fbpx

Endomarketing: qual o papel do colaborador nas indicações

 em Programas de Indicação, Vendas

Neste artigo quero mostrar como arrastar e estimular seus colaboradores a se tornarem seguidores que defendem o marketing boca a boca, através do endomarketing.

Sempre gosto de me inspirar nas experiências do dia a dia aqui na BuzzLead. Meu objetivo é dividir o aprendizado com outras pessoas e fortalecer a indicação boca a boca no mundo dos negócios. Até porque, essa é uma das formas mais baratas de aquisição de clientes e tem sido muito bem explorada nos últimos tempos.

Quer se inspirar e transformar sua empresa numa máquina de indicação?

Veja o que irá descobrir neste artigo:

Endomarketing: conceito

Antes de relacionar o envolvimento do colaborador com o Programa de Indicação da sua empresa, vamos ao conceito de endomarketing.

O endomarketing, também conhecido como marketing interno, tem como ideia central o bom relacionamento entre cliente, colaborador interno e empresa.

A boa comunicação entre ambos impacta diretamente nos resultados financeiros do seu negócio. Seu colaborador é responsável pela imagem da sua empresa.

Portanto, se ele está feliz no ambiente de trabalho seu cliente com certeza terá segurança ao adquirir seu produto ou serviço.

Fazendo um paralelo com o marketing de indicação lembre-se que seus colaboradores são embaixadores da sua marca.

A implantação do endomarketing aumenta a produtividade e reduz a rotatividade de colaboradores. Utilizar o endomarketing na sua empresa é importante para que seus colaboradores encontrem um clima organizacional saudável.

Envolvendo colaboradores no Programa de Indicações da empresa

Antes de pensar em qualquer estratégia, pare e responda, a seguinte pergunta: a sua empresa está voltada para a cultura da indicação?

Se não está, não continue sua leitura vou te pedir para reavaliar os princípios básicos que rege a sua empresa e a sua forma de negociação com o cliente. Indico para você a leitura complementar de outro texto: conheça estratégias de incentivo à participação no seu programa de indicações.

Ouvi um sim? Maravilha, siga adiante.

O endomarketing abre um leque enorme de ações que podem ser desenvolvidas estrategicamente com seus colaboradores para incentivá-los a fortalecer a sua marca no mercado.

Nada impede que estejam diretamente ligadas a seu programa de indicações. No entanto, para que seu colaborador se torne um verdadeiro embaixador da sua marca, ou melhor da empresa em que veste a camisa, é preciso incentivá-lo da mesma forma que seus clientes.

Um relatório da Gallup verificou que 65% dos colaboradores que deixaram seus empregos, não se sentiram devidamente reconhecidos.

Então, será mesmo que dentre esses que abandonam o seu emprego há alguma parcela que indique a sua empresa?

Na verdade eles representam um risco para seu negócio, pois funcionários desmotivados são como um vírus mortal, se não sarados pode causar ruínas. E nas indicações, ele pode fazer o inverso e no lugar de um embaixador do seu negócio pode se tornar um detrator da sua marca.

Envolver os funcionário no programa de Indicações é muito mais que apenas uma regra ou protocolo para que estes peçam indicações. É presciso que seja algo prazeroso, algo que o colaborador tenha desejo de realizar.

Portanto, vamos a algumas dicas de endomarketing que influenciam diretamente na aplicação do seu Programa de Indicações.

Como aplicar o endomarketing no seu programa de indicações

#1 Envolva-o no processo e ofereça recompensas reais

Seus funcionários devem estar sempre envolvidos nos processos de sua empresa.

Somente aqueles que conhecem o processo podem falar sobre.

– E falar muito bem, é claro!!

O endomarketing bem colocado em prática, faz com que seu colaborador conheça a sua empresa e se torne estimulado quanto ao Programa de Indicação.

Aqui na BuzzLead é cultura que um colaborador indique os nossos serviços para amigos e familiares. Isso quer dizer que todos fazem parte do processo e entenderam a necessidade das indicações para o negócio.

Então, se a recompensa antes era apenas para clientes que indicavam, atualmente, aquele servidor que indica também recebe seu prêmio na hora da conversão.

Mas atenção: envolver colaboradores no processo não é apenas recompensá-los por indicações. É importante realizar eventos, que por exemplo, deixem todos antenados ao negócio da empresa. Faça:

  • workshopping;
  • dia do lanche com toda equipe;
  • sorteia prêmios para serem usados fora da sua empresa;
  • apresentações de livros sobre seu tipo de negócio;
  • pesquisa de satisfação com colaboradores;
  • melhora nos processos de comunicação interna.

A estratégia de endomarketing é realizada em parceria com o departamento de Recursos Humanos – RH; que identifica as  verdadeiras necessidades de seus colaboradores e trabalham para saná-las juntamente com a equipe de marketing.

Ao somar a valorização do trabalho ao bem-estar do funcionário a empresa irá colher maior produtividade dos colaboradores, e os processos da empresa passaram a ser seguidos com maior precisão.

Os processos passam a ser visto como uma necessidade ou um auxílio, ao melhor desempenho na empresa. Em vista que os colaboradores se tornaram parte dele, com suas opiniões de melhoria acatadas.

#2 A motivação se faz de dentro mas é importante incentivá-la

No senso comum, sabemos que a motivação depende mais da gente mesmo do que de ações de terceiros. No entanto, os incentivos para potencializar a motivação são cruciais nas estratégias de endomarketing para fidelizar colaboradores.

“Sempre que nos defrontamos com um motivador potente da ação humana, é natural esperar que existam boas razões para essa motivação”, Robert Cialdini em As Armas da Persuasão.

Uma boa motivação vem de dentro do indivíduo. Oferecer a esse indivíduo aquilo que lhe agregue valor emocional ‘reconhecimento’ e financeiro ‘premiações’, pode ser o melhor caminho para motivar os funcionários a indicarem o seu negócio – ou simplesmente falarem bem dele.

Incentive-os a participarem de ações na sua empresa. Lembre-se que antes do seu servidor se apresentar ao cliente como parte da sua empresa, ele é um humano que presta serviços para sua marca.

Essa é uma boa hora de motivar com aquilo que gera valor ao colaborador. E isso significa muito mais que uma lembrancinha, e está ligado ao bem estar emocional que o trabalho gera ao indivíduo.

#3 Internos são os que causam maiores impactos no externo

Você já deve ter percebido o quanto as ações internas de funcionários geram impactos no seus clientes.

Um vídeo feito por vendedores da Magazine Luiza viralizou e gerou bastante impacto para provar o quanto as ações internas de funcionários geram impactos no externo.

endomarketing_une_colaboradore

O interessante é que para tomar atitudes como estas, o seu funcionário deve estar motivado para atingir os objetivos coletivos.

Essas são atitudes que evidenciam que as ações de endomarketing trazem bons resultados, e isso no momento em que o colaborador fiel a sua empresa toma atitudes simples mas que impactam o seu cliente.

Essas atitudes, pode não necessariamente serem um vídeo legal. Mas sim são fatores evidenciados no bom atendimento, e na satisfação dos próprios clientes.

#4 Ensine o colaborador a pedir uma indicação, prepare-o

O pior desastre para empresas que não valorizam o endomarketing é o seu colaborador não perceber o quanto é importante para o processo de aquisição de clientes.

Imagine aquele funcionário que não vê relevância em solicitar indicações de seus clientes, ou que não vê motivos para isso.

Essa é uma tragédia anunciada que deve ser descartada da sua empresa.

Ensinar é a palavra chave para executar com seus funcionários a arte de pedir indicações para seus clientes.

Você observa aqui, que pedir indicações têm uma hora certa e um momento ideal, mas que todos os seus funcionários podem fazer.

Uma reunião de equipe com as equipes de marketing e vendas podem ser a solução, para que depois de motivados com suas ações de endomarketing, seus funcionários se tornem máquinas de pedir indicações.

A relação entre liderança e colaborador influencia no relacionamento com o cliente

“Como você trata o seu colaborador é a forma que ele tratará o seu cliente”, Polliana Alves, Customer Success da BuzzLead.

A percepção do colaborador em relação a empresa que trabalha é diretamente refletida em seu relacionamento com os clientes. E esse é o alerta final deste artigo para o relacionamento entre liderança e colaboradores.

Esse relacionamento deve sempre ser pautado por uma relação harmônica que:

  • demonstre lealdade;
  • preze pela qualidade;
  • que mostre importância do funcionário;
  • se preocupa com a equipe;
  • geram clima organizacional saudável.

O foco do endomarketing sempre será o colaborador, e os frutos da execução dessa estratégia é reflexo direto no engajamento dos funcionários com o dia a dia da empresa. Consequentemente, mais engajados, melhor será o atendimento ao cliente e com efeito dominó no aumento das indicações.

Gostou deste conteúdo? deixe seu comentário!

Compartilhar
Postagens Recentes