Exemplos de Programas de Indicação: se inspire em grandes cases de sucesso

Confira exemplos de programas de indicação e suas estratégias. São cases que podem te inspirar a montar o seu e ter grandes resultados.

Conheça os maiores exemplos de programas de indicação do mercado e se inspire para montar o da sua empresa e turbinar seus resultados

Há exemplos de programas de indicação por todos os lados. A cada dia surge um novo.

Isso porque, as grandes empresas já perceberam o quanto é mais rentável e mais impactante os resultados conquistados pelo boca a boca e indicações de clientes.

Quando você transforma seus clientes em seus melhores vendedores, além de poder reduzir seu CAC pela metade, você diminui também os esforços do time de vendas e aumenta as chances de fechar um negócio. 

Sendo assim, programas de indicação são a melhor e mais barata estratégia de marketing. Com certeza, você já participou de algum ou viu uma estratégia dessas por aí.

📌 Leia também: Programa De Indicações: Tudo O Que Você Precisa Saber

Desde Uber e Paypal, Trello e Nubank até o Google, moldaram toda a sua expansão com uma estratégia de programa de indicação. Incentivaram seus usuários já conquistados a convidar outras pessoas para conhecê-las também.

Separamos alguns exemplos de programas de indicação para te mostrar como várias empresas tornaram seu negócio muito mais relevante e lucrativo. Perceba que é mais comum do que parece, mas ainda sim muito inovador, pois é bem versátil e adaptável para qualquer marca.

Os maiores exemplos de programas de indicação

Dropbox

O Dropbox é um serviço de armazenamento em nuvem e compartilhamento de arquivos disponível para a maioria dos dispositivos. Assim, tudo o que você precisa será mantido online e estará disponível em qualquer dispositivo.

Entre 2008 e 2010, o Dropbox conquistou 3.9 milhões de novos usuários, saindo de 100 mil para 4 milhões de usuários e chegando a crescer 60% ao mês.

Como o produto oferece espaço de armazenamento na nuvem, sua equipe decidiu recompensar as pessoas que indicavam o Dropbox com mais espaço grátis. Além disso, a pessoa indicada também ganhava espaço grátis ao se cadastrar.

Ao recompensar os dois lados (embaixador e indicado), o Dropbox garantiu que a ação desejada, o registro da pessoa, fosse atingida em pouquíssimo tempo.

Quando uma pessoa decide usar um produto, ela sabe exatamente o que quer. No caso do Dropbox, as pessoas queriam mais armazenamento em nuvem; e quanto mais espaço para o armazenamento melhor para o público deles.

📌 Entenda mais sobre recompensas: Recompensa: A Melhor Estratégia Para Programas De Indicação.

American Express

A American Express é uma empresa de serviços financeiros norte-americana. Seus cartões de crédito ultra-populares constituem o seu principal produto. Também oferecem vários programas de viagem que permitem que os titulares dos seus cartões recebam certos privilégios que outras pessoas não podem receber.

Essa exclusividade também está presente em seu Programa de Indicações.

A estratégia da marca faz com que seus clientes convidem amigos para que eles obtenham cartão Amex.

Além disso, dependendo do tipo de cartão que os indicados escolham, neste exemplo de programa de indicação, eles oferecem diferentes ofertas de recompensas, como 5.000 Starpoints para o Starwood Preferred Guest Business (cerca de US $125) para cada indicação feita.

Quinto Andar

A startup brasileira Quinto Andar é um dos cases de maior sucesso entre as imobiliárias que utilizam programas de indicação para captar clientes e imóveis.

A estratégia da empresa tem permitido que outras pessoas além de clientes diretos se engajem com sua campanha de indicação.

Sendo assim, a Quinto Andar oferece recompensas aos porteiros, zeladores de prédio e outros funcionários do condomínio que possam indicar imóveis do mesmo para entrar no catálogo da empresa.

Dentro disso, neste exemplo de programa de indicação, a estratégia permite que a imobiliária domine toda uma região, buscando os melhores e se não todos os imóveis da localidade. Os porteiros então são recompensados com um valor financeiro pelas indicações anunciadas na Quinto Andar.

A estratégia deu tão certo que outras imobiliárias tradicionais passaram a usá-la para conquistar apartamentos em seu portfólio e aumentar as suas vendas com a indicação de seus clientes satisfeitos.

Airbnb

O Airbnb é uma empresa voltada para a “hospedagem compartilhada”. Por meio da sua plataforma, é possível alugar um quarto, casas inteiras ou até experiências, ao invés de ficar restrito a um hotel.

Este caso é um dos exemplos de programas de indicação que consegue refletir toda a diversidade de locais que esse mercado de viagens internacionais oferece aos seus clientes.

Isso porque, ao usar as indicações para estimular o crescimento da base de clientes em todas as cidades, o Programa de Indicações da Airbnb se modela de acordo com o perfil do cliente. Dessa maneira, as recompensas da Airbnb são oferecidas de formas diferentes, dependendo dos locais da cidade dos usuários.

📌 Leia mais sobre em: Os segredos do Referral Marketing do AirBnb: Como a empresa cresceu tanto com indicações.

Desta forma a marca fornece diferentes recompensas voltadas às características do cliente e constitui um meio econômico para conquistar clientes em cada região.

PetiteBox

A PetiteBox atua como um Clube de Assinatura para gestantes e bebês. A empresa é um e-commerce e todo o seu processo de vendas é 100% online. As mães ganham a chance de ter contato com os melhores produtos para seus filhos no conforto do seu lar e sem desembolsar muito por isso.

São ofertadas caixinhas com produtos de qualidade garantida: marcas famosas no mercado, 50% mais acessíveis do que é ofertado nas lojas convencionais.

Após a implementação do programa de indicações com a BuzzLead, o sistema de indicações ficou mais organizado e o processo mais claro, tanto para a PetiteBox quanto para seus clientes.

Isso potencializou o volume de indicações, melhorou o contato com os clientes indicados e ainda otimiza o processo de conversão. 

As estratégias escolhidas focaram em aproveitar cada ponto de contato que a marca tinha com seus clientes.

Ao finalizar uma compra, o cliente já é direcionado para a página do programa de indicações, na qual o cliente indica um amigo(a) por e-mail ou WhatsApp. Também houve envio de e-mails marketing falando sobre o programa de indicações, com o link de para a landing page de indicação já inserido. E ainda colocaram no final de todos os e-mails um CTA (Call To Action) para o programa de indicações.

Assim, em apenas um mês conquistou 190 indicações e 15 conversões, somente aplicando o programa de indicação. A sua taxa de conversão então foi de 8%. Quase 8x maior que a taxa média de conversão brasileira em E-commerces.

A automação que transforma resultados 

O que achou desses exemplos de programas de indicação?

Inove também e aposte em uma estratégia com alto índice de escala e eficiência.

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(Atualizado em 06 de dezembro de 2022)

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