Os diferenciais dos vendedores de sucesso

homem participando de um treinamento de vendedores

Conheça o que diferencia vendedores medianos de vendedores de sucesso

Todo mundo pode ser um vendedor?

A resposta está nos diferenciais dos vendedores…

Todo mundo pode sim ser um vendedor, mas para ter sucesso mesmo na carreira é preciso ter alguns costumes e habilidades que garantem um diferencial maior.

Vendedores são facilitadores, ajudam pessoas a encontrarem as soluções que precisam para solucionar seus problemas e dores. Mesmo que ainda não tenha conhecimento disso…

Essa é a grande missão e deve ser seu foco!

Com as técnicas certas e no momento certo, ao invés de ser taxado como inconveniente, você terá o poder de transformar vidas e empresas.

Mesmo se não estiver em um cargo denominado “vendas”, ainda é possível ser um vendedor do serviço ou produto da sua empresa, indicando-a para quem pode precisar dela. Fica a dica!

Os verdadeiros diferenciais dos vendedores estão em ações que podem parecer simples, mas são essenciais para turbinar resultados.

Vendedores de Sucesso: como se diferenciar e conquistar uma legião de clientes 

Para conhecer os diferenciais dos vendedores de sucesso, primeiro você precisa entender o que os motiva.

E isso pode ser encontrado logo no lugar mais óbvio: no que eles estão vendendo.

Vou explicar.

Quando o vendedor acredita de verdade na solução que o serviço ou produto dele proporciona, aí sim ele conseguirá convencer qualquer um comprar dele.

Isso porque, as pessoas percebem o que é genuíno. E se logo de cara elas verem que o próprio vendedor aprova e/ou já experimentou aquilo, vão comprar a ideia na hora e querer saber mais sobre.

É instantâneo. Dá pra ver a emoção e confiabilidade nos olhos de quem vende.

Porém, mesmo assim, podem vir momentos de baixa motivação. 

Vendedores x Motivações

Algum momento da sua carreira você deve ter sentido uma estagnação ou até uma necessidade de melhorar a sua performance, mesmo amando o que faz e vende.

Isso é normal, é comum sentir um incômodo, em especial se você já está há muito tempo na profissão. Contudo aqui está outro segredo…

Podemos afirmar que os melhores vendedores sentem isso, pois buscam sempre se aprimorar e se atualizar. Estão em constante movimento e evolução, pois precisam acompanhar o mercado.

Por isso, nunca pare o seu aprendizado e fique ligado nas novas tendências – e ainda mais importante- as demandas de mercado.

De qualquer maneira, existem mais alguns outros diferenciais em destaque de todo vendedor de sucesso. Vamos conhecer cada um deles?

Conheça agora os 4 diferenciais dos vendedores de sucesso

#1 Importar-se em solucionar dores 

O primeiro e um dos mais importantes diferenciais dos vendedores está bastante relacionado com o primeiro ponto que tratamos no tópico anterior: acreditar no que está vendendo.

E agora vamos um pouco mais longe… Além de se importar com o que vende (de modo a conhecer completamente e acreditar muito naquilo) ainda é preciso ter a certeza de que aquilo vai ajudar as pessoas. 

Ou seja, vai solucionar alguma dor que existe no mercado hoje.

Por isso, não se importe só em vender, mas sim levar o seu serviço ou produto para quem realmente precisa dele e vai ter a vida transformada. 

Tendo isso em mente, você também precisa saber o momento certo para abordar essa pessoa. 

Não dá para pedir em casamento alguém que acabou de conhecer, não é mesmo?! 

O mesmo acontece em vendas. Não dá para oferecer algo a alguém que não está interessado ou ainda nem sabe que precisa daquilo.

Entende agora? 

É por esse motivo que vender para a pessoa certa, e na hora certa, se tornou mais real e ajuda muitas empresas e clientes.

Por um lado, o primeiro não desperdiça recursos à toa e escala suas vendas. Por outro, o segundo não é “pertubado” por uma chuva de apresentações e abordagens que não tem nada a ver com seus interesses ou realidade. 

#2 Os vendedores de sucesso sabem quando pedir indicação

Este ato pode parecer forçado ou simplista demais, mas faz parte de um grande diferencial do vendedor de sucesso.

Isso porque, ele já terá proporcionado uma grande experiência ao cliente. Sendo assim, este estará satisfeito. Então nada mais lógico do que pedir uma indicação.

Simples assim. 

Isso aumentará e muito o seu número de leads e, como resultado, de conversões. Não espere pelas indicações orgânicas quando você pode escalá-las apenas pedindo.

Para isso, mapeie os momentos nos quais os clientes se mostram mais satisfeitos e peça a indicação. Aproveite aquele famoso “momento WOW”.

Dentro desses estão:

  • Torne o pedido parte da negociação de venda;
  • Peça logo após o momento UAU do seu cliente, quando ele se mostra o mais satisfeito com sua solução;
  • Após um feedback positivo da compra;
  • Peça após um atendimento;
  • Após o pós-venda.

Enfim, as possibilidades são diversas e variam muito a depender do segmento do seu negócio. Por isso, vale explorar os pontos de contato e meios de comunicação que sua empresa possui. Você pode fazer contato presencial, durante uma negociação, e-mail marketing ou mensagens do Whatsapp. Depois basta escolher qual a melhor abordagem para pedir, incluindo a mensagem e o canal utilizados.

Se a sua empresa já tiver um programa de indicações funcionando, fica mais fácil ainda conseguir uma chuva de leads qualificados prontos para comprar. 

#3 Investir no pós venda

Busque cuidar bem do seu cliente antes, durante e depois da venda. 

Tenha muita atenção e saiba escutar – isso pode até trazer vários insights para melhorar seus processos e produtos.

Em especial no pós-venda, pois neste momento aqui existe uma oportunidade incrível que muitos perdem por deixar de lado e acham que é capricho.

Pelo contrário!

É a oportunidade de ganhar muito mais com uma só venda:

  • sua reputação melhora
  • a experiência do cliente é aprimorada
  • a imagem da marca fica favorável
  • o cliente pode voltar comprar de novo
  • o cliente pode indicar outras pessoas para comprar de você

E sobre este último tópico, é no pós venda que você pode escalar seus números de venda e até receber mais leads bem qualificados na hora. A estratégia mais eficaz e econômica para conquistar clientes, pois o lead já vem mais preparado para comprar de você, o que diminui – e muito – seu ciclo de vendas.

#4 Automatizar seus processos

Monte bem os seus processos de abordagem, follow-up e pós venda. Assim, você saberá exatamente como e quais métricas analisar e acompanhar suas metas e evolução. 

Desta maneira, você se sentirá mais confiante e estará melhor preparado(a) para suas ligações e apresentações.

Construir processos para planejar, executar e analisar suas abordagens e qualificações facilita muito seu trabalho. Esses simples passos acabam se tornando um hábito em vendas e te tornam um vendedor mais eficaz tanto na hora da venda quanto na entrega de resultados.

Já ter processos para coletar e consultar todas as informações que precisa, agilizam seu dia-a-dia. Por isso é interessante também ter ferramentas como aliadas para te ajudar nisso.

Além disso, automatizar processos é sempre sinônimo de eficiência e evolução dos mesmos. Isso porque, economiza tempo das pessoas envolvidas e otimizam a mecânica, o que traz ainda mais benefícios para tudo.

Dentro disso, você aumenta e muito a sua produtividade e rendimento ao ter as ferramentas certas do seu lado. 

Conclusão

E se busca um canal recorrente de leads altamente qualificados, está na hora de ter um programa de indicações automático na sua empresa.

Ele é o canal de vendas e aquisição de clientes mais econômico e escalável que você poderia pedir. Sempre haverão leads para converter e sem esforço adicional seu. Para isso já existem softwares com uma mecânica personalizada e automática – como o da Buzzlead.

A conversão será bem mais rápida e a satisfação do cliente por indicação será bem maior do que um convertido por outro canal tradicional.

E aí? O que achou desses 4 diferenciais dos vendedores? Já tem algum deles?

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