Afinal, o que é Inbound Commerce?
O gestor de uma empresa que pretende entrar no ramo digital e não está por dentro do que é Inbound Marketing, já deve começar bem para trás dos seus concorrentes.
Essa prática é cada vez mais comum entre as marcas, sendo responsável pelo crescimento de muitas marcas.
O Inbound Commerce significa nada mais que trabalhar com as táticas do Inbound Marketing para fazer um e-commerce vender muito mais.
Estamos falando da estratégia de produção e entrega de conteúdo útil e relevante para os potenciais clientes. Isso também pode ser aplicado em um e-commerce, e para entender isso, fique conosco neste artigo para aprender sobre o Inbound Commerce.
O que é Inbound Marketing?
Para entender o que é Inbound Commerce, é preciso primeiro passar pela definição de Inbound Marketing.
Também conhecida como Marketing de Atração, essa técnica é usada quando o cliente procura pela empresa, e não o contrário.
A atração é feita de diversas formas, sempre visando chamar atenção de um visitante curioso e transformá-lo em cliente final dos seus serviços.
Existem diversas formas de atrair o cliente pelo Inbound Marketing, mas para que esse processo aconteça da melhor forma é importante conhecer outro conceito: a Jornada do Cliente.
A Jornada do Cliente
Todo cliente possui etapas a serem seguidas até a compra final. Essas etapas juntas formam a Jornada do Cliente.
A empresa que visualizar esse caminho e atuar para ajudar o cliente em cada passo vai perceber como os negócios podem evoluir de forma bem mais produtiva.
A Jornada do Cliente é dividida entre 4 etapas. São elas:
- Aprendizado e descoberta;
- Reconhecimento do problema;
- Consideração da solução;
- Decisão de compra.
Já dá para perceber como a mente do cliente funciona do momento que ele descobre que possui uma preocupação até a hora em que ele efetua a compra final do produto, correto?
Aprendizado e descoberta
Pois bem, essa Jornada começa no Aprendizado e Descoberta, quando o cliente é um simples usuário curioso, apenas preocupado com uma possível dor, sem saber o que precisa.
Reconhecimento do problema
Tudo muda no Reconhecimento do Problema. É quando o usuário está pesquisando sobre essa dor e identifica qual é de fato o problema e agora precisa solucioná-lo.
Consideração da solução
No entanto, ninguém deve ir direto para o carrinho, passar o cartão e comprar o produto. É quando a Consideração da Solução começa a agir.
O usuário começa a pesquisar as melhores opções do mercado, fica dúvida entre a sua marca e diversas outras que ele passa pelo caminho.
Decisão de compra
Por fim, a etapa mais esperada dos empreendedores: a Decisão de Compra. Dados como desconto, frete e a descrição do produto são levadas em contas aqui, para que o cliente finalmente leve o seu produto para casa.
Dentro de um e-commerce, ainda há o Funil de Vendas, que se relaciona com a descrição dos passos da Jornada do Cliente.
Do topo de um funil, passando para o meio e fundo, o visitante indeciso se torna um cliente do seu serviço. E pode até se tornar um cliente fiel, passando a palavra da sua marca para outros interessados.
Aplicando o Inbound Commerce
Recapitulando, o Inbound Commerce se relaciona com o Inbound Marketing justamente por usar técnicas que atraiam o cliente até você.
Mas como isso é possível? Existem alguns meios de marketing digital que ajudam nessa prática e vamos aprender um pouco sobre isso agora.
Criação de uma persona
Antes de começar a produzir os conteúdos, é importante ter em mente qual é a sua persona. Ou seja, o seu cliente ideal.
A criação de uma pessoa com idade, gênero, hobbies, localização e muito mais itens vão servir para você escolher os temas e linguagens do seu conteúdo.
Artigos para blog
Agora é hora de criar conteúdo para que as pessoas comprem o seu produto. Uma opção é a produção de artigos para blog, com textos especialistas sobre o nicho que a sua persona deve gostar de ler.
Por meio deles, a sua persona deve se informar sobre o problema dela, ganhar a sua confiança e frequentar o seu portal até chegar no seu e-commerce.
Engajamento nas redes sociais
Se as pessoas estão presentes cada vez mais dentro da internet, o local mais frequentado definitivamente é alguma rede social. Nesse sentido, é imprescindível a criação de um perfil em alguma rede social e a publicação constante de posts sobre o universo da sua marca.
Programas de indicação
Criar um programa de indicação consiste em reunir recompensas para o consumidor para incentivá-lo não somente a comprar em sua loja, mas também a indicar outros colegas e familiares a fazerem o mesmo.
Quando montamos um programa de indicação, temos inúmeros benefícios, como o fechamento de venda mais rápido, a melhoria da qualidade do lead, aumento do ticket médio etc.
Isso acontece porque os consumidores que chegam por indicação já ouviram a experiência que outras pessoas tiveram com você, e tem menos restrições para realizar uma compra.
Comece já a aplicar o Inbound Commerce
Percebeu como as possibilidades do Inbound Commerce são diversas? Escolha aquelas que mais fazem sentido para você e comece a aplicar essa estratégia agora no seu comércio!
Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.