Como criar boas copys para o seu Programa de Indicação

Utilizar boas copys é um dos pré-requisitos para conquistar resultados cada vez melhores em seus lançamentos e/ou eventos online. 

Copys estratégias têm o poder de persuadir sua audiência e aumentar suas taxas de conversão. Além disso, de acordo com o livro Armas da Persuasão, de Robert B. Cialdini, “um profissional da persuasão pode mobilizar seu poder e incorporá-los habilmente em pedidos de compras, doações, concessões, votos ou permissões”.

Desse modo, o autor ainda destaca que “cada princípio é analisado em sua capacidade de produzir nas pessoas um tipo singular de consentimento automático e impensado, ou seja, uma disposição em dizer ‘sim’ sem pensar primeiro.”

Tendo isso em mente, as copys surgem como armas poderosas para influenciar seu público-alvo e, ainda, despertar emoções para tornar a sua marca memorável. 

É exatamente por isso que investir em boas copys é uma etapa fundamental para o seu Programa de Indicação. Afinal, como você vai pedir indicações sem parecer um chato da internet?

Além disso, boas copys podem atrair novos leads para a sua marca, despertando a curiosidade do seu público. Afinal, quem aqui nunca clicou em um post no Instagram, por exemplo, porque achou o título chamativo e ficou curioso para saber mais? 

Sendo assim, ao invés de criar apenas boas copys, precisamos ir além: é preciso criar copys que convertem. 

 

Copys que Convertem: Criando a Mensagem de Cadastro do seu Programa de Indicação

Pense comigo: o que precisa acontecer para o seu lead se cadastrar no Programa de Indicação do seu evento ou lançamento?

De certo, ele precisa ver valor, ter sua curiosidade atiçada, ser incentivado a realizar mais indicações, ter a sensação de pertencimento e o principal… sentir que precisa continuar indicando o seu evento.

Diante disso, quando pensamos em boas copys, geralmente as associamos a gatilhos mentais. E, de fato, os gatilhos mentais são uma excelente ferramenta para criar uma copy que converte! 

👉 Nesse artigo, por exemplo, você pode saber mais sobre gatilhos mentais e como usá-los de forma estratégica: Gatilhos Mentais: Como Usá-Los A Seu Favor

 

O que você faria para criar boas copys?

Sendo assim, imagine que você possui um infoproduto direcionado para Designers e Desenvolvedores de Games que ainda são iniciantes. 

Um dia, você decide criar a Semana dos Games, em que você dará as principais dicas de como criar histórias e desenvolver um bom jogo. Ao final do evento, você anunciará um curso completo a um preço bem competitivo para aqueles que comprarem nos próximos 4 dias. Além disso, você investe em um Programa de Indicação para aumentar o alcance do seu evento.

Agora, olhe essa mensagem de cadastro do seu Programa de Indicação:

 

Faaaaala, Rafael! Tudo bem?

Antes de mais nada, meus parabéns. Você acaba de se juntar ao nosso clã e agora faz parte da maior comunidade virtual de criadores e amantes de jogos virtuais. 

Mas, não para por aí! 

Como o mais novo membro do nosso clã, preparamos recompensas valiosas para buffar o seu avatar. 

Olha só o que vem na próxima fase:

 

[E-BOOK] Como criar um bom roteiro para jogos online

[FERRAMENTA] Checklist: Como criar bons personagens

Mentoria em Grupo exclusiva

Curso Completo de Introdução à Programação de Jogos

 

Então, para desbloquear todas essas recompensas, clique no link! [LINK]

Que sua vida seja longa e próspera!

 

Abraços, 

Semana dos Games

 

Os gatilhos e estratégias

Perceba que a mensagem acima utiliza vários gatilhos para acolher aquele embaixador no momento do cadastro no Programa de Indicação. 

Por exemplo, ao mencionar que esse embaixador se juntou ao clã, criamos um senso de pertencimento. Além disso, utilizamos as recompensas para mostrar tudo aquilo que o embaixador pode ganhar e está ao alcance de simples indicações.

Outro ponto importante é a utilização de um vocabulário que faça parte do universo do seu público-alvo. Nesse caso, por se tratar de uma comunidade ligada ao mundo gamer, termos como “clã”, “buffar” e  “avatar” fazem sentido e criam uma conexão maior como embaixador. 

Por fim, grave essa dica de ouro: NÃO fale sobre o seu Programa de Indicação no primeiro e-mail. É isso mesmo.

Pode parecer confuso, mas ao enviar uma mensagem dizendo que seus leads podem ganhar várias recompensas, você desperta o interesse deles. Contudo, ao mencionar o Programa de Indicação, você gera uma barreira de esforço. É justamente essa barreira que faz com que seus leads nem queiram abrir o link e, muito menos, indicar o seu evento.

Ou seja, o segredo aqui é focar em tudo aquilo que o seu lead pode ganhar, mas sem mencionar o esforço que ele terá que fazer. 

👉 Agora, se você ainda tem dúvidas sobre como definir a estratégia ideal para atrair leads mais qualificados e reduzir seus custos, então acesse nosso e-book gratuito: [EBOOK] A Estratégia Mais Barata Para Conseguir Leads Qualificados Para Lançamentos e Eventos Online

Contudo, ainda temos outra ferramenta utilizada para incentivar o embaixador a realizar indicações: as recompensas

 

Suas recompensas também precisam de boas copys!

Muito se engana que recompensas não precisam de boas copys. Aliás, a forma como você apresenta essas premiações pode determinar se elas serão atrativas ou não. 

Por exemplo, imagine que você possui um infoproduto para finanças pessoais. Sendo assim, você decide criar um Programa de Indicação e, como recompensa, oferece uma planilha completa para o controle de gastos, organização financeira e acompanhamento de investimentos.

Agora me diga, qual dessas copys provocaria um desejo maior no embaixador?

 

  1. “Como recompensa, você vai receber uma planilha de gastos”, ou então;
  2. “Como recompensa, você vai receber uma ferramenta poderosa para ajudar a organizar sua vida financeira, obter um controle de gastos e ainda acompanhar seus investimentos. Chegou a hora de sair do vermelho e ter tudo ali, na palma da mão!”

 

Perceba que, nesse caso, é preciso agregar valor ao que você entrega. Assim, é possível engajar o seu embaixador e fazer com que ele sinta mais vontade de indicar o seu evento online ou lançamento.

Ao dizer qual dor você soluciona com o seu produto, você deixa de vender simples “planilhas” e começa a vender soluções exclusivas!

Além disso, no caso dessa copy, ao afirmar que o embaixador terá “tudo ali, na palma da mão” cria-se uma sensação de facilidade, a qual é um importante gatilho quando pensamos na experiência do usuário. 

Além disso, outra estratégia utilizada para incentivar que as indicações ocorram de forma recorrente, é a régua de recompensas. Ou seja, você irá definir qual recompensa será liberada para o embaixador de acordo com o volume de indicações.

Nesse caso, é imprescindível que os prêmios mais valiosos e desejados pelo seu público estejam condicionados a um número maior de indicações. Dessa forma, seus embaixadores tendem a indicar mais pessoas e, por consequência, você aumenta a taxa de conversão do seu evento. 

👉 Mas, se você ainda tem dúvidas sobre como definir a recompensa ideal em seu Programa de Indicação, então baixe nosso e-book gratuito: Recompensa: A Melhor Estratégia para Programas de Indicação 

Dicas Importantes

Para evitar que seus embaixadores indiquem pessoas que não estejam alinhadas com o perfil ideal da sua marca, deixe claro que as recompensas só serão liberadas caso a pessoa indicada se cadastre no evento. 

Com isso, a tendência é que os embaixadores indiquem pessoas que já possuam algum interesse prévio no nicho que você aborda.

Contudo, as recompensas não são a única forma de conquistar novos leads. É preciso focar na vitrine do seu Programa de Indicação: a Landing Page.  

 

Landing Page: a isca da captação de leads

Que as copys são verdadeiras armas para persuadir seu público-alvo, isso você já aprendeu neste artigo. Porém, além da persuasão, boas copys impactam diretamente nas taxas de conversão do seu lançamento.   

Por isso, uma dúvida que pode surgir é: como criar boas copys para a landing page? E mais, o que torna uma página boa?

Embora não exista uma receita de bolo que conte o passo a passo exato para landing pages que convertem, temos várias dicas que vão ajudar a ter uma página mais persuasiva e eficaz. 

 

Utilize provas sociais

Defina um local em sua landing page para conter depoimentos de pessoas que já utilizaram algum produto seu. 

Você pode trazer esses depoimentos em, formato de texto, vídeo ou algum outro formato que performar melhor com o seu público.

 

Cuidado com a Copy

Lembre-se de utilizar uma linguagem clara e objetiva!

Além disso, crie copys que despertem alguma emoção em seus inscritos assim que eles chegarem em sua página. 

Você pode escolher um título provocativo, criar uma copy que foque na maior dor do seu público, reforçar a autoridade da sua marca, entre outras opções.

 

Agregue valor

Demonstre a todo o momento quais são as soluções que o seu infoproduto resolve e como ele se destaca dos seus concorrentes.

 

Boas copys também podem ser vídeos

Grave bem o que vou dizer: vídeos em landing pages aumentam (e MUITO) as taxas de conversão. 

Sabe porquê?

Ora, vídeos são dinâmicos, provocam uma interação com o seu lead, não exigem um alto nível de atenção e são assimilados com mais facilidade do que um texto de 2000 palavras. 

Sendo assim, aproveite esse formato para reunir todas as informações contidas neste artigo!

Boas copys geram mais conversões

Depois de alguns anos (e mais de 5000 Programas de Indicação criados), percebemos que as copys têm uma contribuição significativa para o aumento das taxas de conversão de nossos clientes.

Boas copys não são apenas textos bonitos. Trata-se de uma ferramenta poderosa para destacar o seu produto no meio da concorrência e transformar o seu lançamento em algo memorável para seus inscritos. 

Por isso, tenha em mente os X princípios das boas copys:

  • Desperte sentimentos 
  • Agregue valor em seu produto
  • Utilize a linguagem do seu nicho
  • Use e abuse dos gatilhos mentais 

 

Por fim, lembre-se: Programas de Indicação que têm essa linguagem possuem maior tendência em gerar conversões!

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