Afinal, o que é Inbound Commerce?

O Inbound Commerce significa nada mais que trabalhar com as táticas do Inbound Marketing para fazer um e-commerce vender muito mais.
Afinal, o que é Inbound Commerce?

Afinal, o que é Inbound Commerce?

O gestor de uma empresa que pretende entrar no ramo digital e não está por dentro do que é Inbound Marketing, já deve começar bem para trás dos seus concorrentes. 

Essa prática é cada vez mais comum entre as marcas, sendo responsável pelo crescimento de muitas marcas.

O Inbound Commerce significa nada mais que trabalhar com as táticas do Inbound Marketing para fazer um e-commerce vender muito mais.

Estamos falando da estratégia de produção e entrega de conteúdo útil e relevante para os potenciais clientes. Isso também pode ser aplicado em um e-commerce, e para entender isso, fique conosco neste artigo para aprender sobre o Inbound Commerce. 

O que é Inbound Marketing?

Para entender o que é Inbound Commerce, é preciso primeiro passar pela definição de Inbound Marketing. 

Também conhecida como Marketing de Atração, essa técnica é usada quando o cliente procura pela empresa, e não o contrário.

A atração é feita de diversas formas, sempre visando chamar atenção de um visitante curioso e transformá-lo em cliente final dos seus serviços. 

Existem diversas formas de atrair o cliente pelo Inbound Marketing, mas para que esse processo aconteça da melhor forma é importante conhecer outro conceito: a Jornada do Cliente.

A Jornada do Cliente

Todo cliente possui etapas a serem seguidas até a compra final. Essas etapas juntas formam a Jornada do Cliente.

A empresa que visualizar esse caminho e atuar para ajudar o cliente em cada passo vai perceber como os negócios podem evoluir de forma bem mais produtiva.

A Jornada do Cliente é dividida entre 4 etapas. São elas:

  • Aprendizado e descoberta;
  • Reconhecimento do problema;
  • Consideração da solução;
  • Decisão de compra.

Já dá para perceber como a mente do cliente funciona do momento que ele descobre que possui uma preocupação até a hora em que ele efetua a compra final do produto, correto?

Aprendizado e descoberta

Pois bem, essa Jornada começa no Aprendizado e Descoberta, quando o cliente é um simples usuário curioso, apenas preocupado com uma possível dor, sem saber o que precisa.

Reconhecimento do problema

Tudo muda no Reconhecimento do Problema. É quando o usuário está pesquisando sobre essa dor e identifica qual é de fato o problema e agora precisa solucioná-lo.

Consideração da solução

No entanto, ninguém deve ir direto para o carrinho, passar o cartão e comprar o produto. É quando a Consideração da Solução começa a agir. 

O usuário começa a pesquisar as melhores opções do mercado, fica dúvida entre a sua marca e diversas outras que ele passa pelo caminho.

Decisão de compra

Por fim, a etapa mais esperada dos empreendedores: a Decisão de Compra. Dados como desconto, frete e a descrição do produto são levadas em contas aqui, para que o cliente finalmente leve o seu produto para casa.

Dentro de um e-commerce, ainda há o Funil de Vendas, que se relaciona com a descrição dos passos da Jornada do Cliente. 

Do topo de um funil, passando para o meio e fundo, o visitante indeciso se torna um cliente do seu serviço. E pode até se tornar um cliente fiel, passando a palavra da sua marca para outros interessados.

Aplicando o Inbound Commerce

Recapitulando, o Inbound Commerce se relaciona com o Inbound Marketing justamente por usar técnicas que atraiam o cliente até você. 

Mas como isso é possível? Existem alguns meios de marketing digital que ajudam nessa prática e vamos aprender um pouco sobre isso agora.

Criação de uma persona

Antes de começar a produzir os conteúdos, é importante ter em mente qual é a sua persona. Ou seja, o seu cliente ideal. 

A criação de uma pessoa com idade, gênero, hobbies, localização e muito mais itens vão servir para você escolher os temas e linguagens do seu conteúdo.

Artigos para blog

Agora é hora de criar conteúdo para que as pessoas comprem o seu produto. Uma opção é a produção de artigos para blog, com textos especialistas sobre o nicho que a sua persona deve gostar de ler.

Por meio deles, a sua persona deve se informar sobre o problema dela, ganhar a sua confiança e frequentar o seu portal até chegar no seu e-commerce.

Engajamento nas redes sociais

Se as pessoas estão presentes cada vez mais dentro da internet, o local mais frequentado definitivamente é alguma rede social. Nesse sentido, é imprescindível a criação de um perfil em alguma rede social e a publicação constante de posts sobre o universo da sua marca.

Programas de indicação

Criar um programa de indicação consiste em reunir recompensas para o consumidor para incentivá-lo não somente a comprar em sua loja, mas também a indicar outros colegas e familiares a fazerem o mesmo. 

Quando montamos um programa de indicação, temos inúmeros benefícios, como o fechamento de venda mais rápido, a melhoria da qualidade do lead, aumento do ticket médio etc. 

Isso acontece porque os consumidores que chegam por indicação já ouviram a experiência que outras pessoas tiveram com você, e tem menos restrições para realizar uma compra.

Comece já a aplicar o Inbound Commerce

Percebeu como as possibilidades do Inbound Commerce são diversas? Escolha aquelas que mais fazem sentido para você e comece a aplicar essa estratégia agora no seu comércio!

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar. 

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