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Como o marketing de conteúdo constrói defensores para sua marca?

 em Marketing, Referral Marketing

Toda marca precisa e sempre está em busca de novas maneiras de criar defensores. Há diversas formas de fazer isso, mas nenhuma é tão eficiente como o marketing de conteúdo.

Com um planejamento elaborado e a criação de um material genuinamente interessante e informativo, é possível conquistar cada vez mais clientes e, posteriormente, gerar defensores da sua marca.

O Marketing de Conteúdo cria uma sólida relação de confiança entre sua empresa e o público, algo muito valioso atualmente, visto que a atenção das pessoas está bastante disputada na imensidão de informações que estamos sujeitos no dia a dia.

Quando você oferece algo de valor para sua audiência, como e-books, posts de blog, infográficos e outros, você começa a solidificar a autoridade da sua marca no seu assunto.

Confira a seguir como essa estratégia pode te ajudar:

Ranking do Google: Conquistando a primeira posição!

Com um bom Marketing de Conteúdo, você pode ter uma posição privilegiada entre os resultados de pesquisa do Google. Para conquistar isso, você precisa trabalhar com:

  • um site otimizado
  • técnicas de SEO
  • e oferecer um conteúdo de qualidade e interessante.

Aqui na BuzzLead, nossa equipe de marketing conquistou a primeira e a segunda posição para a palavra chave “Marketing Boca a Boca” no google.

Essa liderança permite de forma orgânica que os visitantes acessem diretamente o blog especializado neste assunto.

Ao ter um posto de destaque nos sites de busca por termos relacionados ao seu negócio, você terá mais chances de ser encontrado por defensores em potencial.

Nesse caso, leve em consideração:

#1 Um conteúdo rico e completo

Ter apenas um texto bem posicionado não é suficiente. O conteúdo precisa ser rico e completo. Portanto o texto em que você quer que seja a referência para o seu negócio deve abordar tudo sobre o assunto em questão.

Use os especialistas da sua empresa, ou segmento, para escrever sobre o assunto.

É importante que esse tipo de material responda todas as dúvidas de quem procura nas páginas da internet pelo assunto que você escreveu.

Um conteúdo rico precisa ter imagens que facilite a leitura dos visitantes. Utilize também das ilustrações e até dos GIFs para deixar a leitura dinâmica em seu post.

Utilizar vídeos, podcast, e outros recursos pode prender o seu visitante por mais tempo na página. Consequentemente, isso irá gerar mais valor ao seu material e permitir que o visitante fique mais tempo na sua page.

Os conteúdos ricos são os tesouros do marketing moderno. Hoje as pessoas procuram como resolver as suas dores. Ao encontrar o conteúdo que mostra como fazer isso, esse material se torna primordial para que essa pessoa se torne um defensor.

Clientes que possuem as suas dores resolvidas vivem experiências únicas com a marca, e consequentemente são mais propensos a se tornarem futuros defensores.

#2 Um conteúdo que seja porta de entrada para seu négocio

Os conteúdos porta de entrada são essenciais para levar o seu visitante a se tornar um lead e caminhar pelo funil de vendas da sua empresa.

É aquele conteúdo que abre portas para o visitante conhecer tudo sobre o seu negócio, sem um marketing interruptor.

Imagine que eu pesquisei por “Marketing Boca a Boca” e encontrei o artigo da BuzzLead, na primeira posição. Após uma leitura de curiosidade eu descobri que essa técnica de marketing é a melhor solução para meu negócio.

(Até aqui apenas me despertei pelo assunto)

O que não sabia era que a BuzzLead oferecia um Programa de Indicação que solucionava as minhas dores como empreendedor.

Após navegar pelo assunto, encontrei no mesmo post, links que me direcionaram para outras páginas que tratavam do programa em questão ou que me direcionaram a baixar um infográfico como o abaixo:

Após baixar um conteúdo, a jornada me fez conhecer mais sobre os Programas de Indicação, até que somei a necessidade ao conhecimento para adquirir a ferramenta.

Dessa maneira, os conteúdos que são portas de entrada direcionam os visitantes de uma página a caminharem por diversas partes do seu site, e levam um mero visitante a conhecer mais sobre determinado assunto.

OBS.: Esses conteúdos podem não ser exatamente sobre o assunto do seu negócio. Mas pode ser um conteúdo topo de funil, que leva ao seu negócio central.

EX.: No artigo da BuzzLead sobre Marketing Digital você encontra links que direcionam para o nosso assunto geral. A propósito neste conteúdo você descobre que o Marketing de Indicação é uma estratégia nova que chegou no digital com os Programas de Indicações.

#3 Use a sua autoridade no assunto para escrever o conteúdo

O principal objetivo do marketing de conteúdo não é vender seu serviço, e sim estabelecer seu negócio como uma autoridade no assunto da sua área de atuação.

Após dominar a área em que trabalha, o seu público vai se sentir mais confiante em fazer negócios com você. Isso prepara o terreno para que sejam criados defensores em potencial, já que foram cativados pelo bom conteúdo distribuído pela sua empresa.

A autoridade gera reconhecimento, e o reconhecimento gerá indicações.

Um conteúdo relevante, com autoridade no assunto é bem recomendado não é mesmo?

Entre as várias formas de ser reconhecido por sua autoridade, as principais são:

Experiência do cliente

A experiência torna o cliente um defensor da sua marca quando a sua satisfação faz com que ele se torne um case de sucesso. A estratégia para gerar autoridade no seu conteúdo parte do princípio do sucesso de seu cliente.

Os cases são provas reais que mostram além do resultado o passo a passo até seu cliente chegar ao sucesso com seu produto/serviço.

Esse é um material que apresenta resultados satisfatórios para o cliente e como foi a sua experiência, até o sucesso.

Um cliente que se torna um case de sucesso é um defensor da sua marca. Essa experiência compartilhada influencia diretamente na prospecção de novos clientes.

Para compreender melhor como é um case de sucesso, acesse:

#4 Mídias de jornais e revistas especializadas

As pesquisas, notícias e reportagens são um exemplo claro de recursos que enriquecem um conteúdo da sua marca.

A divulgação desses resultados; de estudos apontados por especialistas; e o reconhecimento midiático são exemplos claros que geram autoridade no assunto.

É diferente de pagar por um anúncio, onde a empresa se afirma como autoridade.

(Neste caso a autoridade é reconhecida).

Ao ser apresentado em uma aparição orgânica e espontânea, a autoridade é gerada para sua empresa por meio do reconhecimento.

Nesse caso, o serviço se torna referência pelo que é em ‘conteúdo’ e não pelo que pode ser ‘pago’ para conquistar clientes.

Observe por exemplo, como o conteúdo jornalístico  agregou autoridade para o Uber.

Esse aplicativo diante tantas reportagens que tratavam dos seus benefícios para o cliente se tornou popular no Brasil, pouco tempo após sua entrada no mercado.

Essa é uma boa dica para investir, por exemplo em assessoria de imprensa/comunicação.

No caso da BuzzLead, duas reportagens geraram autoridade quando fomos pauta da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, em 2016 e 2017.

Esses conteúdos geraram além de autoridade um reconhecimento da startup enquanto empresa de tecnologia no mercado brasileiro de indicações. Atualmente somos a única empresa no Brasil voltada para essa ferramenta.

Confira quais foram os temas que auxiliaram na construção desta autoridade:

Ao verificar a sua presença nestes meios, o seu cliente consegue absorver a informação de sua autoridade no negócio, consequentemente acreditar na marca.

No caso do Uber, por exemplo, a cada cidade que o aplicativo chegou no Brasil novas reportagens eram realizadas nas TVs locais, e consequentemente somado ao seu Programa de Indicações esse conteúdo gerou muitas vendas.

#5 Marketing de conteúdo: Utilize técnicas de SEO

Além das dicas que você captou até aqui para produzir um conteúdo ‘top’ e digno de primeira posição no google, é importante se preocupar com a técnica para ranqueamento do seu material, seja em artigos ou vídeos.

As pessoas tendem em suas pesquisas a clicarem no primeiro artigo que encontram nos buscadores. Por isso, ao produzir conteúdo que construa defensores de sua marca é importante escolher as palavras chaves mais adequadas e pesquisadas para seu négocio.

Para isso utilize ferramentas, como o próprio buscador do google, digitando apenas uma parte da palavra chave e complementando conforme as sugestões.

Outra ferramenta para escolher as melhores palavras chave de forma gratuita é utilizando o Ubersuggest que apresentará sugestões de palavras e até a quantidade de pesquisa das mesmas no buscador google.

A guerra pelas primeiras posições

Além da escolha da palavra chave, para gerar um conteúdo que construa defensores para sua marca é presciso manter a sua posição conquistada nos buscadores.

  • quanto melhor a posição, maiores são as chances de captar novo visitantes durante uma pesquisa orgânica, por exemplo.

Um conteúdo que construa defensores da marca deve ser monitorado com frequência, e atualizado sempre que possível, mantendo o conteúdo sempre rico, atual e melhor do que qualquer concorrente da sua palavra chave

Algumas dicas cruciais para seu conteúdo ser bem posicionado e superar seus concorrentes nas pesquisas:

  • Monitore com frequência seu posicionamento e descubra como melhorar esse conteúdo diariamente, para conquistar melhores posições
  • Utilize técnicas de backlinks para impulsioná los e posicioná-los melhor. Esse recurso aumenta o tráfego e gera autoridade por meio de outros sites

Fidelização de clientes com marketing de conteúdo

Conteúdos de alta qualidade contribuem bastante para a criação de um relacionamento de confiança com seu público. E ao manter essa qualidade consistente, o conteúdo do seu site passa a se tornar referência positiva para quem está lendo.

Assim, seu público pode passar a visitar com mais frequência seu site e, consequentemente, terá mais contato com a sua empresa.

Você também pode criar um programa de indicações para ter mais chance de fidelização, visto que ele traz benefícios para sua empresa e para o cliente.

Utilize o marketing de conteúdo e divulgue ao máximo seu programa de indicações, conquistando o cliente com o que ele pode ganhar.

Obs.: Marketing de conteúdo é todo o material que você faz que gera valor ao seu cliente. Portanto não depende apenas de blog post no seu site. Você pode utilizar outros recursos como feeds de redes sociais, artigos no LinkedIn, curiosidades nos stories e muito mais…

Ganhando compartilhamentos

Você também pode aproveitar os benefícios de um conteúdo de qualidade para obter o máximo de compartilhamentos possíveis.

O marketing de conteúdo se fundamenta na produção de materiais que o seu público queira consumir e, depois, espalhar para quem conhece. Na etapa de elaboração de pautas pense em conteúdos que o seu público queira compartilhar.

Viu como é importante ter um marketing de conteúdo de alta qualidade?

Com ele você será mais visto, mais falado, vai conquistar clientes e, consequentemente, venderá mais. Você já utiliza o marketing de conteúdo na sua empresa? Conta pra gente nos comentários e não deixe de compartilhar o conteúdo.

Atualizado: 20/05/2019

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