Infoprodutores: Como ter um lançamento de sucesso, gerar leads ultra qualificados e ganhar muito dinheiro?
Andrew Boar do Adotas define a criação de produtos digitais da seguinte maneira:
“Criar conteúdo significa construir uma afinidade com seu público existente. Esse conteúdo deve reforçar sua marca, comunicar o valor do produto e criar novas oportunidades. Conteúdo Personalizado é a criação de “conteúdo de marca” para um cliente. E, em sua maior parte, conteúdo personalizado é criado para o cliente se comunicar com seus próprios consumidores existentes.”
Dentro disso, estamos sendo testemunhas de uma explosão de criação de materiais em diversos formatos e a demanda pelos mesmos.
Então já podemos afirmar que os infoprodutos garantem um bom cenário para quem busca crescer na internet. As oportunidades são inúmeras, mas você como infoprodutor deve saber aproveitá-las.
A ordem da vez é a Escala
“Não existe nenhum negócio tão lucrativo quanto o infoproduto. A escala é praticamente infinita com variações insignificantes nos custos. Basta tempo e dedicação para compartilhar conhecimento e transformá-lo em algo que pode fazer a diferença na vida de outra pessoa”, já afirmou o CEO & Founder da TurboMKT, Edson Moreira.
Você não precisa de táticas mirabolantes nem inventar sempre uma nova abordagem. O que manda em ter um bom resultado no lançamento de infoproduto é conseguir o maior retorno possível sobre o investimento feito.
Mas não para por aí!
É importante também ter escala.
A escala é basicamente uma relação matemática.
Porém, dentro do marketing consiste na capacidade de crescer seus resultados em 2x, 5x, 10x ou mais sem aumentar na mesma proporção os seus esforços que envolvem custo financeiro, tempo, pessoas e tarefas.
Cenário perfeito, não é mesmo?!
Então antes de tudo, busque sempre em ter escala em seus lançamentos.
Agora vamos para as dicas para infoprodutores que preparamos.
6 dicas para infoprodutores: como ganhar mais dinheiro com o seu lançamento
Separamos para você 6 dicas principais para te ajudar a conquistar um grande lançamento sem ter que gastar mais por isso, mas pelo contrário, ganhando ainda mais! Vamos lá?
#1 Reduzir o seu custo por lead
Em primeiro lugar é importante rever a maneira que você capta os seus leads e tentar reduzir seu CPL (custo por lead ao máximo).
Dentro disso, o custo por lead impacta diretamente no resultado final. Isso porque, quanto mais barato for trazer um lead para sua base, maior será a sua margem de lucro em cima de cada conversão.
Assim, para conseguir reduzir seu custo por lead em um lançamento de infoproduto, seu foco deve ser em trabalhar com a sua audiência já conquistada e buscar a maior eficiência possível de cada fonte de tráfego que tiver disponível.
Uma maneira é focar só em leads qualificados, pois assim você conquista um patamar muito avançado de escalabilidade e mais chances de aumentar sua taxa de conversão.
#2 Preparar a sua base
Por falar em trabalhar com a sua audiência, procure preparar a sua base bem antes do lançamento acontecer.
Dentro disso estão inclusos:
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nutrição de leads
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fortalecimento do vínculo
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geração de valor
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divulgação VIP do lançamento
Assim, você consegue aquecer a sua base e a deixa já ansiosa para o seu próximo lançamento sem que precise “forçar a barra” para conquistar uma boa audiência.
#3 Fazer uma comunicação personalizada e segmentada
Próximo passo: dentro da sua comunicação, busque segmentar o seu público ao máximo.
As ferramentas de automação de email marketing, por exemplo, já oferecem boas soluções para te ajudar a separar a sua base em quantas características você precisar.
Feito isso, busque enviar suas mensagens de maneira que pareça que tenha sido feita individualmente, de maneira especial para aquele único lead.
Assim, além de aumentar suas taxas de conversão, também ajuda a criar um maior vínculo com seus leads.
Outra tática é aplicar um marketing local, caso você tenha um alcance nacional, por exemplo. Lembre que cada região tem seus costumes e características. Falar a mesma língua do seu público faz toda diferença ao interagir com o mesmo.
#4 Tenha a sua própria página de vendas
Philip Kotler, considerado o pai do marketing, já afirmou que o marketing é o meio pelo qual pessoas e grupos satisfazem os seus desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços com valor para outros.
Agora, com o meio digital são ainda maiores essas possibilidades de negociação e interação.
Então outra dica para infoprodutores é: busque formar sua própria página de vendas, onde estão centralizadas todas as informações que seu público precisa saber, além de uma grande geração de valor.
É o seu espaço!
Com este espaço digital você ainda consegue aplicar algumas táticas. Essas são:
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Criar um processo de vendas
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Investir em marketing de conteúdo que leve para a página
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Estruturar um sistema de atendimento online
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Oferecer opções de pagamento
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Ter prova social
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Estabeleça estratégias de pós-vendas
#5 O segredo dos infoprodutores: metrificar a viralidade
Outra dica para o infoprodutor que quer ganhar muito com seu lançamento é deixar que o seu público faça o trabalho no lançamento do seu infoproduto.
A viralidade é uma dessas maneiras. Isso porque, ela é quando algo é muito difundido, com um grande alcance. Algo que muitas pessoas falam sobre; o que, como resultado, aumenta a sua visibilidade e suas vendas.
Você consegue metrificar sua viralidade através do seguinte cálculo, pelo qual você encontra o seu coeficiente de viralidade:
K = X*Y*Z
Em que:
K = coeficiente de viralidade
X = percentual de clientes seus que falam sobre o seu produto ou serviço para outras pessoas
Y = número médio de pessoas com quem eles falam
Z = percentual de pessoas que ouvem falar de você nessa conversa e se tornam os seus clientes.
Depois, é preciso que você potencialize o coeficiente e expanda o seu alcance.
#6 Ter um programa de indicação automatizado para infoprodutores
Por falar em expandir o alcance e ter escala, a maneira mais eficiente e benéfica de fazer isso é pelas indicações.
Isso acontece porque, a divulgação por indicação é bem mais rápida e natural, afinal são pessoas chamando pessoas para participar do lançamento; e também tem maiores retornos, sem precisar gastar muito mais por isso.
Assim, podemos afirmar que, impulsionar lançamentos com indicações, será o menor deles com o maior retorno possível.
Dentro disso, no lançamento do infoproduto, um lead tem o potencial de trazer outros leads, dependendo do incentivo que você oferecer.
Desta maneira, a cadeia se torna infinita, você ganha escalabilidade. Seu alcance aumenta de maneira praticamente espontânea e há a captação de leads muito mais qualificados.
Dentro disso, com um Programa de Indicação bem configurado, controlar essas indicações em uma mecânica de geração de leads altamente qualificados com escala, fica fácil tirar o maior proveito do boca a boca e da viralidade; reduzindo o custo por lead e tendo sucesso no lançamento de infoprodutos.
E é exatamente o fator escalável que as indicações também te proporcionam!
Se você, infoprodutor, quiser colocar as dicas em prática ainda hoje, vem bater um papo com um de nossos especialistas para saber como montar o seu próprio Programa de Indicações e ganhar muito dinheiro nos seus lançamentos!
Artigo revisado em 14/06/2022