Como se destacar no mar de agências de publicidade através de uma boa estratégia?
As agências devem cada vez mais propor soluções inteligentes e mais assertivas para sua carteira de clientes.
Em meio a recursos e verba, que a cada dia que passa ficam muito mais escassos, é hora de procurar novos caminhos para se destacar e aumentar vendas.
Isso vale tanto para a sua agência quanto no leque de opções a oferecer como estratégia de vendas.
Assim, procure promover maneiras mais eficientes de conversão, que tiram o máximo de proveito do que você já tem em mãos, sem precisar gastar mais por isso.
Continue sua leitura e descubra qual é essa estratégia mais forte para apresentar para seus clientes. Vamos lá?
Busque por seu diferencial
O que te destaca no mar de agências?
O meio do marketing e da publicidade, ao que tudo indica, está bem saturado com as táticas digitais.
A impressão que temos é esta. Porém, se olhar de perto ainda existem outras opções ainda não exploradas.
O primordial é ter um foco e dominar o seu nicho, de modo a não só oferecer uma excelente solução, mas também mostrar o seu diferencial e valor de mercado. Em seguida, focar na conexão com seus clientes já conquistados.
Afinal, as marcas que conseguem gerar mais intensidade emocional recebem 3 vezes mais recomendações do que as marcas que se conectam menos com seus clientes (Keller Fay).
Depois disso, você tem tudo o que precisa para ter sucesso nas estratégias de vendas mais diferenciadas do mercado!
O Oceano Azul: estratégia para publicidade
O Oceano Azul é um conceito de negócios que tem como ponto de partida a própria metáfora marítima, na qual no oceano azul é possível fugir da batalha sangrenta entre a concorrência no oceano vermelho e “nadar” de maneira tranquila no seu segmento de mercado.
Marcelo Binder, consultor e professor de estratégia da FGV-EAESP, ainda explica:
“É um conceito que foca na inovação do modelo de negócio e sua principal ferramenta é a curva de valor. É um tanto idealizado e segui-lo à risca pode ser frustrante, porque a maioria das empresas não consegue encontrar um oceano azul – isso é uma exceção –, mas a essência do conceito ajuda as empresas a se repensarem, a tentarem inovar na sua curva de valor e isso é muito positivo”.
Sendo assim, a partir dessa visão é possível traçar a estratégia de vendas que vai te tirar da curva, e assim, trazer um diferencial para sua agência.
Para isso, primeiro é preciso ter bastante consciência de como está o seu nicho de mercado hoje.
Em seguida, vá além da demanda existente, de modo a superar as barreiras que podem existir dentro da sua empresa ou no seu próprio meio de atuação.
Fuja do oceano vermelho
O oceano vermelho seria a constante batalha da concorrência.
Em meio a um cenário com alta competição, é comum ver soluções como diminuir a margem de lucro ou cortar custos ao máximo.
Porém esses não são os únicos meios para se navegar!
Busque estratégias que fujam da mesmice do marketing digital. Por isso, o ideal é focar no seu diferencial, na maior solução da sua empresa, o que gera mais valor aos seus clientes e usar como força.
É possível sim unir a diferenciação com custo baixo.
Sendo assim, expanda sua atuação para seu próprio “oceano” inexplorado, aplique uma estratégia de publicidade ainda não usada, seja por outras empresas ou por você.
O pilar principal aqui então seria usar poderosas ferramentas para aproveitar os recursos que já estão em sua mãos. Em seguida vamos apresentar a maior delas: as indicações de clientes.
Um programa de indicações funciona para todos os meus clientes?
De acordo com a McKinsey, o discurso do próprio cliente, induzido pelo marketing boca a boca, gera mais de 2x as vendas de publicidade paga.
Já se sabe que o marketing boca a boca é a principal força de marketing que pequenos negócios usa… mas não para por aí!
Empresas como Dropbox e Google, por exemplo, expandiram seu negócio usando estratégias de vendas baseadas nas indicações de seus clientes.
Assim, podemos dizer que o ideal para agências é ter na “manga” um estratégia de vendas mais flexível, eficiente e personalizável possível para atender os seus mais variados clientes.
E todas essas características você encontra nas indicações de clientes.
Por meio delas, é possível maximizar suas oportunidades e minimizar os riscos. Afinal, você já está em um terreno conhecido e já conquistou aqueles clientes.
Agora é só começar a sistematizar a execução desta estratégia de vendas na sua agência.
Segundo a CMO by Adobe, o boca a boca é responsável por 6 trilhões de dólares em consumo todo ano ao redor do mundo.
Veja mais estatísticas sobre o Referral Marketing em: 39 Estatísticas Que Comprovam Que O Marketing Boca A Boca Funciona Para Qualquer Negócio
Você irá perceber que um resultado “ganha-ganha surge”.
No marketing boca a boca são geradas automaticamente vantagens para todos os envolvidos: para quem indica (ganha recompensas), para quem foi indicado (ganha a solução da empresa e até um incentivo de compra) e para a sua agência também (mais clientes por um investimento quase nulo).
É exatamente por isso que o boca a boca se torna uma boa estratégia para a sua publicidade!
Primeiros passos para implementar essa estratégia na sua publicidade
“Como vou formar um programa de indicação para cada cliente?”
Aqui está a melhor parte!
Depois de ter apresentado todos os benefícios do marketing de indicação (você pode ver quais são os principais neste artigo: Benefícios do Marketing de Indicação: as 7 vantagens definitivas); chega o momento de sistematizar toda a estratégia, ir para a prática.
Nesta etapa você pode se basear em 5 pilares e desenvolver cada um:
- Como pedir as indicações
- Facilitar o processo de indicar
- Recompensar pela indicação
- Ter transparência com seus clientes
- Como divulgar as campanhas de indicação
Depois disso, é só ter um processo para analisar e monitorar essas indicações que seus clientes vão receber. Isso pode ser por planilhas e documentos compartilhados.
Porém, é interessante ter uma ferramenta parceira para te ajudar nisso. Em especial, se tiver um grande número de clientes.
Isso porque, automatizar o programa de indicações com uma ferramenta, vai escalar as estratégias montadas, centralizar facilmente todas as informações e resultados das campanhas, e permite que sua agência tenha mais eficiência e assertividade na estratégia dos seus clientes.
A boa notícia é que já existe um passo a passo pronto a ser seguido. Inclusive, aqui na Buzzlead já criamos toda a metodologia certa para você!
Conclusão
Agora você já conhece qual a estratégia mais poderosa para apresentar aos seus clientes e garantir resultados mesmo nos tempos mais difíceis.
Se você já quer entender mais sobre como é possível montar um programa de indicações com uma ferramenta automatizada na sua agência, e assim oferecer essa opção para seus clientes, venha bater um papo com a gente no chat. Nossos especialistas estão a postos para te ajudar!
Para saber mais sobre o mundo das indicações e como escalar as vendas na sua empresa, assine a newsletter da BuzzLead também. Lá você confere novidades e conteúdos inéditos para potencializar seus resultados.