Automação de marketing: 5 benefícios para sua empresa

gestor trabalhando com automação de marketing

Automação de marketing: 5 benefícios para sua empresa

Se você investe ou atua em Marketing Digital, muito provavelmente já ouviu falar sobre automação de marketing. Mas você sabe realmente como isso pode auxiliar seu negócio a vender mais na internet?

Apesar de ser um termo comum, a automação de marketing pode ser confundida com algo mais simples, como a programação de posts em redes sociais ou o disparo agendado de emails. Mas não se engane, trata-se de um processo muito mais consistente e eficiente.

O processo de automação de marketing envolve compreender e agir de forma personalizada e mensurável com os usuários que interagem nos canais online das empresas. A partir do uso da ferramenta, é possível entender os interesses dos seus leads, ou potenciais clientes, e oferecer a eles as informações que precisam em cada estágio da jornada de compra, de forma automatizada.

Resumindo, este conceito se atribui a softwares que automatizam o Marketing Digital das empresas. Ele não exclui os profissionais, pois para existir precisa de bons conteúdos, mas os ajuda a terem mais tempo para pensar em outras estratégias e ações.

A automação permite que o processo das estratégias de marketing que envolvem atrair visitantes para um site, convertê-los em leads, nutri-los e depois convertê-los em clientes, seja muito mais ágil.

Investir nas ferramentas disponíveis proporciona o aumento nas vendas e, consequentemente, no faturamento. Além disso, elas ajudam a diminuir os custos de aquisição de clientes e facilitam sua retenção.

Confira mais 5 benefícios da automação de marketing para sua empresa:

1. Ajuda a nutrir leads que não estão prontos

Muitas vezes, no momento em que um potencial cliente toma conhecimento de sua empresa, ele pode nem conhecer ao certo o problema que tem ou não está pronto para realizar uma compra, seja por estar com orçamento apertado ou ter outras prioridades naquele momento.

Mesmo que ele não efetue a compra de imediato, logo pode surgir a oportunidade. Por isso, é importante manter um bom relacionamento com este lead, com o objetivo de informar, educar e agregar valor.

A nutrição eficiente precisa encontrar um equilíbrio, ou seja, lembrar seu lead, sem o incomodar, sem lotar sua caixa de entrada.

Dessa forma, sua empresa ganha credibilidade e se mantém na lembrança do usuário, que no momento em que precisar da solução que sua empresa oferece, não terá dúvidas sobre quem procurar.

A automação ajuda a manter essa boa relação de forma eficiente e sem demandar grandes esforços.

2. A automação de marketing aumenta a eficiência do funil

Como se sabe, os leads passam por uma jornada de compra composta por alguns estágios.

Em cada um deles há um comportamento. Por exemplo, não adianta oferecer um curso de gestão de mídias sociais a quem ainda não entende o seu universo e nem a importância para as estratégias de Marketing Digital.

Por meio de cada etapa e interesses do consumidor, será identificado em qual estágio de compra ele está e seus principais interesses, enviando conteúdos adequados que o levem até o final do processo.

3. Possibilita a comunicação personalizada com cada persona

Com o uso das ferramentas, é possível dividir os usuários em vários critérios, como cargo, idade, localização geográfica, segmento e estágio de compra.

A partir dessa segmentação, sua empresa consegue orientar os conteúdos e personalizar a comunicação, de modo que a persona percorra seu próprio caminho e chegue até o momento que sua empresa mais espera: a aquisição de seu produto ou serviço.

A Informa Exhibitions é um case de empresa que gerou mais resultados personalizando a comunicação com a automação do RD Station Marketing. As campanhas de email, que antes não tinham um desempenho tão bom, tiveram 10x mais aberturas após o trabalho de segmentação e automação feito.

4. Diminui o trabalho recorrente para o marketing

Por meio da automação, boa parte da qualificação do lead pode ser feita de forma automatizada.

Apesar de o início do processo demandar algum esforço na configuração dos passos que o lead deve seguir, no fim das contas o trabalho se paga, pois você replica isso para todos os outros leads, fazendo que com que o time de marketing não precise perder mais tempo com o que já foi realizado anteriormente.

Além disso, não há a necessidade de uma equipe que trabalhe com a parte manual do trabalho, pois os softwares já atuarão nesse sentido.

5. Melhora a produtividade dos vendedores

Permite que os estágios iniciais do processo de venda sejam feitas de forma automatizada, não havendo necessidade de trabalhar de forma manual.

Assim, a equipe de vendas pode ser muito mais produtiva, pois terão mais tempo e poderão focar naqueles leads que estão prontos para a compra e aguardar aqueles que certamente estarão em um futuro próximo.

Além disso, por não haver a necessidade de se preocupar com as etapas iniciais, o setor pode focar naqueles que estão nos passos finais e, dessa forma, garantir uma taxa de fechamento mais elevada.

Um exemplo aqui é da AVEP Brasil, que antes de investir em automação um representante de vendas trazia de 10 a 30 prospecções de novos negócios por mês. Depois que a empresa passou a usar o RD Station Marketing a associação começou a gerar cerca de 150 no mesmo período. Ou seja, o número de associados triplicou.

Dicas para uma automação de marketing de sucesso

Agora que você conhece o conceito, vamos mostrar algumas dicas para obtenção de sucesso certo:

    • Antes de colocar em prática, reveja os objetivos de sua empresa e faça as alterações necessárias;
    • Segmente o seu público e entregue o conteúdo certo na hora exata;
  • Mensure os resultados de cada campanha para verificar quais os caminhos a seguir.

Como mostramos, esta é uma poderosa ferramenta para as empresas que pretendem otimizar o tempo gasto com a gestão das estratégias, conquistar clientes e aumentar as vendas.

Além disso, é um diferencial competitivo muito interessante, principalmente por funcionar como uma alavanca de crescimento para as empresas.

Autor: Resultados Digitais

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