CTA (Call to Action): Como usar esta Estratégia?

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CTA (Call to Action): “chamada para ação” em português; botões

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CTAs e onde encontrá-los

Os anúncios vivem nos chamando para alguma ação, que por sua vez está ligada ao objetivo geral do anunciante. Muitas vezes chegamos à conclusão que compramos porque alguém ordenou. “Compre aqui!”

Os Calls to Action (CTAs) em sua tradução livre significa ‘chamada para a ação’. Assim sendo, observamos em outdoors, panfletos, anúncios impressos, e em tantas outras formas de marketing como é comum as “ordenanças” nas ações de marketing:

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Todas estas ações também estão presentes no Marketing Digital e com um propósito exclusivo de levar o lead a uma conversão… e é ai que entra os CTA.

“As pessoas não sabem o que querem, até mostrarmos a elas” – Steve Jobs, fundador da Apple

No Marketing de Conteúdo, observamos por exemplo a presença deste recurso em inúmeros artigos, que em muitas vezes solicitam ações como:

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CTA: a chamada para ação

Todos esses Call to Action possuem a única e exclusiva finalidade de converter o interesse do leitor em cadastro do lead. Se gostou do conteúdo, por que então não receber um e-book sobre um assunto semelhante. Assim o visitante da página demonstra o seu interesse no conteúdo e se torna um lead, ao fornecer os seus dados.

“Torne-se a pessoa que atrairia os resultados que você procura” – Jim Cathcart, empresário e palestrante americano

Uma empresa que queira conquistar resultados satisfatórios utiliza os CTAs com muita frequência e sem receio de gerar conversões. A propósito a finalidade destes botões é essa.

Mas, é só colocar botões e esperar conversões?

Não. Ao usar Call to Action é essencial estar atentos a algumas regrinhas para atingir os melhores resultados em conversões e sem saturar o leitor.

Técnicas para utilizar Call to Action (CTA)

A regra é clara. Para que você gere bons resultados e conversões em suas Landing Pages é presciso testar sempre. No caso dos Call to Action se preocupe com as seguintes estratégias e realize o maior número de testes possíveis para saber qual trará maiores resultados para seu négocio.

Ao realizar testes será possível definir como seu Call to Action têm atraído e convertido Visitantes em leads, no seu Blog post ou programa de indicações.

Teste a cor do botão do CTA

Azul, vermelho, verde, laranja, preto e tantas outras cores. Se já observou em todos os sites que acessamos no dia-a-dia lá estão aqueles botões e cada um com uma cor diferente atraindo e chamando os nossos olhares para uma única e exclusiva ação: ‘CLICAR’.

Alguns destes chamam mais a atenção que outros mais delicados, mas muitas vezes o ignoramos ou clicamos de imediato. Em alguns casos o nosso comportamento é clicar sem mesmo ler o que está escrito.

Em todos os casos a cor do CTA nos influencia diretamente na tomada de decisão e atitude. O ideal é que não pensemos muito e cliquemos imediatamente.

Por esse motivo é tão importante testar qual a cor do Call to Action é essencial para que haja cliques no seu botão de conversão. É interessante neste caso testar mais de uma cor e verificar qual delas está atraindo mais cliques.

A cor vermelha, por exemplo, pode ser uma cor que repila o visitante em realizar o cllick e a verde poderá ser a cor que o atraía a fazer tal ação. Essa regra pode ser uma exceção dependendo de cada segmento e site. Por esse motivo testar é uma regra maior.

Utilize recursos visuais e teste o local do CTA

Os mapas de calor dentro de um site são essenciais para mostrar onde e qual o tempo em que o seus visitantes mais estão parados em determinada parte da página. Por exemplo, onde o olhar do visitante está focado, e onde o cursor mais fica posicionado.

Saber esses pontos chaves do comportamento visual do leitor da sua página pode mostrar sinais evidentes se o posicionamento do seu Call to Action está no local certo ou adequado.

Além disso, em outros casos poderá assinalar se imagens ou até textos em locais de inviável estratégia estão atrapalhando que o leitor acesse o CTA.

Temos por natureza seguir o olhar das pessoas. Uma sugestão para melhor entender os recursos visuais está relacionado ao olhar de uma imagem humana em determinada página.

Ou seja, se uma pessoa em imagem direciona o olhar para o canto da página, qual é a tendência do seu olhar? Imediatamente será olhar para o mesmo local, com certeza de forma involuntária.  Observe a imagem abaixo do site Answer The Public.

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Esse é um exemplo claro de recurso visual que nos leva a acessar o Call to Action imediatamente. Experimente esse recurso!

Defina a melhor chamada

Outro aspecto a se considerar na hora de construir a sua página com bons CTAs está relacionada a chamada para o clique.

Qual é a melhor chamada? Aquela que fará com que a ação aconteça de forma imediata?

O objetivo do seu CTA é apresentar um Click-through Rate, ou Taxa de Clique elevato. Para que aconteça a sua chamada em texto deve ser cativante.

Ou seja, todo o conteúdo da sua página direciona para esta ação. Porém, o tamanho e o texto descrito no botão do CTA dirão o quanto a chamada foi eficiente.

Conclusão: Objetivo central do Call to Action

Converter é a palavra chave para quem quer transformar um visitante em sua página em um Lead (cadastro de um possível cliente). Esse portanto é o objetivo central dos Call to Action e portanto seu objetivo central.

No funil de vendas observamos que os CTAs são determinantes para marcar cada etapa de evolução do Lead até o fechamento da venda e encantamento do cliente.

Dessa forma, o melhor funil de vendas possui estratégicos Call to Action, que usam dos seguintes recursos:

Atenção

Esse é o momento chave para a atração do visitante. É quando o seu conteúdo consegue fisgar a atenção do leitor.

Interesse

Esse visitante irá olhar tudo quanto for possível para então fazer uma análise e assim medir o seu interesse. Todo o conteúdo da sua página deve estar voltado para engajar o interesse do visitante e transformá-lo em um cadastro.

Desejo

É quando se verifica que a oferta atende os interesses para aquele ques está consumindo o conteúdo. Depois do despertar do interesse, a chamada para a ação prova o desejo.

Ação

Por fim, se o desejo foi despertado e comprovado a ação o clique no Call to Action prova a necessidade do conteúdo e gera a ação de conversão do Lead, em qualquer que seja a etapa do funil de vendas em que se encontra.

P.S. Os Call to Action podem estar presentes em uma página por meio de Banners, links para outras páginas, Botões e em Landing Pages.
No caso dos Programas de Indicações os botões sempre estão presentes nas páginas de realizar indicações. E nesse caso você confere alguns exemplos aqui.

 

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