Comprar roupas, cosméticos, móveis ou qualquer outro tipo de produto pela internet, era algo inimaginável até pouco tempo atrás. Muitas pessoas, ou melhor, o mundo antes da era da internet, não acreditaria que essa ação estaria disponível para todos. Mas sim, vender online é possível.
Mesmo após os primeiros passos desta inovação, era impossível prever os caminhos que a web tomaria em tão pouco tempo.
Hoje as vendas pela internet, conhecido como e-commerce, ou comércio eletrônico, é uma realidade na vida de muitas empresas. Sites, aplicativos e instagram são algumas das plataformas que empresários usam para venderem seus produtos online.
Para ter sucesso no meio digital, é necessário conquistar a atenção do usuário — uma tarefa para lá de difícil nos dias atuais.
Neste texto iremos explicar os 4 pontos cruciais para vender mais de forma online. Falaremos sobre a importância de acompanhar tendências e de pensar na experiência do usuário. Além disso, mostraremos o poder das redes sociais e sobre SEO.
Está preparado para ler o conteúdo? Então continue com a gente.
Concentre esforços em SEO para vender mais
O alto tráfego com origem nos motores de busca não significa sucesso de audiência. É preciso mensurar uma série de outros fatores para ter certeza que o seu site está recebendo visitas de pessoas interessadas.
Sendo assim, foque no SEO segmentado!
Não sabe o que isso significa? Calma, nós te explicamos.
A sigla SEO se refere a Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de buscas). Isso quer dizer que seus conteúdos devem seguir uma série de estratégias para se tornarem bem posicionadas no Google, por exemplo.
Essas otimizações tem como objetivo gerar mais tráfego e autoridade para o site. Antes de produzir algum conteúdo pense no tamanho que ele terá, nas palavra-chaves, nas url’s, nos títulos, subtítulos e até mesmo nas imagens.
Ofereça conteúdo de qualidade, fique atento aos índices de rejeição e mude sua estratégia quantas vezes forem necessárias.
O marketing digital não pode ser a sobra de seu orçamento, ele precisa ser parte do esqueleto para que sua empresa possa decolar de vez. Encare a tarefa como um desafio a médio e longo prazo, pois os resultados de vender online te surpreenderão .
Trabalhe pesado na experiência de usuário
Sem usuários e consumidores sua empresa não existiria. É por isso que você deve estar atento a experiência de compra de ambos, principalmente tendo por vender online. Essa análise é conhecida como jornada de compra do cliente e é muito importante para você conseguir ter mais sucesso no meio online.
São os usuários e consumidores que ditam o que é bom e o que não é. E, se atente a isto; em muitas situações eles serão responsáveis por ditar as regras. Por isso, largue de vez o comportamento amador que se baseia nos pilares do achismo e:
- Faça testes e mensure;
- Mude a posição de botões;
- Enxugue o conteúdo;
- Invista em landing pages e design responsivo;
- Incentive o engajamento e a interação.
Esses passos ajudam a melhorar o contato do usuário com o seu e-commerce. Você precisa conhecê-los tanto quanto conhece a si mesmo e a sua empresa. Saber do que eles gostam garantirá melhores resultados para seu negócio online.
Guarde isso na memória: atualmente as pessoas não querem apenas ver fotos de produtos, saber suas características básicas e comprar. Eles querem muito mais! Está ainda mais claro para o comércio que as pessoas não gostam da ideia de serem vendidas.
A experiência no funil de vendas
Os consumidores chegaram a um nível mais profundo e querem mais informações. Querem saber quem está por trás dos bastidores, como o produto é feito e quais são os benefícios. Eles querem consumir conteúdo antes de tomar alguma decisão de compra.
Vender online ficou mais fácil pela facilidade de acesso de diversas plataformas, mas também se tornou difícil a partir do momento em que o público se tornou mais exigente.
Eles estão cada vez mais interessados em conteúdos que agregam valor e que demonstram responsabilidade. Por isso, entenda de uma vez por todas que o primeiro passo para fidelizar clientes é proporcionar boas experiências para o usuário.
Não faça mais do mesmo e se destaque usando com responsabilidade a experiência do usuário.
Uma dica é se colocar no lugar do consumidor. Se questione o que você gostaria e o que não gostaria de ver. Dentro do seu nicho, quais são as dúvidas e curiosidades que você tem? Essas informações são importantes para aumentar a experiência de quem está consumindo o seu conteúdo.
Aposte no poder das redes sociais para vender
Muitas lojas virtuais até têm uma página no Facebook ou um perfil no Instagram. Mas na realidade, essas redes estão desatualizadas ou repletas de comentários e interações negativas e até mesmo sem respostas.
Essa é uma situação que você deve fugir. Para vender online é necessário atenção dobrada. Não adianta ter perfis nas redes sociais do momento, se você não tem costume de usá-las produzindo conteúdo.
Lembre-se sempre: sua rede social é sua vitrine. O que seus leitores estão vendo quando acessa o Instagram da sua marca, por exemplo?
Empresas presentes nas redes sociais têm grau elevado de engajamento, maior índice de recomendação por parte dos consumidores e fazem, inclusive, um atendimento online que gera conversões.
Além disso, é possível entender como seu público pensa, pois esses aplicativos são uma boa fonte de pesquisa qualitativa diária e gratuita. Eles disponibilizam informações dos usuários que seguem sua marca. Idade, localização, gênero, maior pico de acesso, conteúdos mais acessados, são exemplos de informações disponíveis nessas plataformas.
Uma boa dica é usar mecanismos da própria rede social para fazer as pesquisas. O Instagram, por exemplo, possui enquetes, testes e perguntas que te auxiliam a conhecer melhor o usuário. Assim você conseguirá produzir conteúdos relevantes que engaje o público que te segue.
Acompanhe tendências
Acompanhar as novidades que estão surgindo em seu segmento e mix de produtos é requisito obrigatório para qualquer empreendedor. No entanto, não basta apenas enxergar essa tarefa de forma isolada. Isso não resolve muita coisa.
É preciso vincular as tendências de consumo às tendências digitais. Afinal, seu objetivo é vender online utilizando a internet. Acontece que todos os dias ela quebra barreiras proporcionando novas soluções e avanços.
As mudanças que ocorrem digitalmente são importantes para seu negócio e você precisa saber acompanhá-las.
As tendências digitais são fonte valiosa de investimento e ganha quem caminha no mesmo passo que as inovações. Portanto, você deve sempre estar atento às novidades
Quais novos aplicativos surgiram? Qual a nova linguagem do online? São essas e outras perguntas que você deve fazer antes de tomar qualquer decisão.
No entanto, é preciso cuidado. Você sempre deve questionar se essas novidades são aplicáveis no seu segmento. De nada adianta querer usar todas as novas mudanças se o perfil do seu negócio não se encaixa ali.
Um exemplo claro de tendência consolidada são as ferramentas de indicação. Você já ouviu falar nelas? Basicamente o usuário indica sua marca e é recompensado por isso. Essa estratégia é utilizada para aumentar seu número de clientes por recomendações.
Tudo é feito de forma automatizada garantindo maiores e melhores resultados. Utilizando um Programa de Indicação você consegue otimizar sua venda online.
Sem dúvidas, essa é uma estratégia que se encaixa para qualquer negócio.
Ficou curioso e quer saber mais sobre um Programa de Indicação? Você pode falar com um dos nossos consultores. Ele irá te explicar como a ferramenta da BuzzLead pode te auxiliar na criação dessa estratégia que se encaixe no seu modelo de negócio online.