Como a Progressiva conquistou uma taxa de conversão acima de 40% com o programa de indicação

case progressiva - a taxa de conversão dos sonhos

O que você faria para ter a taxa de conversão dos seus sonhos? 

 

Em um breve depoimento, Gisele Fiatcoski, consultora de marketing da Progressiva, empresa especializada em proteção veicular, compartilhou com a BuzzLead como foi a experiência de implementar um programa de indicação na empresa e quais foram os principais resultados.

 

Mas, antes de falarmos sobre os resultados, vamos voltar para o começo da história…

 

Para conquistar a taxa de conversão dos sonhos, tudo começou com a mentoria MVI – O Mapa das Vendas por Indicação!

Em nosso bate-papo, Gisele compartilhou que as indicações já aconteciam de forma orgânica na empresa. Porém, devido a falta de uma ferramenta que gerenciasse todo o processo, havia uma certa desorganização no acompanhamento dessas indicações e quais delas se convertiam em vendas.

 

“A gente sabia que ele gerava um resultado!” – Gisele Fiatcoski 

 

Determinada a entender mais sobre essa estratégia, a empresa encontrou a BuzzLead através de uma pesquisa no Google e viu a oportunidade de participar da nossa mentoria MVI – O Mapa das Vendas por Indicação.

 

“(…) tentando ler alguma coisa sobre, eu caí em alguns conteúdos (da BuzzLead), então pra mim esse nome já tinha fixado um pouco na minha cabeça” – Gisele Fiatcoski 

 

E foi nesse momento que Gisele conseguiu criar a sua primeira estratégia de programa de indicação e implementar, de fato, um programa de indicação na Progressiva!

 

Após a mentoria, o programa de indicação estava montado!

“Tudo o que eles passaram ali, a gente aplicou inicialmente e ainda aplica” – Gisele Fiatcoski 

 

Durante a mentoria, Gisele teve a oportunidade de entender cada detalhe que compõe um programa de indicação, e traçar as melhores estratégias para aumentar sua taxa de conversão. 

 

Foram 4 dias intensos de conteúdos sobre a mecânica do programa de indicação, como definir os embaixadores, quais são as melhores recompensas, os momentos certos de pedir indicações, as principais formas de divulgação, e muito mais!

 

Em seu depoimento, Gisele afirma que sempre tenta aplicar tudo aquilo que aprendeu na mentoria para melhorar cada vez mais o seu programa de indicação.

 

A Taxa de Conversão 

“(a experiência) está sendo maravilhosa!” – Gisele Fiatcoski 

 

Em seu depoimento, Gisele declarou que pensava que a nova estratégia sofreria certa resistência, especialmente entre as pessoas mais velhas da empresa. Porém, o programa de indicação da Progressiva teve uma boa aceitação entre os colaboradores e já teve excelentes resultados!

 

Começando pela taxa de conversão: hoje, mais de 40% dos leads que chegam por indicação se tornam clientes da Progressiva. Ou seja, a cada 100 pessoas indicadas, mais de 40 fecham venda!

 

“(…) essa semana eu só fechei indicação ” – Gisele Fiatcoski 

 

A Progressiva vem experimentando o que sempre falamos aqui na BuzzLead: o lead que chega por indicação é melhor em todos os aspectos. Ele possui menos barreiras para a compra, vem mais decidido, apresenta maior nível de confiança na sua marca e tende a ser mais engajado com a sua empresa.

 

A importância dos divulgadores e da criatividade para o programa de indicação de sucesso

Para escalar os resultados da campanha, Gisele decidiu utilizar divulgadores em seu programa de indicação.

 

Em seu depoimento, Gisele compartilha que uma de suas divulgadoras (e cuidado para não confundir com embaixadora), realiza um trabalho com motoristas de Uber.

 

A ideia foi criar uma arte com um QR Code com o link pessoal do motorista, que seria colocada no banco de trás do veículo. Dessa forma, todos os passageiros que embarcarem conseguem visualizar a arte e receber a indicação do motorista do aplicativo. Os passageiros escaneiam o código e se tornam leads da Progressiva.

 

Ou seja, nesse momento a empresa possui uma pessoa divulgando o programa de indicação para motoristas de uber, enquanto que os motoristas do aplicativo atuam como embaixadores da campanha.

 

“Todos os dias chegam 2 ou 3 leads desse motorista” – Gisele Fiatcoski 

 

Mas, caso você esteja estruturando o seu programa de indicação, você também pode utilizar os links divulgadores para rastrear indicações que chegam através de outros canais, como: e-mail marketing, site, algum material rico disponibilizado pela sua empresa, entre outros.

 

Para alavancar sua taxa de conversão, a Progressiva também investiu em influenciadores

Contudo, para incluir influenciadores em sua campanha, Gisele utilizou os links divulgadores! 

 

Os links divulgadores têm como objetivo rastrear de onde vêm cada indicação.

 

Ou seja, a partir dessa ferramenta, a Progressiva conseguiu contabilizar quantas e quais indicações vieram de cada influenciador. Assim, aquele que trouxe 50 clientes vai receber mais do que o que trouxe 10 clientes. 

 

Além disso, os links divulgadores são uma excelente ferramenta para rastrear quais são os canais que possuem maior volume de indicações! Você pode utilizar links divulgadores em seu site, redes sociais, blog da empresa, e-mail marketing, e muito mais!

 

Com essa estratégia, a Progressiva conseguiu alavancar sua taxa de conversão e ter maior previsibilidade do seu funil de vendas.

 

Os leads chegaram. Mas… E o tempo de fechamento?

 

Conforme mencionamos anteriormente, os leads que chegam por indicação já vem mais preparados para a compra e possuem menos resistência a fechar negócio. 

 

Com a Progressiva, não foi diferente!

 

Em seu depoimento, Gisele menciona que o tempo de fechamento da venda variava em torno de 15 dias. Após a implementação do programa de indicação, esse tempo cair para 1 dia e meio! Ou seja, houve uma redução de 90% do tempo.

 

Gisele ainda destaca que, ao combinar o programa de indicação com a participação de influencers, esse tempo teve um aumento para 4 dias, visto que o volume de indicação era muito grande.

 

Inclusive, você pode conferir o case completo aqui!

 

Conclusão

Um programa de indicação bem estruturado e bem pensado é capaz de revolucionar o marketing de uma empresa.

 

Hoje, a Progressiva vem colhendo resultados que foram construídos lá atrás, quando a Gisele deu seu primeiro passo para, de fato, construir um programa de indicação na mentoria MVI – O Mapa das Vendas por Indicação.

 

Com isso, as principais vantagens percebidas pela empresa estão ligadas ao tempo de fechamento da venda, qualidade dos leads, aumento da taxa de conversão, além do expressivo volume de indicações. 

 

Porém, esse resultado não precisa ficar restrito apenas à Progressiva. Você também pode implementar um Programa de Indicação eficaz e experimentar os mesmos (se não outros) benefícios do marketing boca a boca. 

 

Fale com nossos especialistas agora mesmo e inicie sua jornada pelas vendas por indicação!

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