Ferramenta de marketing de indicação: a evolução do boca a boca até a BuzzLead

Como uma ferramenta de marketing de indicação causou uma evolução?!

Uma ferramenta de marketing de indicação impactou para sempre o jeito de tratar as indicações de clientes.

Vou te explicar o porquê!

O fenômeno do boca a boca já nasceu junto com a construção da nossa sociedade. Ou seja, é mais antigo que o conto da carochinha.

Além disso, é algo muito natural também. Faz parte de nós e do nosso dia-a-dia.

Você deve ter indicado pelo menos um filme na vida para alguém. Isso é o boca a boca!

Assim, o Marketing Boca a Boca se tornou uma das maiores fontes de atração de clientes existentes hoje.

Porém, até chegar no seu modelo automatizado, o seu histórico é muito mais antigo do que você pode imaginar.

Vem comigo por esse túnel do tempo e entenda a evolução do boca a boca até chegar em grandes empresas como Ifood, Uber, Nubank, Burger King e muitas outras!

Entenda e acompanhe o Marketing de indicação

O antes

O Marketing boca a boca é fundamentado por um princípio inerente ao comportamento humano: compartilhar experiências, interagir.

Por isso, Aristóteles mesmo já tinha percebido tal instinto quando afirmou: 

“O homem é, por natureza, um animal social”

Você já deve ter visto muito essa frase por aqui.

Sendo assim, até os dias de hoje a sociedade como um todo costuma a se comunicar em especial por meio de “buxixos” que nos cercam desde o início da construção da mesma, quando o homem das cavernas indicava os lugares de perigo, por exemplo.

Além disso, já foi comprovado que há uma pequena parte no nosso cérebro chamada hipotálamo que, dentre outras coisas, ajuda a regular desejo sexual, sede e fome, comportamento maternal, agressão, prazer e claro a nossa tendência a indicar.

Desta forma, através da indicação, ele registra o prazer em fazer o bem e em ser reconhecido por isso. Traz o sentimento de querer pertencer a algo que seja maior do que nós mesmos, que por sua vez, é a própria motivação social para fazermos indicações.

Nós, seres humanos, somos fisiologicamente e “sociologicamente” programados para fazermos indicações.

O marketing boca a boca surge então com o advento desse comportamento e deu origem a uma nova estratégia para captar clientes por meio da indicação de quem já teve uma experiência com a marca.

O que começou no berço da humanidade, e depois evoluiu para simples recomendações diárias, deu espaço para pessoas influentes com uma grande audiência começarem a ganhar pelas indicações de serviços ou produtos que faziam.

Com esse grande poder digno de marketing viral e de impacto, as empresas foram se despertando cada vez mais para o boca a boca – mesmo com grandes players no mercado já apostaram nisso desde o seu início, como o Dropbox e o G Suite.

O depois

Depois de ter se espalhado como grande conceito de influência e impacto, a maneira de se aplicar o boca a boca não parou no tempo.

O conceito virou estratégia, que se transformou em ferramenta automatizada. 

E seu poder nunca diminuiu. Com o avanço tecnológico e estudos, podemos dizer que o boca a boca ganhou uma escala ainda maior. 

Com um grande volume de indicações, surgiu a necessidade de uma maneira de centralizar todas as informações e automatizar os processos de indicação, para não haver erros humanos ou uma enorme demanda de tempo das equipes envolvidas.

Como resultado, surgiu do programa de indicação a ferramenta especializada pioneira no mercado, a Buzzlead: ferramenta marketing boca a boca que garante automatização total de toda a estratégia e das campanhas de indicações, além de mostrar os resultados em um painel de controle centralizado. 

Um estudo de caso: Uber, Nubank, Ifood

Para notar essa grande evolução do simples boca a boca até uma ferramenta marketing boca a boca especializada, podemos examinar os casos de empresas famosas.

👉 Leia também: Exemplos De Programas De Indicação: Se Inspire Em Grandes Cases De Sucesso

Estas conseguiram crescer muito rápido e aumentar tanto a sua base de clientes quanto a satisfação dos mesmos.

A Uber, por exemplo, hoje uma grande case de branding e sucesso, começou a sua expansão com base no boca a boca.

Na mesma plataforma, o usuário indicava motoristas e até novos usuários para utilizarem o serviço, com direito a cupons de desconto.

Isso permitiu que a Uber tivesse em 2018 – só no Brasil – mais de 22 milhões de usuários e mais de 75 milhões no mundo, conforme a empresa.

Outra grande marca que se apoiou em indicações é o próprio Nubank. A indicação foi a estratégia base de crescimento da marca e se mantém ainda hoje, mesmo depois da mesma ser reconhecida internacionalmente e ter até presença na bolsa de valores.

Uma grande sacada é que a divulgação do Programa de Indicação deste banco digital acontece diretamente no momento do uso do aplicativo, oferecendo oportunidade para o cliente indicar.

Para finalizar, podemos citar também o Ifood. O aplicativo foi pioneiro e revolucionou o mundo do delivery. E claro, tudo começou – e ainda funciona – com as indicações de seus usuários.

Sendo assim, as indicações não só fizeram a empresa crescer como também a colocou à frente de toda a sua concorrência. 

Resultado? Consolidou a marca e a ajuda se expandir até hoje:

Inclusive, grandes marcas como o Ifood, já usam a Buzzlead como ferramenta marketing boca a boca, por exemplo, a fim de automatizar e turbinar suas estratégias de indicação.

A ferramenta de marketing de indicação automatizada que evolui as suas estratégias e os seus resultados

A automação de todo o processo de indicações precisa de uma ferramenta marketing boca a boca especializada. 

Afinal, sem a magia da tecnologia como expandir, fazer análises assertivas e se organizar melhor?!

Isso porque, a automação em si já envolve entender e atuar de maneira personalizada, eficaz e mensurável com os usuários. 

A partir do uso da ferramenta marketing boca a boca, é possível entender quais são os seus clientes promotores, criar e divulgar campanhas de indicação personalizadas, e ainda oferecer a eles as informações que precisam em cada estágio da jornada de indicação, e por fim, analisar o retorno de cada campanha e interação. 

Tudo rodando no automático!

Investir em uma ferramenta especializada proporciona o aumento de indicações, nas vendas e, como resultado, no lucro da sua empresa. 

Além disso, também conseguem diminuir os custos de aquisição de clientes (CAC) e também facilitam a fidelidade dos mesmos.

Sendo assim, a ferramenta marketing boca a boca possibilita a automação que, por sua vez, permite um processo mais ágil e maiores impactos em cada ação.

Assim, podemos dizer que a automação:

  • contribui na nutrição de leads desengajados e contatos frios
  • garante uma comunicação personalizada
  • traz eficiência para as equipes de marketing e vendas
  • aumenta o aproveitamento do funil de vendas

Conclusão

Ter um programa de indicações automatizado é outra vida, não é mesmo?!

Evolua junto com o boca a boca. Assim, finalmente será possível alcançar aqueles resultados que sempre quis na sua empresa.

Se inspire nas marcas que já se consolidaram no mercado e estão ganhando muito com uma ferramenta marketing boca a boca.

Quer saber mais como? Partir para a prática? Vem bater um papo com nossos especialistas e ganhe uma consultoria gratuita!

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