Ter seu próprio e-commerce é extremamente gratificante, pois significa liberdade para administrar um negócio por conta própria. Mas também pode significar mais trabalho duro. Felizmente, há uma série de ferramentas de marketing para e-commerce que podem facilitar alguns processos. Veja, neste post, uma lista com 4 ferramentas que podem contribuir com o sucesso da sua loja virtual!
As 4 ferramentas para e-commerce
Google Analytics
O Google Analytics é um serviço de análise da web, oferecido de forma gratuita pelo Google, que monitora e reporta dados sobre o tráfego do seu site. Ele pode ser integrado à sua plataforma de e-commerce para dar uma visão sobre quem visita seu site, o que fazem e de onde estão vindo.
Isso significa que você pode obter informações precisas sobre o perfil do seu potencial cliente, quais são as páginas mais visitadas, qual é o tempo médio de permanência no site, como ele chegou e em qual localidade se encontram os usuários mais interessados em seu negócio — de modo que você pode direcionar suas campanhas de marketing e monitorar quais funcionam bem.
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MailChimp
Você provavelmente já leu sobre o quanto é importante no marketing para e-commerce. E tudo aquilo é verdade. Mas o gerenciamento de contas de e-mails, mídias sociais e todo o resto pode ser algo bastante complexo e demorado. O MailChimp permite gerir, pelo menos, um desses problemas: suas newsletters.
As newsletters são uma ótima maneira de manter contato com prospects e clientes. Você pode usá-las para promover conteúdos, descontos e praticamente qualquer outra coisa associada aos seus produtos ou serviços.
O MailChimp faz a elaboração e o envio de newsletters fácil, pois permite importar dados de planilhas Excel e vários outros programas.
Google AdWords
O Google AdWords é um serviço de publicidade do Google, feito para as empresas que querem exibir anúncios no Google e em sua rede de publicidade.
O software AdWords permite às empresas definir um orçamento para publicidade, e elas só pagam quando as pessoas clicam nos anúncios. O serviço é amplamente focado em palavras-chave.
As empresas que usam o AdWords podem criar anúncios relevantes usando as palavras-chave que as pessoas mais pesquisariam na web usando o Google quando estão em busca de seus nichos de negócios ou produtos ou serviços relacionados. E isso aumenta muito as chances de que seu empreendimento ocupe as primeiras posições no principal motor de buscas da internet e, dessa forma, seja visto por mais pessoas.
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Teste A/B
O teste A/B é o ato de realizar um teste simultâneo entre duas ou mais páginas para ver qual consegue obter mais visitas, ou até mesmo um maior número de conversões.
Apesar do nome (teste A/B), a experimentação pode ser realizada com quantas páginas desejar.
A ação consiste em: depois de ter decidido quais itens modificar na página desejada (por exemplo, título, call to action, fotografias, acrescentar um vídeo etc.), você pode criar novas versões (ou variantes) desta página para testar qual é a melhor opção de acordo com os resultados desejados.
Após definido qual tipo de página obtem os melhores resultados, você ainda pode criar outras opções para “desafiar” a vencedora, refinando ainda mais seu teste. São vários os casos de sucesso que realizam o teste A/B em sua rotina, como os sites Netshoes e Americanas.com, por exemplo.
Como visto, são vários os aspectos a serem levados em consideração na hora de planejar seu marketing para e-commerce, que vão desde a utilização de ferramentas que tornam sua organização mais dinâmica até a boa e velha interação com os consumidores. Lembre-se de que as vendas são feitas de convencimento, mas fundamental mesmo é a relação com as pessoas.