CTA (Call to Action): “chamada para ação” em português; botões
Seja um expert dos CTAs:
CTAs e onde encontrá-los
Os anúncios vivem nos chamando para alguma ação, que por sua vez está ligada ao objetivo geral do anunciante. Muitas vezes chegamos à conclusão que compramos porque alguém ordenou. “Compre aqui!”
Os Calls to Action (CTAs) em sua tradução livre significa ‘chamada para a ação’. Assim sendo, observamos em outdoors, panfletos, anúncios impressos, e em tantas outras formas de marketing como é comum as “ordenanças” nas ações de marketing:
- Confira na loja
- Solicite uma demonstração
- Experimente
- Ganhe desconto
- Entre na loja
- Compre hoje
- Ligue Agora
Todas estas ações também estão presentes no Marketing Digital e com um propósito exclusivo de levar o lead a uma conversão… e é ai que entra os CTA.
“As pessoas não sabem o que querem, até mostrarmos a elas” – Steve Jobs, fundador da Apple
No Marketing de Conteúdo, observamos por exemplo a presença deste recurso em inúmeros artigos, que em muitas vezes solicitam ações como:
- Deixe seu e-mail
- Solicite uma demonstração
- Compre online
- Baixe o arquivo
- Faça o download
- Acesse o site
- Ganhe o desconto agora
- Indique aqui
CTA: a chamada para ação
Todos esses Call to Action possuem a única e exclusiva finalidade de converter o interesse do leitor em cadastro do lead. Se gostou do conteúdo, por que então não receber um e-book sobre um assunto semelhante. Assim o visitante da página demonstra o seu interesse no conteúdo e se torna um lead, ao fornecer os seus dados.
“Torne-se a pessoa que atrairia os resultados que você procura” – Jim Cathcart, empresário e palestrante americano
Uma empresa que queira conquistar resultados satisfatórios utiliza os CTAs com muita frequência e sem receio de gerar conversões. A propósito a finalidade destes botões é essa.
Mas, é só colocar botões e esperar conversões?
Não. Ao usar Call to Action é essencial estar atentos a algumas regrinhas para atingir os melhores resultados em conversões e sem saturar o leitor.
Técnicas para utilizar Call to Action (CTA)
A regra é clara. Para que você gere bons resultados e conversões em suas Landing Pages é presciso testar sempre. No caso dos Call to Action se preocupe com as seguintes estratégias e realize o maior número de testes possíveis para saber qual trará maiores resultados para seu négocio.
Ao realizar testes será possível definir como seu Call to Action têm atraído e convertido Visitantes em leads, no seu Blog post ou programa de indicações.
Teste a cor do botão do CTA
Azul, vermelho, verde, laranja, preto e tantas outras cores. Se já observou em todos os sites que acessamos no dia-a-dia lá estão aqueles botões e cada um com uma cor diferente atraindo e chamando os nossos olhares para uma única e exclusiva ação: ‘CLICAR’.
Alguns destes chamam mais a atenção que outros mais delicados, mas muitas vezes o ignoramos ou clicamos de imediato. Em alguns casos o nosso comportamento é clicar sem mesmo ler o que está escrito.
Em todos os casos a cor do CTA nos influencia diretamente na tomada de decisão e atitude. O ideal é que não pensemos muito e cliquemos imediatamente.
Por esse motivo é tão importante testar qual a cor do Call to Action é essencial para que haja cliques no seu botão de conversão. É interessante neste caso testar mais de uma cor e verificar qual delas está atraindo mais cliques.
A cor vermelha, por exemplo, pode ser uma cor que repila o visitante em realizar o cllick e a verde poderá ser a cor que o atraía a fazer tal ação. Essa regra pode ser uma exceção dependendo de cada segmento e site. Por esse motivo testar é uma regra maior.
Utilize recursos visuais e teste o local do CTA
Os mapas de calor dentro de um site são essenciais para mostrar onde e qual o tempo em que o seus visitantes mais estão parados em determinada parte da página. Por exemplo, onde o olhar do visitante está focado, e onde o cursor mais fica posicionado.
Saber esses pontos chaves do comportamento visual do leitor da sua página pode mostrar sinais evidentes se o posicionamento do seu Call to Action está no local certo ou adequado.
Em outros casos poderá assinalar se imagens ou até textos em locais de inviável estratégia estão atrapalhando que o leitor acesse o CTA.
Temos por natureza seguir o olhar das pessoas. Uma sugestão para melhor entender os recursos visuais está relacionado ao olhar de uma imagem humana em determinada página.
Se uma pessoa em imagem direciona o olhar para o canto da página, qual é a tendência do seu olhar? Imediatamente será olhar para o mesmo local, com certeza de forma involuntária. Observe a imagem abaixo do site Answer The Public.
Esse é um exemplo claro de recurso visual que nos leva a acessar o Call to Action imediatamente. Experimente esse recurso!
Defina a melhor chamada
Outro aspecto a se considerar na hora de construir a sua página com bons CTAs está relacionada a chamada para o clique.
Qual é a melhor chamada? Aquela que fará com que a ação aconteça de forma imediata?
O objetivo do seu CTA é apresentar um Click-through Rate, ou Taxa de Clique elevato. Para que aconteça a sua chamada em texto deve ser cativante.
Todo o conteúdo da sua página direciona para esta ação. Porém, o tamanho e o texto descrito no botão do CTA dirão o quanto a chamada foi eficiente.
Conclusão: Objetivo central do Call to Action
Converter é a palavra chave para quem quer transformar um visitante em sua página em um Lead (cadastro de um possível cliente). Esse portanto é o objetivo central dos Call to Action e portanto seu objetivo central.
No funil de vendas observamos que os CTAs são determinantes para marcar cada etapa de evolução do Lead até o fechamento da venda e encantamento do cliente.
Por esse motivo o melhor funil de vendas possui estratégicos Call to Action, que usam dos seguintes recursos:
Atenção
Esse é o momento chave para a atração do visitante. É quando o seu conteúdo consegue fisgar a atenção do leitor.
Interesse
Esse visitante irá olhar tudo quanto for possível para então fazer uma análise e assim medir o seu interesse. Todo o conteúdo da sua página deve estar voltado para engajar o interesse do visitante e transformá-lo em um cadastro.
Desejo
É quando se verifica que a oferta atende os interesses para aquele ques está consumindo o conteúdo. Depois do despertar do interesse, a chamada para a ação prova o desejo.
Ação
Por fim, se o desejo foi despertado e comprovado a ação o clique no Call to Action prova a necessidade do conteúdo e gera a ação de conversão do Lead, em qualquer que seja a etapa do funil de vendas em que se encontra.
P.S. Os Call to Action podem estar presentes em uma página por meio de Banners, links para outras páginas, Botões e em Landing Pages.
No caso dos Programas de Indicações os botões sempre estão presentes nas páginas de realizar indicações. E nesse caso você confere alguns exemplos aqui.