Programa de Indicação para imobiliarias: Um Lar para Indicações
Um programa de indicação para imobiliarias faz sentido? É o que você entenderá neste artigo.
Sabe-se que o mercado imobiliário envolve algo além de casas ou apartamentos. Envolve sonhos!
Então nada mais certo do que ter estratégias mais humanizadas e com o foco no cliente, sem se esquecer claro do retorno para a empresa.
Existe hoje uma porção de ações e ferramentas diferentes, mas para este segmento vamos levar em consideração que geralmente a taxa de conversão média é próxima a 1%, ou no máximo 2,9% (lembre-se desses números).
O que nem todas imobiliárias descobriram ainda é o poder que a indicação de um cliente tem.
Mas a URBS descobriu…
Vem ver como!
Seja bem-vindo à URBS
A URBS é uma imobiliário com mais de 40 anos de experiência no mercado goiano. Atuante nos segmentos de locação, lançamentos e venda de imóveis usados. Além disso, objetiva promover a realização e bem estar de todos os seus clientes.
Junto a seu lema “Somos especialistas em morar”, continua sendo uma das empresas mais lembradas e é considerada uma das melhores para trabalhar no setor de imóveis.
Contribui não só para a sociedade e seus clientes, mas também para a cidade, ao trazer resultados que fazem Goiânia se destacar nacionalmente no ramo imobiliário.
Já tá bom ou quer mais?
Brincadeiras a parte, a qualidade do serviço ou produto de uma empresa interfere muito no número de indicações da mesma. Em outras palavras, é o pavio do marketing boca a boca.
Ainda mais no mercado imobiliário, no qual você não vende somente casas ou apartamentos. Você cuida de sonhos, futuros, realizações pessoais… e a lista continua.
Todos nós queremos um lar: um lugar para voltar depois de um dia estressante, um ambiente para fazer história com pessoas que amamos, um espaço para criar, cuidar, descansar. Ou só vender/alugar logo para seguirmos em frente.
Por isso as imobiliárias têm um papel chave 😉
São elas que vão ajudar na procura do lugar perfeito, cuidar de toda a burocracia e garantir a segurança de que ninguém vai te passar a perna.
Pelo menos era isso que deveriam fazer…
Neste artigo vamos entrar no território URBS. Saber como eles lidam/cuidam de seus clientes. Explorar seu modelo de fazer negócios. Entender como exploraram as indicações e de que maneira utilizam as mesmas para ampliar sua área de influência e alcançar ainda mais pessoas que querem um lar.
Antes de tudo a URBS preza por prestar um serviço com transparência, paixão, comprometimento, qualidade de atendimento, respeito e foco. Ou seja, a combinação perfeita para encantar qualquer cliente.
E foi isso que contribuiu para que a imobiliária atingir uma taxa de conversão média de 13%.
Agora vamos entrar no território URBS e entender como exploraram as indicações para ampliar sua área de influência e ainda alcançar ainda mais pessoas.
Confira mais a fundo qual foi a estratégia.
Expansão imobiliária
O comum na captação de clientes era utilizar os maiores portais de imóveis, placas, anúncios patrocinados e engajamento nas redes sociais.
Porém optaram por aprimorar e procurar outro canal.
Por conta de todo o compromisso que a empresa tem com seus clientes, a URBS sabe conquistá-los e, consequentemente, desbloqueia outro nível em seu funil de vendas: o Referral.
Assim, sabiam que esta etapa era mais do que a cereja do bolo.
Decidiram então explorá-lo. Realizavam uma mobilização em reuniões com corretores e enviavam mensagens pelo whatsapp, pedindo indicações.
Porém, desta maneira, o maior desafio era medir o percentual da conversão desta estratégia, ou seja, saber quantas indicações realmente se transformavam em vendas.
Ao mesmo tempo que precisavam superar esta barreira, queriam expandir o número de imóveis no estoque, como também aumentar a transparência com os parceiros da URBS.
Mas como fazer tudo isso de maneira eficiente?
Novo Inquilino: o programa de indicação
Resposta: desenvolver um programa de indicação para imobiliarias.
Arquitetaram a estratégia e, com a ajuda do BuzzLead, automatizaram todo o processo de indicações.
Este programa de indicação opera da seguinte maneira:
A URBS faz a apresentação do link de divulgação em todas as suas lojas; distribui banners com QR Codes nas mesmas e constantemente mantém um contato com seus parceiros motivando a fazer novas indicações, fomentando ainda mais a “re-indicação”, através de comunicados automáticos.
A URBS atualmente trabalha com duas campanhas de indicações. Uma você confere na imagem acima.
Assim conseguiram:
– promover transparência para seus parceiros, quem indicava e quem recebeu indicação
– controlar as indicações que recebem
– melhorar a comunicação entre o indicador (quem indica) e a própria URBS
Os resultados também merecem destaque. A empresa já contabiliza mais de mil indicações. Em um único mês tiveram 27 vendas por indicação, resultando em uma taxa de conversão de 19%!
Cheiro de Casa Nova
O maior benefício de um programa de indicação para a imobiliária foi poder ter mais controle de todo o processo de indicação:
– quantas visualizações a campanha recebeu
– quantas indicações feitas
– quem indicou para quem
– quantas conversões ocorreram…
… e assim por diante.
Com isso a estratégia de indicação ganhou cara nova.
A transparência também foi o que realmente fez a diferença.
Isso porque, a URBS aperfeiçoou a maneira como lida com as indicações e investiu muito em sua credibilidade.
Como resultado houve o aumento do percentual de conversão e agora mais clientes se sentem motivados a indicar.
A URBS também pode se comunicar melhor sobre o andamento das indicações. Como fazem isso? Avisam o cliente que indicou sobre qual foi o resultado da sua indicação; e também a pessoa indicada que ela recebeu a indicação o que irá ganhar se virar cliente URBS também.
O programa de indicação veio então para contribuir ainda mais nos objetivos da imobiliária.
“Qual o próximo passo então?”, você deve estar se perguntando.Bom, a URBS não vai parar por aí.
Estão trabalhando na integração com seu sistema de CRM para apresentar aos indicadores (pessoas que indicam) a fase que se encontra a negociação do cliente indicado. Além do fato de realizar a conversão automática das recompensas.
Por isso é tão importante ter um site, uma ferramenta de CRM ou de automação de marketing. Com a ajuda da tecnologia, mesmo para um programa de indicação de imobiliárias, por exemplo, pode ser ainda mais potencializado e otimizado. As possibilidades são inúmeras…
…como a URBS veio para provar.
E estão em constante expansão!