4 dicas de marketing digital que você precisa adotar no seu e-commerce

 em E-commerce, Marketing

O mercado de lojas virtuais tem se tornado cada vez mais competitivo. Afinal, como mostra esta reportagem do Jornal da Globo, mais e mais empreendedores se lançam nesse mercado. Para ajudar você a se destacar em meio a tantas opções na cabeça do consumidor, listamos 4 dicas de marketing digital. São estratégias pensadas para quem gerencia um e-commerce e busca tornar o seu negócio mais conhecido e gerar mais vendas. Vamos lá?

Invista em marketing de conteúdo

Essa estratégia busca atrair e converter leads por meio da publicação de conteúdo de qualidade e relevante para o público. Muitos consumidores costumam pesquisar pela web antes de realizar uma compra. Se você tem um canal onde os potenciais clientes podem solucionar suas dúvidas, como um blog ou canal de vídeo, busque publicar formas de envolvê-los antes que façam alguma aquisição.

A produção de conteúdo útil e informativo atrai visitantes, que depositam confiança na sua marca e passam a vê-la como referência no mercado. Pessoas engajadas com seu negócio tendem a comprar levando mais em conta a relação com sua empresa do que os preços.

  • Planeje a criação de artigos, vídeos, e-books, infográficos e outros materiais sobre os produtos ou serviços que você trabalha;
  • Pense no seu público, pesquise seus interesses e sobre o que ele tem mais dúvidas.

Aposte no marketing boca a boca

O propósito desse marketing é incentivar que pessoas falem bem da sua marca. Geralmente, são clientes fiéis da sua loja virtual ou experimentadores de algum de seus produtos ou serviços que repassam uma menção positiva da empresa de forma espontânea ou estimulada.

Oferecer o melhor serviço para o público mantém o nível de satisfação elevado e aumenta as chances dos seus compradores divulgarem positivamente sua empresa de forma voluntária. Afinal, não há ninguém melhor do que seus próprios clientes para promover a sua marca!

  • Pense em vantagens ou promoções para incentivar seus clientes a indicarem suas ofertas para amigos, parentes e pessoas próximas;
  • Adote uma ferramenta feita sob medida para ajudar você a gerenciar suas campanhas de recomendações de novos clientes;
  • Proporcione uma experiência de relacionamento, navegação no site, compra, entrega e uso do produto.

Trabalhe com as redes sociais

É natural que quem gerencie um e-commerce pense nas redes sociais para divulgar o seu negócio. É investimento com ótimo retorno, principalmente quando o objetivo é gerar reconhecimento, aumentar a interação com o público e conquistar novos clientes.

Pense nas mídias sociais como uma forma de trabalhar o seu marketing boca a boca. Afinal, elas expandem o alcance de todo e qualquer tipo de mensagem. Imagine um perfil popular no Twitter que expõe para todos os seus seguidores a sua satisfação em ter comprado em sua loja virtual?

Foque nas redes sociais em que seus potenciais clientes estão mais ativos. Por exemplo: se você tem um e-commerce de moda feminina, há grandes chances de obter um maior retorno no Instagram; caso você gerencie uma loja virtual com produtos para empresas, seus alvos podem estar mais participativos no LinkedIn e no Facebook.

Não se esqueça de manter uma frequência nas postagens e conversar com os usuários que comentam e mandam mensagens para os seus perfis. As mídias sociais foram feitas para a interação, portanto, troque informações com o público.

  • Planeje o conteúdo a ser veiculado nessas plataformas;
  • Lembre-se que criar perfis para falar somente sobre sua marca será um tiro no escuro;
  • Promova conteúdos interessantes e estimule a participação dos seus seguidores postando perguntas, vídeos, imagens e pedindo sugestões.

Adote o e-mail marketing

Está aí uma estratégia de baixo custo e que possui um excelente retorno. O e-mail marketing pode ser a ferramenta de contato mais direto entre seu e-commerce e um lead. Essa tática permite juntar os propósitos de todas as outras: comunicar (divulgação), relacionar (conteúdos) e vender (ofertas).

Em seu planejamento você deve considerar a possibilidade de contratar empresas especializadas no envio de e-mail marketing, como o MailChimp. Essas ferramentas fazem com suas mensagens não se transformem em spam, garantem a qualidade do envio e maior taxa de entrega.

  • Crie sua própria base de contatos (o marketing de conteúdo ajuda bastante nessa tarefa) e forneça periodicamente conteúdos informativos, ofertas exclusivas e promoções alinhadas com o interesse do lead.

Não basta saber as vantagens e aprender essas dicas de marketing digital, é preciso pôr a mão na massa. Seguindo nossas orientações, você poderá otimizar seus investimentos com divulgação e obter um maior retorno com o passar do tempo.

Então, o que você tem feito para promover o seu e-commerce na internet? Conte para a gente nos comentários!

Postagens Recentes

Um evento online e gratuito que vai te ensinar a vender mais por indicação.

Semana das Vendas por Indicação. Aprenda como aumentar suas vendas com um Programa de Indiciação.

X