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Empresa de Sucesso: 7 passos para ter uma

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Saiba como ter uma empresa de sucesso:

A Empresa de Sucesso

Uma empresa que atraia os seus clientes é o desejo de qualquer empresário, CEO, gerente de vendas e marketing e quem quer que seja. Imagine só, os seus clientes vindo até você ao invés de você correr atrás deles, seria uma maravilha, não é mesmo?

Essa é uma realidade quase que irreal para muitas empresas, no entanto, neste artigo você irá descobrir como é possível se tornar uma empresa desejada por seus clientes.

Para atrair clientes, a sua empresa deve ser totalmente diferente do comum entre você e sua concorrência. Além, de critérios como estes, que hoje são quase que obrigatoriedade entre as empresas, os seus diferenciais devem ser inéditos para seu cliente.

Então, entre todas as ações que você fizer, trarão resultados de atração aquelas únicas que transparecem a sua força de identidade e marca, com o maior peso possível de atração.

7 passos para ter uma empresa de sucesso

1 – Tenha um atendimento personalizado

O atendimento personalizado é sem dúvidas uma maneira eficiente de atrair e manter o seu cliente fiel a sua marca. A personalização do atendimento garante um diferencial para cada cliente, conforme a necessidade e dores do cliente.

Portanto oferecer um atendimento personalizado é ouvir quem você está atendendo. Para atrair clientes desta maneira ofereça sempre uma resposta ao mesmo, inclusive se a empresa não possuir uma solução para o problema deste cliente em questão.

Respostas automáticas não são uma boa opção, portanto fale a linguagem do seu cliente e torne o atendimento o mais pessoal e amigável, sem ferir o relacionamento empresa/cliente.

No atendimento personalizado, também é importante ser realista com o cliente. Nunca prometa entregar o que você não pode. Isso pode até gerar um desconforto em sua empresa, mas é melhor atender as demandas possíveis do que frustrar o cliente.

Portanto seja proativo, e descubra antes do cliente te contar quais são os seus desejos com sua marca e responda suas dúvidas antes que elas sejam verbalizadas.

2- Ofereça qualidade de produtos e serviço

Por que alguém adquire determinado serviço ou produto da sua empresa?

Além do seu atendimento, a necessidade gera o consumo. Consequentemente a qualidade fortalece a venda do cliente diante de tantas opções de mercado.

Em tempos de Redes Sociais, a qualidade deve ser ainda mais evidenciada, qualquer insatisfação pode ser motivo de marketing negativo para sua marca. Portanto, independente do segmento, a preocupação da empresa sempre deve ser em oferecer o melhor.

Produtos de qualidade geram ao cliente:

  • confiança
  • credibilidade
  • segurança
  • agilidade
  • ótima percepção visual da marca

Se o seu serviço possui essas qualidades, a sua marca têm tudo para atrair novos clientes, principalmente por meio das recomendações dos atuais.

3- Atraia usando a Gamification

Utilize também a Gamification para medir a qualidade dos seus serviços. Essa é uma boa maneira de perceber como o seu cliente está recebendo os seus serviços/produtos e qual a sua satisfação com a marca.

Utilizando de recursos com

Utilize a gamification para interagir com os seus clientes, de forma a conquistá los ao seu negócio de uma maneira mais divertida.

Dessa maneira você perceberá como o cliente está recebendo os seus serviços/produtos e qual a sua satisfação com a marca, ao considerar o seu engajamento na gamification.

Utilizando de recursos com designer de jogos será possível perceber por meio da interação do cliente, como ele percebe a qualidade do seu serviço, atendimento e outras fases do seu funil de vendas, até o pós compra, atraindo-o a se manter na sua marca.

Isso acontece porque a gamification é uma forma descontraída e divertida de se relacionar com o cliente. Conforme, o uso dos seus serviços, o cliente pode receber pontuações e desafios que farão com que ele goste ainda mais da sua marca.

Que tal uma gamification que faça o seu cliente indicar novos clientes. Essa estratégia oferece liberdade para as ações, conforme a criatividade da sua equipe de marketing.

Você pode, por exemplo, utilizar um sistema de acúmulo de pontos conforme a jornada do cliente no seu funil de vendas.

4- Tenha uma marca que gere confiança

A confiança na marca é essencial para atrair novos clientes. As pessoas tendem a selecionar uma marca de maior autoridade na hora de escolher determinado produto.

Isso acontece porque elas querem a garantia gerada pela confiança. Consequentemente, as marcas com maiores autoridades vendem e conquistam mais clientes, que qualquer outra desconhecida do mercado.

Detalhe: a confiança faz com que se agregue valor ao produto e a marca. Uma marca que transpira confiança atrai novos clientes.

É completamente errôneo imaginar que apenas empresas tradicionais de mercado geram confiança ao cliente. A empresa que gera confiança está atenta a três pontos fundamentais que transformam a marca e fidelizam clientes. São esses, os princípios da:

  • integridade
  • identificação
  • inclusão

Observe o crescimento dos bancos digitais, por exemplo, a recomendação das pessoas acerca dessas ferramentas apenas têm crescido e feito com que todos os públicos adquiram a nova tecnologia. Aos poucos esses tipos de bancos vão conquistando a confiança dos seus clientes e do mercado.

“No começo, as pessoas ficavam desconfiadas, mas, conforme os Millennials passaram a usar e a recomendar os nossos produtos para os pais e avós, ganhamos um público mais diverso em idade e distribuição geográfica”, Dennis Wang vice-presidente de operações do Nubank.

Para gerar confiança, se preocupe em cumprir suas promessas, estabelecer uma relação pessoal com seu cliente e construir um senso de parentesco – se preocupe com a dor do cliente.

5- Cuide das suas mídias e tenha interações digitais

Uma outra dica para tornar a sua empresa ainda mais desejada por todos, é focar nas interações digitais e nas mídias sociais.

Se o relacionamento pessoal e direto com o cliente deve estar sempre em evidência para que haja desejo pela marca, as redes sociais são um meio importante no relacionamento.

Nas mídias sociais, os clientes conseguem uma resposta rápida com sua empresa. É o portal de entrada para um relacionamento duradouro.

Mas atenção. é presciso ter muito cuidado e conhecer bem, sua persona, o público alvo e até aqueles que seguem a sua marca para conhecê-la um pouco mais.

Empresas que investem em uma identidade visual, em respostas que tenham as características de seus clientes conseguem portanto atrair novos clientes e com muita facilidade.

Do que o seu cliente gosta de ver nas redes sociais? Traga isso para ele em uma de suas boas ações de marketing e viralize para atrair novos leads ou melhor ‘novos clientes’.

Uma outra opção é oferecer bons conteúdos. O conteúdo atrai clientes, portanto é o principal meio de atração de clientes. Invista em um blogpost e na divulgação dos seus conteúdos.

Desta maneira, ao oferecer conteúdo relevante a sua persona, consequentemente a empresa se torna desejada pelas pessoas.

6- Utilize o humor em suas ações

O humor no mínimo chama a atenção de qualquer pessoa. Portanto, algo engraçado é uma isca para boas campanhas de marketing que atraiam clientes.

No mundo digital, essa estratégia para atrair é essencial.

Você já deve ter compartilhado muitos memes por aí! Ou então provavelmente achou o máximo aquela empresa que usou da cena cômica de um filme para atrair clientes.

É o que a Netflix fez com a cena clássica de “Pulp Fiction”. A empresa aproveitou a onda, já que o meme viralizou o país – ou melhor o mundo virtual e utilizou nas suas campanhas para atrair novos clientes.

Na cena o personagem Vicent, interpretado por John Travolta está confuso.

Não muito longe, as músicas são outros artefatos utilizado pelos amantes de paródias para atrair clientes. Essa também pode ser uma boa opção para ser uma empresa de sucesso.

As pessoas se identificam com o que curtem e compartilham. Portanto utilizar dos memes podem ser uma boa opção. A propósito, as empresas mais criativas e pioneiras em utilizar essas sacadas conseguem viralizar primeiro e atrair na frente da concorrência.

Vai de milk shake ou mil fake?

ou que tal apenas assistir a briga da concorrência e conquistar mais clientes de boas?

Essa foi a estratégia do giraffas, pois quem não adora usar um meme em meio a treta dos amigos. A empresa aproveitou a onda, após o Bob’s perder o direito de usar a marca Ovomaltine em seu milk-shake, para o McDonald’s.

7- Seja ágil ao solucionar problemas e prestar esclarecimentos

Uma empresa de sucesso é ótima em solucionar problemas. Um princípio fundamental para o sucesso é a transparência. Por esse motivo, as empresas que sabem lidar com o seu cliente de forma clara conseguem ter além de lucro a fidelidade.

Imagine que seu cliente não recebeu, em casa, o que a sua marca havia prometido. Ou, que o produto comprado acabou estragando na primeira semana de uso. Enfim, são muitos os problemas que um cliente pode ter com a marca.

Por esse motivo é a empresa a maior responsável por resolver essas questões. No entanto, algumas demoram uma eternidade para contatar o cliente ou principalmente para prestar um esclarecimento. Enfim, o diálogo é fundamental para qualquer etapa de atração.

Partindo deste princípio, é importante perguntar ao cliente detalhes sobre o seu problema, e entende a fundo a dor que ele está tendo com sua marca. Após, é hora de solucionar e esclarecer o que houve, para que seu cliente compreenda a situação e receba os reparos.

Desta maneira, fidelize esses clientes com transparência, deixando-o a par de todos os passos deste processo. A boa prestação neste momento, atrai e é favorável para que esse cliente continue adquirindo serviços/produtos de você, em vez das milhares que não resolvem os problemas após as compras.

Toda empresa possui problemas, mas as que resolvem esses de forma imediata são líderes de mercado e atração de clientes.

Fidelize e encante seus clientes com tudo

A nossa última dica para ser uma empresa de sucesso é encantar e fidelizar. Aproveite o engajamento dos clientes satisfeitos, para encantá-los a atrair novos clientes.

Ao utilizar todas as suas ações para fidelizar, suas estratégias devem tornar o cliente um promotor da empresa. Isso acontece quando o cliente avalia a sua empresa de forma positiva nas redes sociais e plataformas, por exemplo.

Indicar a sua empresa por mais de uma vez também é uma evidência de um cliente fiel, que recomenda a marca para outros amigos.

Observe também os clientes que fazem negócio mais de uma vez. Esse provavelmente já foram atraídos por sua marca, e enquanto fiéis é hora de explorar a indicação deste grupo.

Ao proporcionar a fidelidade e o encantamento para seus clientes, esses conquistam experiências exclusivas, permitindo além de sua retenção a oportunidade de torná-lo um vendedor da sua mara.

Por fim, quer saber mais como fidelizar clientes? Confere aqui, que temos um blogpost específico para encantar clientes.

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