Como fazer seu cliente te indicar: Confira dicas e estratégias para receber as melhores indicações

Como fazer seu cliente vender pra você? Descubra uma solução completa neste artigo e faça seu cliente indicar sua empresa pra outras pessoas.
gerentes de marketing discutindo sobre como fazer um cliente indicar a empresa

Como a indicação do seu cliente transforma os resultados da sua empresa como nunca outra estratégia conseguiu

Fazer o  cliente indicar é mais fácil do que você imagina…

A indicação já é algo natural das pessoas. Isso você sabe porque com certeza acompanha a Buzzlead e indicou algo que gostou muito pelo menos uma vez na vida.

Por isso eu afirmo com toda certeza que é uma tarefa simples de se conseguir. 

Oferecendo um serviço ou produto de qualidade, você já encontrou o caminho do Referral, porque começa a ganhar as indicações orgânicas dos seus clientes satisfeitos.

Porém, para trilhar esse caminho é preciso aplicar algumas estratégias. 

E note que não falei sobre “chegar no destino final”. Isso porque, o Referral te leva em uma jornada de ganhos escaláveis e que nunca se esgota!

Vamos começar?

Como conseguir indicações de clientes e conquistar muito mais vendas?

Como falamos acima, para o cliente indicar, nada mais lógico do que oferecer algo de qualidade para que a indicação seja genuína e aconteça de fato.

Ou seja: ofereça uma excelente experiência para seus clientes.

Há maneiras de aumentar seu número de indicações e ainda fazer com que esse volume seja recorrente. Mas iremos falar mais sobre isso nos próximos tópicos.

O próximo passo então seria converter essas indicações em vendas, e assim, criar um novo canal de vendas para a sua empresa.

Sendo assim, se quiser chegar nesses dois patamares e fazer seu cliente indicar a sua marca, é preciso antes de tudo ser “indicável”.

Isto é, ser uma marca que as pessoas queiram recomendar e falar sobre. 

Por isso, para que seu cliente indique, promova a experiência ideal e depois incentive-o a fazer isso.

Desde modo, esteja compromissado com o sucesso do seu cliente e entregue o máximo de valor possível, de modo a deixá-lo ainda mais encantado com seu serviço ou produto

Assim, a sua ótima solução começa a ser recomendada e divulgada, sem que você precise investir a mais por isso. É desta maneira que você vai conseguir alcançar e ajudar ainda mais pessoas.

E aqui entra a “mágica” do Referral.

Quanto mais clientes indicam, mais leads você conquista e, como resultado, mais vendas. Isso tudo, só com o esforço dos seus clientes.

Por onde começar para o cliente indicar

Se quiser fazer seu cliente indicar seu serviço ou produto, você precisa estruturar desde sua abordagem até o seu processo final da conversão por indicação. 

Mas atenção: apesar das indicações precisarem ser incentivadas para que ganhem escala, não force a barra pedindo indicações para quem não é embaixador da sua empresa, ou seja, não está satisfeito e nem demonstra potencial para indicar.

Agora aqui vão algumas táticas para te ajudar a começar a ter clientes indicando a sua marca.

Seu produto ou serviço deve encantar

O primeiro pré-requisito para começar a receber indicações do seu cliente é – como não cansamos de repetir – deixá-los super satisfeitos, e assim, dispostos a indicar.

Sempre que puder, entregue mais do que o esperado, de modo a superar as expectativas que o cliente tinha de início.

Além disso, capriche na manutenção do relacionamento com seu cliente. Nisso entraria também um bom time de Customer Success (CS) para te auxiliar. 

Desta forma, você terá não só uma ótima solução, como também um excelente atendimento.

Sendo assim, busque proporcionar uma ótima jornada do cliente. Leia mais sobre em: Jornada Do Cliente: Guia Prático Para Criar A Melhor Experiência.

E assim passamos para a próxima dica.

A jornada do seu cliente

Para encantar o cliente, é preciso deixá-lo feliz com sua marca desde o primeiro contato!

Sendo assim, a estratégia em cada etapa deve ser personalizada e segmentada. Isso porque, o relacionamento que seus clientes têm com a sua marca não é igual ao de nenhuma outra empresa e muito menos todos os clientes vão conhecer sua marca da mesma forma. 

Por isso, o máximo que você conseguir personalizar e focar em maneiras de se conectar com ele, melhor ainda.

Algumas dicas para conseguir isso são: rodar pesquisas de NPS em cada atendimento e/ou compra; ofereça fácil acesso aos materiais informativos sobre sua empresa e suas soluções; identifique os pontos de contato com seus clientes e os momentos AHAs e ainda monte abordagens e jornadas específicas para cada um deles.

Além disso, depois de cada contato, busque sempre incentivar a indicação do cliente.

Encante seu cliente e ele te indicará de forma espontânea. Peça a indicação e seu cliente se tornará seu melhor vendedor!

Facilite o processo para o cliente indicar

Agora que já tem tudo o que precisa para seus clientes te indicarem naturalmente, você pode passar para a próxima etapa: potencializar seus resultados.

Ou seja, pedir e incentivar o seu cliente a te indicar. Assim, você aumenta seu número de indicações recebidas e, como resultado, terá mais oportunidades de vendas e aumenta seus lucros.

A maneira mais básica de fazer isso é através de um processo claro e fácil de indicação. 

Desta maneira, você não corre o risco do cliente esquecer ou desistir de te indicar.

Depois disso, também é importante facilitar o acompanhamento do resultado da indicação dele. Como em uma venda, em especial se a mesma tiver um ciclo maior para se encerrar, sempre comunique com seu cliente sobre o processo da indicação. Assim, ele vai se sentir mais seguro e importante, o que também contribui para uma ótima experiência e o deixará confortável para indicar de novo.

Isso fará o cliente indicar mais vezes.

Por fim: crie seu programa de indicação

Ao ter uma estrutura preparada para receber e fomentar as indicações, o céu é o limite!

Isso porque, é o programa de indicação que vai agregar valor ao que já existe, destacar o que a empresa tem de melhor, facilitar todo o processo de indicação e muitas outras vantagens, como: identificar quem indicou quem, monitorar o andamento de cada indicação, (assim você pode sempre lembrar e avisar o seu cliente dos resultados da indicação dele), controlar a entrega dos incentivos e recompensas (se tiver), e ainda estimular os clientes a indicarem de novo.

Em especial se ele contar com uma ferramenta automatizada que centraliza todas as informações e turbina a sua estratégia.

As indicações já devem estar vindo. Porém como controlar tudo isso? Estruture a sua 

mecânica e crie seu próprio canal de vendas por indicação.

Por fim, ainda há uma grande oportunidade de fidelização aqui.

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Na sua estratégia do programa de indicação, inclua uma etapa de agradecimento pela indicação (nem que seja através de uma recompensa, mostre para a pessoa que ela é importante para a empresa, tanto o embaixador quanto o indicado).

Use isso para se aproximar mais do seu cliente, escutá-lo, coletar feedbacks, e claro, aumentar suas vendas.

Para saber mais como montar o seu, leia: Programa De Indicações: Tudo O Que Você Precisa Saber.

Faça seu cliente indicar sempre!

Depois de garantir uma excelente experiência do cliente e incentivá-lo a indicar, você vai perceber que o volume das indicações ficarão cada vez maiores. 

Por isso, é tão importante ter uma estratégia bem montada e uma ferramenta automatizada. Desta maneira, você vai finalmente não só fazer o cliente indicar, mas sim, aumentar como nunca as suas vendas.

Faça parte do meio das empresas de sucesso e inove também com uma estratégia de alto índice de escala e eficiência.

E mais ainda… com uma ferramenta de indicação automatizada que potencializa suas indicações.

Venha montar o programa de indicações da sua empresa com o acompanhamento dos maiores especialistas no mercado. É só clicar aqui para solicitar uma demonstração sem compromisso.

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