Como Aproveitar Melhor O Funil De Inbound Marketing: O Que Fazer Depois Da Venda

Como Aproveitar Melhor O Funil De Inbound Marketing: O Que Fazer Depois Da Venda

Atrair, converter, fechar, encantar. Essa é a premissa clássica do funil de inbound marketing.

Se você é adepto do Inbound Marketing, esse é o mantra de sua empresa.

Responda com sinceridade: você gasta o mesmo tempo cuidando dos clientes em cada etapa do funil de inbound marketing? A maioria dos profissionais de marketing afirmam que gastam cada vez menos tempo à medida que os usuários avançam pelo funil, infelizmente.

Ou seja, esses profissionais gastam a maior parte de sua atenção pensando nos estágios “Atrair“, “Converter” e “Fechar” do funil de inbound marketing.

Mesmo os profissionais de marketing que fazem da satisfação de seus clientes uma prioridade o fazem com a esperança de um aumento de vendas.

O conceito de “Encantar” – proporcionar uma experiência notável aos usuários, que se concentra em suas necessidades, interesses e desejos que os deixam tão satisfeitos ao ponto de indicarem a sua marca – não é apenas limitado para os clientes existentes.

Grandes empresas que utilizam o funil de inbound marketing concentram-se em encantar os potenciais clientes em cada uma das suas primeiras interações com a marca – e você também deveria!

funil de inbound marketing

O Que Significa “Encantar”, no Funil de Inbound Marketing?

Criar uma estratégia no funil de inbound marketing cujo objetivo seja o prazer do cliente pré e pós-venda pode ser uma vantagem competitiva para muitas empresas, porque clientes satisfeitos permanecem mais tempo do que aqueles que têm uma experiência neutra ou negativa.

Em um mundo empresarial tão competitivo, sua marca não pode esquecer de Encantar seus clientes. É mais fácil do que nunca para o seu cliente mudar de produto ou serviço se você não atender às suas expectativas, o que tem consequências mais graves hoje em dia, já que ele pode compartilhar publicamente o feedback negativo em plataformas como mídias sociais e Google Reviews, fazendo com que mais pessoas tenham uma opinião negativa sobre você.

Philip Kotler (1999), orientou que “conquistar novos clientes custa entre 5 a 7 vezes mais do que manter os já existentes”.

Mas, apesar disso, apenas 7% dos consumidores dizem que as experiências com uma empresa superam suas expectativas.

E o que esses 7% encontram? Organizações de sucesso que não se concentram apenas em atrair visitantes, convertê-los em leads e torná-los clientes. E sim em fornecer uma experiência notável para clientes potenciais e atuais.

Encantar o cliente tem tudo a ver com ajudá-lo a ver o valor do seu produto e o quanto ele o ajuda a suprir as necessidades dele.

Então, pense no prazer do cliente assim: como sua empresa pode, efetivamente, fornecer valor a alguém?

Criar uma ótima experiência do cliente significa que você está construindo a confiança das pessoas para que permaneçam fiéis à sua marca e aos seus produtos por um longo tempo.

Como Encantar Seus Clientes?

Solucione Os Problemas Dos Clientes

A primeira coisa que sua empresa precisa fazer é resolver os problemas que seus potenciais e atuais clientes trazem.

Afinal, oferecer a eles uma solução para o problema que enfrentam é, afinal, por que eles vieram até você. Ofereça aos seus clientes as soluções mais alinhadas com seus desejos, necessidades e preferências individuais.

Não esqueça de seus clientes em potencial!

O raciocínio aqui é: ajude as pessoas e elas ajudarão a sua empresa. Se você puder provar aos seus clientes em potencial que você é confiável e eficaz, eles ficarão muito mais propensos a fazer negócios com sua marca.

Use seu Funil de Inbound Marketing e Seja Sempre Útil

Capacite os potenciais e atuais clientes com educação, faça recomendações ajudando-os a ter sucesso, isso é essencial para atingir o último passo do funil de inbound marketing.

Se seus prospects e clientes receberem uma resposta positiva de sua empresa sempre que seguirem seus conselhos e recomendações, ela se tornará conhecida como uma organização útil e notável.

Você pode conseguir isso escrevendo postagens em blogs ou compartilhando dicas em suas redes sociais.

Ajude Seus Clientes A Alcançarem Metas

Certifique-se de entender por que as pessoas estão comprando seu produto ou serviço para que você possa descobrir como ajudá-las a obter sucesso e sentir o valor de seu produto ou serviço.

Você precisa estar constantemente inovando seus produtos, processos e a experiência geral do cliente, isso realmente encanta as pessoas e pode gerar engajamento com a sua marca.

Seja Entusiasta

Certifique-se de que, em todas as interações com clientes em potencial e atuais, a voz de sua empresa seja divertida e acolhedora.

Se você deseja criar uma estratégia no funil de inbound marketing que realmente encanta, não seja um “dicionário” – em vez disso, ofereça uma interação humana real, calorosa e personalizada que respeite o tempo do usuário e deixe-o feliz e satisfeito.

Quais os Benefícios de “Encantar” o Cliente com o Funil de Inbound Marketing?

Seus Clientes se Sentem Bem

Os clientes ficam com as marcas que demonstram preocupação. Isso faz com que eles se sintam apreciados.

Encantar os clientes, mais que uma oportunidade de relacionamento, pode ser uma estratégia para envolvê-los nos seus processos de desenvolvimento e melhoria de produtos/serviços.

Fazendo assim com que eles necessitem e gostem cada vez mais da sua empresa.

Você Pode Expandir Suas Oportunidades De Vendas

O funil de Inbound Marketing pode ajudar a expandir seus negócios. Clientes satisfeitos tornam-se promotores da sua marca.

Estando satisfeitos com a experiência proporcionada pela sua empresa, o boca a boca se torna espontâneo e contínuo.

É exatamente por isso que o “Encantar” é o passo final e vital do funil de inbound marketing.

Os clientes satisfeitos não perdem a oportunidade de recomendar a sua empresa para os amigos. As pessoas levam as avaliações online a sério.

Segundo o Instituto Nielsen “68% dos consumidores confiam em recomendações e avaliações on-line […] fazendo com que a avaliação on-line seja a terceira maior fonte de confiança na hora de comprar.

Os usuários estão procurando recomendações além de seus círculos de amigos. Clientes satisfeitos que compartilham avaliações positivas aumentam a credibilidade da sua empresa.

O Funil de Inbound Marketing Ajuda a Manter a Lealdade do Cliente

Clientes encantados garantem um compromisso com sua marca.

Por isso, depois de tornar um cliente fiel, você precisa garantir que continue assim. Essa é a hora ideal para oferecer ofertas especiais, incentivos e programas de indicações.

Continue a fornecer informações valiosas e tratamento pessoal. Essas pequenas vantagens lembram os usuários de que sua empresa aprecia o apoio e a fidelidade dele.

Conclusão

As empresas que se preocupam em proporcionar uma experiência incrível conseguem atrair clientes engajados, fidelizar, gerar buzz espontâneo em torno da marca e reduzir o custo de aquisição de clientes.

Um exemplo clássico disso são empresas como NuBank e AirBnb em que seus clientes dificilmente voltarão a ser clientes dos concorrentes tradicionais, graças ao bom relacionamento e a troca de benefícios que eles construíram com seu público.

A quarta e última etapa do funil de inbound marketing tem como propósito que você continue se concentrando em seus clientes após a venda.

Quando os usuários experimentam um atendimento notável durante todo o ciclo de vida do cliente, você pode garantir que eles espalharão a notícia de uma boa experiência com outras pessoas – amigos e familiares.

Então, se a sua empresa já está proporcionando essa experiência incrível aproveite a satisfação dos seus clientes para retroalimentar o seu funil de marketing implementando um programa de indicações e recompensando seus clientes pela indicação de novos clientes.

Ou seja, essa estratégia consegue fidelizar o cliente antigo, atrair novos e tem potencial para reduzir seu CAC (Custo de Aquisição de Cliente) pela metade.

Já que se cada cliente seu trouxer mais um cliente, seu custo para conquistá-lo pode ser dividido por dois.

Ou seja, além de representar uma vantagem competitiva, o marketing boca a boca te ajudará a alcançar públicos maiores, fechando cada vez mais negócios.

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