalável.
O Gmail, por exemplo, passou a ser amplamente utilizado depois que deu a opção a seus usuários de indicar alguém para se tornar usuário também.
Usar um programa de indicação bem estruturado e de maneira controlada e automatizada não só faz total sentido em questão de expansão como também possibilita maior previsibilidade de receita e é possível criar um novo canal de vendas.
Veja os outros benefícios de trabalhar com um programa de indicações:
- CAC (Custo de Aquisição de Clientes) e ciclo de vendas reduzem
- LTV (LifeTime Value) e ticket médio aumentam
- Clientes mais leais à sua marca
- Contato mais pessoal e personalizado com seu público
- ICP (Perfil de Cliente Ideal) mais assertivo
- A confiança na sua marca aumenta
- Transforma as indicações orgânicas da empresa em algo recorrente
- Potencializa o alcance das campanhas de indicações criadas
- Sua autoridade de marca se fortalece
- Desenvolve uma estratégia de incentivo, para que mais pessoas sintam-se inclinadas a indicar cada vez mais
.
Depois de conhecer cada tática, qual delas você vai aplicar primeiro?
Venha bater um papo com a gente para saber como montar o seu próprio programa de indicações. Assine nossa newsletter também para se atualizar sobre o mundo de vendas, marketing e indicações.
(Atualizado em 06 de dezembro de 2022)