Leia aqui:
- Como a experiência do usuário pode tornar a sua marca mais indicável
- O que as pessoas experienciam em seu site?
- Os 6 fatores que influenciam a experiência do usuário
- Conquistar novos clientes pela experiência do usuário
Saiba como a Experiência do Usuário pode tornar a sua marca mais “indicável”
No Brasil chamamos de Experiência de Usuário.
Mas em termos norte americanos, ‘UX ou User Experience’ é o nome utilizado para designar o que um usuário sente em relação a um site ou aplicativo de uma empresa.
Para além da denominação, a UX é relacionada com o que as pessoas percebem em relação a tecnologia digital da empresa, seja no seu site ou aplicativo.
A alguns aspectos contribuem muito para uma boa experiência do usuário, como:
- interface
- mecanismo de busca
- usabilidade da plataforma
No entanto, a experiência do usuário é muito mais que um site ‘bonito’ com um design atrativo.
Portanto, para que sua marca seja indicável por meio da boa experiência é preciso se preocupar com alguns pontos essenciais da UX.
O que as pessoas experienciam em seu site?
Responder a esta pergunta é o primeiro passo para compreender o que pode ser mudado em seu site/aplicativo para que a boa experiência do usuário seja explorada.
Todos os detalhes influenciam diretamente na experiência, assim como a emoção do usuário.
A ideia de uma plataforma que apresente uma boa experiência para o usuário, pode influenciar para que o visitante tenha melhor acesso e vença pequenos obstáculos.
Empresas que possuem um programa de indicação, nesta plataforma, podem atingir o objetivo para que o usuário chegue ao sucesso da experiência e indique seus amigos.
Agora vou te dar algumas dicas para melhorar a experiência com a sua empresa. Pegue caneta e papel. Comece a anotar.
Os 6 fatores que influenciam a experiência do usuário
1# A plataforma deve ser útil para o usuário
Esse fator deve ser uma obrigatoriedade para qualquer negócio. A utilidade é o princípio que facilitará a vida do usuário. E com uma plataforma utilizável, o acesso será frequente.
O usuário poderá ter a sua melhor experiencia, em vista que não enfrentará obstáculos para encontrar as soluções que seu site apresenta.
Usando do exemplo para e-commerce: um site utilizável não apenas apresentará as opções de compra, como também permitirá acompanhar a entrega, e verificar outras questões em relação a compra e o usuário.
2# O usuário deve desejar a plataforma
O desejo pode ser despertado por motivos como o da utilidade. Mas uma boa interface atrai o usuário como um sereia atrai os pescadores a se afogarem no mar. Acontece que nesse caso, o usuário deve mergulhar na sua plataforma.
A sua experiência poderá despertar um sentimento de pertencimento a sua marca. E além disso, mostrará como é fácil utilizar os serviços da plataforma. No caso do e-commerce, será muito fácil e intuitivo realizar uma compra e indicar os amigos.
3# No digital a acessibilidade é fundamental
A inclusão digital é um excelente critério de acessibilidade que permite uma boa experiência ao usuário. É fato que qualquer pessoa pode encontrar a sua plataforma, inclusive deficientes visuais e outros. Portanto para deixar a experiência ainda mais aconchegante, se preocupe com a acessibilidade do usuário.
Uma plataforma acessível também pode ser um diferencial frente aos seus concorrentes. Atualmente ainda é expressivamente desproporcional a quantidade de sites, dos independentes tipos de empresa, que não se preocupam com a acessibilidade do usuário.
4# Resplandeça confiança ao usuário
A confiança do usuário pode ser conquistada com aspectos simples em sua plataforma. O logout automático ao finalizar sua sessão, é um exemplo claro de segurança que transparece segurança.
A experiência do usuário pode ter sua confiança alcançada quando os termos de aceite são claros, legíveis e curtos. Além disso, o depoimento de outros usuários também podem trazer o sentimento de confiança na sua plataforma.
5# Torne as coisas localizáveis na plataforma
Na hora de realizar determinada compra em um e-commerce ou uma solicitação de cartão de crédito no aplicativo do banco, muitas vezes encontramos operações simples e fáceis de se decidir e realizar as operações.
Algumas plataformas são, inclusive, muito intuitivas para que o usuário realize determinadas ações. Acontece que, a localização desses CTAs, mostram como a localização é fundamental para uma boa experiencia do usuário.
6# Sirva maior valor para o usuário
Um atendimento ao cliente pode custar muito. Mas, quando vou a um restaurante self-service, mesmo que eu e meus amigos comamos muito, mesmo assim há sempre o nosso prato predileto, o de maior valor para mim, a disposição para a próxima rodada.
Na sua plataforma não deve ser diferente.
O usuário deve ser servido com o que há de melhor para ele no seu negócio. Esse é o tipo de experiência do usuário que deverá ser compartilhada com os amigos.
Com automação em ferramentas de Business Intelligence, você pode destinar ao visitante/leads da sua plataforma o que mais se caracteriza a perfil dele.
Assim o usuário não precisará perder tempo na escolha de coisas de desinteresse para ele. Mostre ao usuário a experiência que vale a pena para ele.
Conquistar novos clientes pela experiência do usuário
Um site ou aplicativo que utiliza dos fatores do ponto anterior conseguem engajar e prender a atenção do usuário na sua plataforma com maior facilidade.
O conteúdo é um bom começo para gerar boas experiências e tornar os novos visitantes em leads qualificados.
O uso de landing page que convertem mais, também é uma prova da boa experiencia do usuário, que satisfeito e engajado não enfrenta obstáculos para deixar seus dados.
A segurança que esse usuário terá juntamente com outros elementos, o levarão a lugares estratégicos do seu funil de vendas e marketing.
É aí que entra os novos clientes. Empresas focadas na UX têm a indicação como prova de sucesso do cliente. E apenas os clientes mais seguros com sua plataforma podem realizar recomendação para outros.
No entanto, sem uma boa experiência, o seu cliente pode até continuar comprando de você.
Talvez por alguns motivos pontuais, como a dependência da sua marca ou a falta de concorrentes que oferecem o mesmo produto ou serviço.
Mas apenas os que confiam na sua marca têm a coragem de entregar sua confiança em favor da sua empresa.