Agências de publicidade e a mais forte estratégia para seus clientes

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agente de publicidade definindo estratégias de marketing

Como se destacar no mar de agências de publicidade através de uma boa estratégia? 

As agências devem cada vez mais propor soluções inteligentes e mais assertivas para sua carteira de clientes.

Em meio a recursos e verba, que a cada dia que passa ficam muito mais escassos, é hora de procurar novos caminhos para se destacar e aumentar vendas.

Isso vale tanto para a sua agência quanto no leque de opções a oferecer como estratégia de vendas.

Assim, procure promover maneiras mais eficientes de conversão, que tiram o máximo de proveito do que você já tem em mãos, sem precisar gastar mais por isso.

Continue sua leitura e descubra qual é essa estratégia mais forte para apresentar para seus clientes. Vamos lá?

Busque por seu diferencial

O que te destaca no mar de agências? 

O meio do marketing e da publicidade, ao que tudo indica, está bem saturado com as táticas digitais.

A impressão que temos é esta. Porém, se olhar de perto ainda existem outras opções ainda não exploradas.

O primordial é ter um foco e dominar o seu nicho, de modo a não só oferecer uma excelente solução, mas também mostrar o seu diferencial e valor de mercado. Em seguida, focar na conexão com seus clientes já conquistados.

Afinal, as marcas que conseguem gerar mais intensidade emocional recebem 3 vezes mais recomendações do que as marcas que se conectam menos com seus clientes (Keller Fay).

Depois disso, você tem tudo o que precisa para ter sucesso nas estratégias de vendas mais diferenciadas do mercado!

O Oceano Azul: estratégia para publicidade

O Oceano Azul é um conceito de negócios que tem como ponto de partida a própria metáfora marítima, na qual no oceano azul é possível fugir da batalha sangrenta entre a concorrência no oceano vermelho e “nadar” de maneira tranquila no seu segmento de mercado.

Marcelo Binder, consultor e professor de estratégia da FGV-EAESP, ainda explica:

“É um conceito que foca na inovação do modelo de negócio e sua principal ferramenta é a curva de valor. É um tanto idealizado e segui-lo à risca pode ser frustrante, porque a maioria das empresas não consegue encontrar um oceano azul – isso é uma exceção –, mas a essência do conceito ajuda as empresas a se repensarem, a tentarem inovar na sua curva de valor e isso é muito positivo”.

Sendo assim, a partir dessa visão é possível traçar a estratégia de vendas que vai te tirar da curva, e assim, trazer um diferencial para sua agência.

Para isso, primeiro é preciso ter bastante consciência de como está o seu nicho de mercado hoje.

Em seguida, vá além da demanda existente, de modo a superar as barreiras que podem existir dentro da sua empresa ou no seu próprio meio de atuação.

Fuja do oceano vermelho

O oceano vermelho seria a constante batalha da concorrência.

Em meio a um cenário com alta competição, é comum ver soluções como diminuir a margem de lucro ou cortar custos ao máximo.

Porém esses não são os únicos meios para se navegar!

Busque estratégias que fujam da mesmice do marketing digital. Por isso, o ideal é focar no seu diferencial, na maior solução da sua empresa, o que gera mais valor aos seus clientes e usar como força.

É possível sim unir a diferenciação com custo baixo.

Sendo assim, expanda sua atuação para seu próprio “oceano” inexplorado, aplique uma estratégia de publicidade ainda não usada, seja por outras empresas ou por você.

O pilar principal aqui então seria usar poderosas ferramentas para aproveitar os recursos que já estão em sua mãos. Em seguida vamos apresentar a maior delas: as indicações de clientes.

Um programa de indicações funciona para todos os meus clientes?

De acordo com a McKinsey, o discurso do próprio cliente, induzido pelo marketing boca a boca, gera mais de 2x as vendas de publicidade paga.

Já se sabe que o marketing boca a boca é a principal força de marketing que pequenos negócios usa… mas não para por aí!

Empresas como Dropbox e Google, por exemplo, expandiram seu negócio usando estratégias de vendas baseadas nas indicações de seus clientes.

Assim, podemos dizer que o ideal para agências é ter na “manga” um estratégia de vendas mais flexível, eficiente e personalizável possível para atender os seus mais variados clientes.

E todas essas características você encontra nas indicações de clientes.

Por meio delas, é possível maximizar suas oportunidades e minimizar os riscos. Afinal, você já está em um terreno conhecido e já conquistou aqueles clientes.

Agora é só começar a sistematizar a execução desta estratégia de vendas na sua agência.

Segundo a CMO by Adobe, o boca a boca é responsável por 6 trilhões de dólares em consumo todo ano ao redor do mundo.

Veja mais estatísticas sobre o Referral Marketing em: 39 Estatísticas Que Comprovam Que O Marketing Boca A Boca Funciona Para Qualquer Negócio 

Você irá perceber que um resultado “ganha-ganha surge”. 

No marketing boca a boca são geradas automaticamente vantagens para todos os envolvidos: para quem indica (ganha recompensas), para quem foi indicado (ganha a solução da empresa e até um incentivo de compra) e para a sua agência também (mais clientes por um investimento quase nulo).

É exatamente por isso que o boca a boca se torna uma boa estratégia para a sua publicidade!

Primeiros passos para implementar essa estratégia na sua publicidade

“Como vou formar um programa de indicação para cada cliente?”

Aqui está a melhor parte!

Depois de ter apresentado todos os benefícios do marketing de indicação (você pode ver quais são os principais neste artigo: Benefícios do Marketing de Indicação: as 7 vantagens definitivas); chega o momento de sistematizar toda a estratégia, ir para a prática.

Nesta etapa você pode se basear em 5 pilares e desenvolver cada um:

  • Como pedir as indicações
  • Facilitar o processo de indicar
  • Recompensar pela indicação
  • Ter transparência com seus clientes
  • Como divulgar as campanhas de indicação

Depois disso, é só ter um processo para analisar e monitorar essas indicações que seus clientes vão receber. Isso pode ser por planilhas e documentos compartilhados.

Porém, é interessante ter uma ferramenta parceira para te ajudar nisso. Em especial, se tiver um grande número de clientes.

Isso porque, automatizar o programa de indicações com uma ferramenta, vai escalar as estratégias montadas, centralizar facilmente todas as informações e resultados das campanhas, e permite que sua agência tenha mais eficiência e assertividade na estratégia dos seus clientes.

A boa notícia é que já existe um passo a passo pronto a ser seguido. Inclusive, aqui na Buzzlead já criamos toda a metodologia certa para você!

Conclusão

Agora você já conhece qual a estratégia mais poderosa para apresentar aos seus clientes e garantir resultados mesmo nos tempos mais difíceis.

Se você já quer entender mais sobre como é possível montar um programa de indicações com uma ferramenta automatizada na sua agência, e assim oferecer essa opção para seus clientes, venha bater um papo com a gente no chat. Nossos especialistas estão a postos para te ajudar!

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