Checklist de Lançamento: confira se você completou todos os passos para lançar sua campanha com o BuzzLead Express

Se você chegou até aqui, é porque está muito perto de lançar um Programa de Indicação para seu infoproduto. Sendo assim, vou ajudar você a se organizar com um checklist de lançamentos!

👉 Mas, se você caiu aqui de paraquedas e está perdido sobre o que é um programa de indicação e como funciona o BuzzLead Express, sugiro que leia esses dois artigos:

[ARTIGO] Mas, afinal… O que é BuzzLead Express?

[ARTIGO] Como usar o BuzzLead Express para reduzir o custo do lead em até 33x

Continuando, criar um Programa de Indicação é relativamente simples e rápido. Porém, é preciso ter atenção para não pular etapas e criar conteúdos estratégicos. Mas, calma. Vamos começar pelo começo: a mecânica da campanha.

Mecânica da Campanha: o primeiro item do checklist de lançamentos

Antes de qualquer coisa, você precisa definir o formato da sua campanha. Isso porque dependendo do formato escolhido, você deverá adotar uma estratégia diferente.

Atualmente, existem 4 formatos muito utilizados no Brasil. São eles:

 

  • Indique e Ganhe: nesse caso, o embaixador ganha uma recompensa assim que a pessoa indicada se converte.
  • Ranking: aqui, os embaixadores que mais indicarem estarão aptos a receberem recompensas
  • Marcos: essa é bem similar a um jogo. Conforme o embaixador vai atingindo determinados volumes de indicações, ele desbloqueia novas recompensas.
  • Sorteio: a ideia aqui é que a cada indicação, o embaixador ganha um número para participar de um sorteio e receber a tão sonhada recompensa. Esse é o formato menos utilizado no Brasil pois, de acordo com a legislação brasileira, todo sorteio deve ser auditado pela Caixa Econômica Federal.

 

👉 Inclusive, caso você queira saber mais sobre a mecânica do Programa de Indicação, acesse este artigo:  Como Criar um Programa de Indicações Eficaz – em 4 Passos!

Sendo assim, com o formato definido, vamos para a próxima etapa: o formato da campanha.

 

Formato: como seus embaixadores vão indicar?

Essa etapa é extremamente importante para a ocorrência das suas indicações. 

Cada formato tem suas vantagens e características únicas. Então, mais uma vez, fique atento ao que faz mais sentido com a sua estratégia de captação e conversão de leads. 

Hoje, aqui na BuzzLead temos três formatos de campanha.

O primeiro é aquele em que o embaixador preenche o nome e e-mail do indicado no formulário. Nesse caso, note que a pessoa que realiza a indicação precisa ter o e-mail correto de quem ela irá indicar. Por isso, ao escolher esse formato, pense se faz sentido para a sua campanha.

Em seguida, temos o formato em que o embaixador envia um link de cadastro para a pessoa indicada. Nesse caso, basta que o próprio embaixador gere seu link pessoal através do formulário e compartilhe o link através de whatsapp, e-mail, redes sociais ou qualquer canal que achar mais eficiente.

Por fim, temos a opção em que o embaixador compartilha um link de compra para a pessoa indicada. Ou seja, nesse caso a pessoa que realiza a indicação vai levar o indicado para comprar diretamente em seu site, sem, necessariamente, passar por qualquer página do seu evento online.

Sendo assim, passamos para o próximo item do checklist de lançamentos: as recompensas

 

Recompensas: o item mais chamativo do checklist de lançamentos

As recompensas são o item mais chamativo do Programa de Indicação. Isso porque elas podem despertar a curiosidade do seu público e incentivar a ocorrência de indicações. 

Por exemplo, imagine que você possui um curso bem conhecido no segmento de design 3D. Um dia, você resolve criar um Programa de Indicação para o seu próximo lançamento e oferece esse curso como recompensa para o embaixador que mais realizar indicações, ou seja, o seu TOP1.

Nesse caso, você incentiva uma verdadeira disputa por indicações (afinal, todos querem o prêmio) e ainda faz com que essas indicações sejam recorrentes. 

👉 Sendo assim, se você ainda tem dúvidas sobre como escolher a melhor recompensa para o seu programa de indicação, acesse este artigo: Recompensa: A Melhor Estratégia para Programas de Indicação 

Bom, agora que já falamos sobre recompensas, existe outro item indispensável para a criação de um bom Programa de Indicação: as copys.

 

Crie copys persuasivas para a sua campanha

Você sabe como pedir indicações?

Aqui na BuzzLead, sempre ressaltamos a importância de entender os Momentos Certos para pedir indicação. Isso porque é nessa hora que o seu provável embaixador tem maiores chances de indicar o seu infoproduto.

👉 Por isso, se você ainda não definiu quais são os seus momentos certos, assista este vídeo: [VÍDEO] Como Definir os Momentos Certos

Sendo assim, agora que você já sabe quais são os melhores momentos para pedir indicação, seguimos para a próxima etapa: como pedir indicação?

 

Como pedir indicação: inclua esse item no seu checklist de lançamentos

A maior dica aqui é eliminar qualquer barreira de esforço que o seu embaixador possa ter. Você já deve ter visto algumas campanhas falando “indique 10 amigos e ganhe R$100!”

Perceba que, nesse tipo de mensagem, a principal coisa que o seu embaixador vai se lembrar é do trabalho que ele terá para indicar 10 amigos. 

Sendo assim, um exemplo de copy que converte é aquela em que você foca em tudo o que o seu embaixador pode ganhar, ou, então, no valor que a sua marca entrega. Ou seja, vale destacar todos os benefícios que o seu embaixador pode ter ao realizar aquela indicação.

Seguindo essa linha de raciocínio, temos essa copy como exemplo:

“Já imaginou o que você faria com uma planilha de organização financeira completa e personalizável, além do melhor curso de finanças pessoais realizado pelos maiores especialistas da área?

Então, corra! Essa pode ser a sua última chance de garantir o seu!”

Ou seja, nesse breve exemplo, reforçamos o que seu embaixador pode ganhar, além de agregar valor ao prêmio oferecido quando utilizamos os termos “completo e personalizável”, “o melhor curso” e “maiores especialistas da área”. 

👉 Mas, se você quer saber mais sobre como criar copys persuasivas e que convertem, temos esse artigo com várias dicas dos nossos maiores especialistas em Marketing de Indicação: [ARTIGO] Boas Copys que Convertem

 

Confirme se está tudo certo com as Integrações

Embora não seja algo obrigatório, muitos infoprodutores optam por realizar alguma integração com o BuzzLead Express. 

Dessa forma, lembre-se de conferir se essa etapa foi realizada de forma correta!

Para integrar o seu CRM, Automação de Marketing ou ERP com o BuzzLead Express, basta selecionar em nossa plataforma qual é o tipo de ferramenta que deseja integrar e, depois, selecionar qual é a plataforma que você utiliza. 

Após essa etapa, é só seguir o comando que aparece no canto inferior da tela e pronto! Sua integração está feita!

E sim, nosso principal objetivo é garantir que você consiga utilizar a ferramenta de forma autônoma, ou seja sem depender da ajuda de terceiros.

De qualquer forma, agora que você já conferiu as integrações do Programa de Indicação, vamos ao próximo item do checklist de lançamentos: a divulgação!

 

E seguindo com o Checklist de Lançamentos, temos a etapa de Divulgação

Certamente, você já ouviu aquela frase “quem não é visto, não é lembrado”. 

Por isso, para ter um Programa de Indicação de sucesso, é preciso divulgá-lo nos canais que mais fazem sentido para a sua audiência. 

Essa divulgação pode ser feita de diversas formas. Por exemplo, você pode disparar um e-mail para a sua base de leads contando sobre o seu evento e já direcionando esse público para se tornarem seus embaixadores.

Além disso, você também pode fazer sua divulgação através das redes sociais e site da sua marca. Contudo, além dos canais mais previsíveis, você pode explorar o WhatsApp, Mídia Off, o NPS, entre várias outras opções. 

👉 Inclusive, neste artigo, temos um guia com o passo a passo para montar a divulgação da sua campanha: Divulgação do Programa de Indicação: O Passo a Passo Definitivo

De qualquer, temos uma dica fundamental para melhorar o alcance da sua divulgação: o melhor canal é onde a sua audiência está. 

Sabemos que, com as redes sociais, o Instagram, principalmente, se tornou a vitrine de muitos infoprodutores. Porém, existem outras ferramentas que podem ser exploradas e quel talvez façam mais sentido para o seu modelo de negócio.

👉 Por isso, caso você queira saber mais sobre como construir a melhor estratégia de divulgação para o seu Programa de Indicação, então baixe nosso e-book gratuito: [E-BOOK] Divulgação para Programas de Indicação

 

Terminei o Checklist de Lançamentos. E agora?

Bom, se você já checou e conferiu todas as partes do seu Programa de Indicação, então é hora de lançá-lo para o mundo!

Aqui na BuzzLead, sempre ressaltamos os inúmeros benefícios do marketing boca a boca. Isso porque, após criarmos mais de 5000 campanhas em nossa plataforma, vemos diariamente os impactos que essa estratégia tem para nossos clientes. 

Por isso, pare de perder tempo e teste gratuitamente a ferramenta líder do mercado, capaz de reduzir o seu custo por lead em até 33x!

 

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